Ao usar o OpenDNS na sua rede, além de garantir uma navegação mais rápida do que se você usasse o seu DNS original, o responsável pela rede também tem a opção de bloquear acesso a certos sites. Seja para (supostamente) aumentar a produtividade ou apenas impedir acesso a material inapropriado no ambiente de trabalho, o OpenDNS permite que o bloqueio seja feito sem muitos problemas. E na semana passada eles liberaram as estatísticas de 2010 contendo a lista de sites mais bloqueados.

No topo da lista de sites bloqueados especificamente por empresas está o Facebook, claro. Uma rede social tão usada mundialmente não vai ser ignorada pelas empresas que dão acesso à internet aos seus funcionários. Seguido dele, estão o MySpace, bloqueado por 13% dos usuários, o YouTube, bloqueado por 11,9%, o sistema de anúncios DoubleClick, bloqueado por 5,7 % e o Twitter, bloqueado por 4,2% do total.

Já na categoria de whitelisting, em que os gerentes de rede usam para permitir acesso a certos sites quando uma categoria inteira está bloqueada, como redes sociais. No topo dessa lista está o YouTube, listado em 12,7% dos usuários, seguido do Facebook com 12,6%, o Gmail com 9,2%, o Google com 9% e o Translate.Google.com com 6,3%.

Apesar de ser usado por uma fatia pequena de usuários mundiais da internet (cerca de 1%, segundo o próprio serviço), o OpenDNS serve mais de 30 bilhões de requisições de DNS por dia para mais de 15 milhões de IPs diferentes. Então eles tem usuários o suficiente para angariar os dados mostrados.

Veja aqui o relatório completo.

Com informações: Digital Inspiration.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@_eliasalberto
Acho que no segundo gráfico a barra do topo era de 15% e não de 10%. Se o gráfico estiver certo, quem precisa de correção é o texto. (eu fui o único que viu isso?)
Ramon Melo
Você entendeu errado, o Google Translator está entre os mais liberados pelas empresas.
@AntonioVeras
Sexo perdeu para Justin Bielber e Restart.
Alexandre
só bloqueia coisa util e produtiva :P
@brunogdb
Acho que não chegou no suficiente para aparecer ali.
@brunogdb
Faltou o Tecnoblog que eu usava na escola xD. Mas, só deu rede social, isto tem cara de escolas, faculdades, empresas, e casa de crianças viciadas em redes sociais :P.
Rafael Silva
Opa, continuem acessando do trabalho que logo logo as empresas do país vão começar a notar hahahaha
@willieee
Já usava o OpenDNS e hoje mesmo dei um upgrade na minha conta.
Caio Furtado
Realmente, por que será...?
Raphael Ribeiro
eh o facebook e twitter passaram o orkut hein... faltou o tecnoblog na lista mesmo! =)
Matheus Wichman
Boa desculpa.
Turdin
E ai TB, quando vcs vão entrar nas estatísticas de mais bloqueados também? =D
EDI LOPES
o translate desbloqueado, isso me surpreendeu, bom se bem que estes dados e referem sempre a empresas o que justifica o uso do translate. Agora vamos a um dado curioso, o google tem 4 servicos na lista de desbloqueados, nao vi ali nada de MS ou de Apple, ou seja essas duas empresas nao tem muito pra oferecer rsrsrsr. Aqui na empresa onde eu trabalho tudo eh bloqueado, somente o email que empresa usa ( que na verdade eh do gmail) eh livre mas nao da pra vc acessar a sua conta pessoal do gmail. AInda bem que eu trabalho como design grafico aki entao eu preciso de TODA internet para me inspirar ( esse discurso sempre funciona hehehehe)
Denis
Verdade, esse site pode até desbloquear que ninguem vai acessar mesmo :P
Thiago Sabaia
Eu usava muito o U95 e U97 na minha escola,pois lá e bloqueado o Orkut,Youtube,Link que contem o nome blog,e sites pornograficos
Exibir mais comentários