Início » Internet » Tubos da internet voltam a fluir no Egito

Tubos da internet voltam a fluir no Egito

Avatar Por

Depois de ficar fora do ar durante quase uma semana, os habitantes do Egito tiveram sua tão amada internet de volta hoje. Os primeiros sinais de que o acesso foi restaurado apareceram nas redes sociais quando usuários do Twitter e Facebook que estão no país postaram atualizações nos seus perfis. Mais tarde, a mesma empresa de análise de rede que constatou o corte da internet confirmou que todos os provedores voltaram a operar normalmente.

Leia mais | Entenda como o governo tirou a internet do Egito

As rotas BGP já foram restauradas e um a um os provedores voltaram ao ar na manhã dessa quarta-feira. O bloqueio ao Twitter e Facebook, que estava ocorrendo pouco antes da internet ser desligada, também foi desativado em todos eles, constatou a Renesys.

A situação era tão drástica no país que o Google chegou a criar um serviço junto com o Twitter para dar literalmente voz as pessoas presas lá dentro. Eles podiam (provavelmente ainda podem) deixar mensagens de voz por meio de três números de telefone diferentes.

Ainda não está claro se foi o governo que desistiu do bloqueio ou se os provedores se rebelaram e decidiram deixar a internet fluir. Também não há como saber se um novo bloqueio irá ocorrer no futuro, apenas sabemos que por enquanto o Egito está de volta a rede. E esperamos que seja de vez.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Sempre existem alternativas, e é nessas horas que todos tomam conhecimento do que somente 6 dúzia sabia, calar a população não é a melhor forma de resolver a situação
Ramon Melo
Queria que o nosso governo cortasse a internet também, talvez assim os brasileiros fossem menos tapados e se rebelassem contra a corrupção e o estupro tributário que a gente sofre todos os dias.
Alexandre
Isso é um pseudo vitoria do povo. Muito bom! E outras ditaduras arabes estao a comecando a ruir, por exemplo o Iemen.
Gabriel Bemfica
Eu fui o único a estranhar que o maior provedor foi o último a voltar? Foi questão de minutos, sim, mas ele foi o último. Leandro, a questão dos bancos não existe. Entre eles, existe uma outra rede, independente da internet (o assunto já foi abordado pela revista Superinteressante, numa matéria que listava o que ocorreria se a internet simplesmente parasse de funcionar - no tópico dos bancos, foi mostrado que eles sairiam praticamente ilesos, a única operação que ficaria impossibilitada seria o internet banking). Para operações financeiras internacionais, o governo não cortou as conexões. Até porque, fazer isso seria dar um tiro (ainda maior) no pé, uma vez que a macroeconomia do país pararia.
Jairo
Mubarak falou que so sai em Setembro, então ele está querendo que o povo volte para suas casas como se nada estivesse acontecendo ! Devolver a internet deve fazer parte dessa estratégia de "normalidade", claro que essa história não colou a situação somente piora a cada dia que passa !
leandrolopesp
O Google tá se metendo demais em assuntos políticos... mas eu apoio o que foi feito dessa vez. De qualquer maneira, bom para o mundo. Eu imagino a zona que ficou e a pressão que foi feita por que os bancos estavam sem internet...
@brunogdb
Concordo! Estes dias o Jonny Ken falou uma verdade, estamos revoltando da volta do Sarney e não tirou nossas internets :P.
@brunogdb
Pronto, agora todo mundo vai ficar uma semana inteira lendo os feeds. ^^.
Caio Furtado
Incrível. Estamos na segunda década do século XXI e ainda temos esse tipo de censura... A população está mais que certa em se rebelar. --'