Início » Web » Firefox 4 pode sofrer novo atraso com 2 novos betas antes da final

Firefox 4 pode sofrer novo atraso com 2 novos betas antes da final

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Apesar da pressa em lançar o já atrasado Firefox 4 para os tubos da interwebs, a Mozilla se recusa a fazê-lo enquanto o navegador não passar nos requerimentos mínimos de qualidade da empresa. Um desses requerimentos é bem simples, ao menos em teoria: reparar os chamados ‘hardblockers‘, que são bugs mais sérios que ainda impedem (daí o nome) o navegador de ser lançado. Só que a proporção de descobrimento de novos blockers e a resolução dos antigos ainda não está satisfatória.

Quando o diretor de engenharia de plataforma, Damon Sicorre, tentou dar um gás com os programadores do navegador, eles resolveram mais de uma centena de hardblockers. Mas com a liberação do Firefox 4 Beta 9 mais bugs desse tipo foram encontrados, o que acabou motivando a criação e liberação do Beta 10 na semana passada.

E essa semana um post no blog pessoal de Christian Legnitto, gerente de liberação de software da Mozilla, garantiu: ao menos dois outros betas (o beta 11 e beta 12) estão nos planos da empresa e devem ser liberados para testes antes da versão final aparecer. Legnitto não dá datas exatas, mas com a construção de novos betas para o navegador, a Mozlla corre sério risco de ultrapassar a data limite estabelecida por Sicorre, o final de fevereiro.

Você pode ajudar a Mozilla a resolver bugs: basta baixar e testar o beta mais recente do Firefox 4 nesse link e sempre que o navegador travar, mandar o feedback para a empresa.

Com informações: GHacks.

  • Po!!! a cara do Chrome….rsrs

    • Quanto mais o Firefox demora mas o Chrome ganha espaço….

    • Renato

      Na verdade não é a cara do Chrome, me parece mais um novo estilo que todos adotaram, olha a preguiça ai, você ja deu uma olhada no IE9 e no Opera 11… rsrsr

    • Na verdade é a cara do Opera.

    • CALABOC

  • Tux

    Putz, ta ficando feia a coisa, e quando for o firefox 4.1? Teremos ele depois de 20 ou 30 betas?
    Isso é que dá encher um software de recursos e deixar outras de lado, daqui a pouco desmorona. Eu sinceramente iria preferir que trabalhassem mais em desempenho porque ter que fazer upgrade de memória para aguentar navegador é o fim do Universo.

    • É óbvio que o pulo de uma versão 3.6 para 4.0 é maior que de 4.0 para 4.1, que exagero…

  • marcos__freitas

    Duke Nukem Forever dos browsers?

  • Vejo esse relativo atraso com olhos positivos, sinal de que a Mozilla está de fato comprometida com a qualidade.

    Mas alem disso, tem o que o Tux comentou acima, é bom que o desempenho seja aprimorado, ou o navegador logo se transforma em um monstro (e ele já é relativamente pesado).

  • Vinicius Kinas

    Eita, a Mozilla se perdeu mesmo com o FFX4…
    Pena, gostava do FFX, mas infelizmente as inovações pararam pro desenvolvimento do 4, e o 4 só atrasa.

    Como programador eu entendo isso, mas não quer dizer que eu vá esperar sentado. =]

  • O beta 11 já estava previsto faz tempo. Já estava no calendário da Mozilla faz muitos betas atrás.

    Agora esse 12 é novidade. Mas também não sei porque tanto mimimi dos usuários. Quer um software com bugs?

    • Vinicius Kinas

      Não queremos um software com bugs, mas o ‘mimimi’ dos usuários é por causa da promessa de lançamento, que já foi adiada várias vezes =P

      • Vinicius Kinas

        Eu não concordo com o versionamento que o Google faz com o Chrome, e acho um exagero o Chrome estar na versão 8.

        Sobre cada versão ser lotada de bugs, não sei se tenho sorte, ou se não uso os recursos que tem os bugs, mas não lembro de um problema que afetasse minha navegação, ou me impedisse de usá-lo.

        As correções de segurança entram em uma categoria diferente, já que não é isso que está impedindo a Mozilla de lançar o FF4 e todos os navegadores vão ter essas correções menores conforme as mesmas forem identificadas.

        E reafirmo que não quero um software cheio de bugs, mas existem maneiras de calcular o número de horas que seram necessárias para desenvolvimento de um projeto, e apesar de ser aceitável adiar o lançamento uma vez, na segunda vez que se marca, deve-se no mínimo levar em conta possíveis imprevistos, já que ninguém vai ficar infeliz se for lançado antes.

  • usava o firefox a muito tempo, mas enquanto não for lançada a nova versão vou usar o Google Chrome.

  • Mozart

    Eu quero é o IE9!!!!! por incrível que pareça

    • Denis

      Eu Tb, estou usando até o beta dele ;),

    • Eu quero é que façam a coisa certa. Pela primeira vez, meu blog com CSS3 pegou corretamente.

  • Firefox 4 é o novo Netscape 6

  • Não estou mais surpreso nem ansioso, larguei pra deus

  • eh melhor esperar para se ter um produto de qualidade. O [b]FF[/b] parecia ser o unico a bater o [b]IE[/b], mas como eles deram uma bobeada, o Google chegou e ao que parece so vai crescer. O futuro do FF depende muito da qualidade e das inovações que estarão presentes na nova versão, ja que o “queridinho” da vez eh o [b]Chrome[/b].
    Mas o que pega mesmo foi o que o Vinicius disse, prometeram e nao cumpriram, e isso causa um desconforto com os usuarios. Se tivessem prometido pra ano que vem ninguém estaria reclamando tanto

    • LOL, cara você sabia que existem muitos outros navegadores que não são o IE, Fx e Chrome e que obviamente já batiam o IE e para alguns até batem o Fx…?

      • PF

        Bater = Disputar de igual pra igual, inclusive no share

        O Opera corresponde a 2% de share, acorde. 🙂

        • Número de usuários não define qualidade, só o dinheiro gasto em marketing.

          Isso fica óbvio quando você olha para navegadores baseados no “Firefox” / Chromium que têm mais funcionalidades que os próprios mas são pouquíssimo utilizados. Marketing.

          • Legal só tem gênios do mercado de navegadores lendo esse blog e dando thumbs down nos meus comentários sobre marketing…

  • Por mim podem demorar a vontade, desde que resolvam os problemas de leaks de memória e consumo excessivo da CPU que as vezes trava o computador todo, está valendo.

    Algo que não sei explicar, durante várias vezes no dia o Chrome usa mais memória que o Firefox, porém ao utilizar o software, mesmo usando mais memória ele parece rodar mais macio, não consigo entender os motivos.

    • Tux

      Estranho mesmo, pior que agora tenho problemas é com o Chrome no macbook com 2Gb de ram, é muito lento, nem dá para abrir muitas abas, já com o Firefox é diferente, mas no windows o quadro se inverte, vai entender.

    • É. Da série: Mistérios que nunca saberemos a verdade. Ou não.

      • Quanto maior a parte do programa que estiver carregada na memória mais rápido ele vai rodar pois não precisará ler no HD, não tem mistério. O problema é as pessoas que tem 4GB de RAM livre ficam reclamando que navegadores usam muita RAM.

    • Vinicius Kinas

      [Especulação]

      Provavelmente o FFX tem algum gargalo, que o faça ficar lento em alguns processos, enquanto o Chrome já foi pensado pra ser multiprocesso, então essa situação deve ter sido levada em consideração, eliminando um possível gargalo.

      Sobre o consumo de memória, geralmente, a troca é clara, consome mais memória, é mais veloz. Se consumir menos, é provável que esteja sendo usada alguma operação de IO que vai demorar mais a responder.

      O que acontece, é que quando se requer mais memória, e o teu sistema não pode entregar, ocorre a utilização de disco para swap, o que pode tornar uma simples leitura de memória, numa espera de milisegundos.

      [/Especulação]

      • O que acho ainda mais estranho já que todos estão entrando na especulação aqui é que normalmente o sistema tem recursos de sobra, 2Gb de memória livre, CPU com 10,15% em uso e mesmo assim você vai rolar uma página no Firefox e ele trava, fica parado, 2, 3 segundos e só então responde ao comando, coisas assim que me fazem querer mudar para o Chrome.

        Só não mudo porque a esposa usava o IE, e consegui convencer ela a usar o Chrome, neste computador que compartilhamos, preferi deixar ela com Chrome para me livrar da praga do IE em casa.

  • já perdi as contas dos betas…

  • benjamim

    é… realmente. O firefox 4 está se tornando uma lenda e quanto mais tempo demora mais o chrome cresce.

    • Convém lembrar que tem anúncios do Chrome na página inicial da Google, Google Translator, Youtube, Orkut, ETC ETC e em Google Ads que antigamente o Fx aparecia. O Chrome está ganhando usuários por marketing pesado, não por qualidade própria ou falta de qualidade dos outros navegadores.

  • Tem que lançar isso logo poxa. Estou testando a versão beta, e curti demais ela. Está rápida, poucos bugs (mesmo sendo beta), e de certa forma, segura (mas isso só vamos saber mesmo na versão final). Sério, se manter uma qualidade boa do jeito que está, o Firefox poderá até conseguir conquistar de novo o publico.

  • Gabriel Silva

    Não sei não, hein Firefox?

  • Estêvão Macedo

    Ahh, é melhor chamar logo de Firefox 5. D:

  • Hummm estou no aguardo do lançamento… quando lançar o tecnoblog poderia fazer uma comparaçao entre os navegadores, para saber qual se sairia melhor no teste… #FicaDica

  • Gente entendam o dilema da Microsoft e da Mozilla, eles tem usuários DEMAIS para lançar uma versão problemática – iria afetar MUITA GENTE – por isso precisam de mais tempo para pular números de versões grandes ainda mais com tantas mudanças na engine, visual, recursos, etc…

    • PF

      É por aí… Ainda mais com a recente aceleração gráfica. No caso do Firefox são 400 milhões de usuários. A quantidade de configurações distintas de SO/placa de vídeo/driver é incrivelmente grande, e manter tudo isso funcionando (ou não) sem bugs é algo que requer muito polimento.

  • @renanferrari2

    Depois da decepção do Firefox 3.6, espero algo que me lembre os velhos tempos de Firefox. E é como disseram acima, quanto mais demorar, mais o Chrome vai crescer, infelizmente.

    Eu ainda acredito em você Firefox, reaja. :/

  • Moebbius

    Nenhum navegador tem tantos recursos e complementos como o Firefox, porisso o desenvolvimento é mais demorado, ele tem que ser compatível com o máximo de adendos do software, portanto se é pra esperar por um browser que tem diferenciais que nenhum concorrente tem eu espero de bom grado. Os complementos do Mozilla fazem com que deixemos de instalat vários outros programas para uma série de necessidades que ocorrem quendo navegamo e, se o Chrome e o Ópera são tão bons não esqueçam que a engine dos dois veio do Firefox, é mais fácil aperfeiçoar o que os outros batalharam pra desenvolver!!

    • PF

      “[…] e, se o Chrome e o Ópera são tão bons não esqueçam que a engine dos dois veio do Firefox […]”

      A do Chrome vem do WebKit e a do Opera foi criada pela Opera Software mesmo. Nada de Gecko neles.

    • Ser compatível com as extensões não tem nada a ver. No fim elas terão que se atualizar para pegar na versão nova…

  • Ainda bem que eu não uso o FF, mas o povo daqui de casa prefere ele, agora, se é para ficar mais perfeito, então vamos esperar.

  • A quem interessar possa: eu mantenho o perfil @fx4status no Twitter que se atualiza automaticamente durante o dia todo no progresso do Firefox 4 e Firefox 4 Mobile.

    O lançamento final está mais próximo do que podem imaginar, apesar de ainda termos 2 novos betas – o Beta 11 deve sair antes do dia 10 e o Beta 12, antes do dia 20. Até a versão final restam 54 hardblockers, um número muito pequeno (já foram centenas desde que mudaram de blockers para hardblockers). 🙂

  • Leonardo Pacheco

    Eu estou usando o firefox beta e estou achando muito bom. Não falta memória ram(4GB ram mas abro ate 20 abas de uma vez), nem processador. O unico defeito é no hotmail, que minha babãe usa de vez em quando, mas agora ela ta usando o IE(felizmente só no meu pc, no dela ela ainda usa o ff)

    • O que tem o Hotmail? Não está abrindo no Fx?

  • Eu não uso mais o Firefox, podem perceber que no momento escrevo o comentário do Chrome, mais acho o Firefox o melhor navegador já lançado, assim como o Chrome. E se essa quantidade gigantesca de betas, são para assegurar um menor número de falhas na versão final, então que se lance mais!

  • Matheus Oliveira

    Dizem que o Firefox 4 será lançado com a versão online de duken nuken forever embutido…

  • Anderson

    Caramba, a Mozilla já tá de palhaçada. Nesse exato instante escrevo esse comentário usando o Beta 12! Já tá na hora da versão final, ô caramba!

  • Pingback: Mozilla vai tentar liberar versão final do Firefox 4 semana que vem | Global()