Início » Internet » Facebook comemora aniversário de 7 anos

Facebook comemora aniversário de 7 anos

Avatar Por

Uma brincadeira de jovens que cursavam uma das melhores faculdades do planeta. Resumindo de forma muito forçada, essa é a história do Facebook. Claro que muitos detalhes ficam faltando para termos a real noção do poder dessa rede social. Por sinal, rede que está fazendo aniversário. Parabéns, Facebook!

Tudo começou com um Mark Zuckerberg irritado por ter levado um fora de uma colega de faculdade, algo que o filme “A Rede Social” bem dramatiza – mais do que o necessário, segundo Zuckerberg. Noites em claro, com códigos e algoritmos em plena produção, foram responsáveis pelo website mais acessado dos Estados Unidos no ano passado.

Zuckerberg ficou bilionário aos vinte e poucos anos

Sete anos depois, o que temos é um serviço cada vez mais poderoso. As estimativas mais pessimistas dão conta de que o Facebook está chegando próximo dos 600 milhões de usuários (a marca do meio bilhão de usuários foi alcançada no segundo semestre do ano passado). Não por acaso, alguns bancos já avaliam o valor de mercado da empresa em algo na casa dos 50 bilhões de dólares.

O curioso é perceber que só agora os brasileiros começam a entrar nessa febre de Facebook. Não estou falando de mim ou de você, que comumente chegamos nesses novos serviços primeiro, mas sim dos usuários médios, que até ano passado usavam o Orkut para trocar mensagens com os amigos. A moda agora é outra, é Facebook.

Nem tudo são flores, entretanto. Qualquer leitor do TB conhece os vários causos do Facebook relacionados à privacidade de seus usuários. Venda de informações de usuários e ajustes que facilitam a publicação de tudo (mesmo!) sobre você na internet são práticas que transformaram a rede social no alvo de grupos de proteção à privacidade. As coisas têm melhorado nos últimos tempos, mas ficar de olho no Facebook (principalmente em seus termos de serviço, que são maiores que a Constituição americana) continua sendo uma necessidade.

Sabia que o Tecnoblog tem uma página no Facebook? Clique para conhecer

Por essas e por outras, tanto pelos acertos como pelos erros, o Facebook merece votos de feliz aniversário. Que venham mais anos, mais milhões de usuários, e mais grana (Zuckerberg, não esquece de mim quando o IPO acontecer, okay? Thanks!).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
O Facebook possui capital aberto(ações na bolsa de valores), por ai já da para ter em conta como a rede social ficou rica e famosa
Pedro Henrique Ferreira Mendes
Facebook é Facebook
@luuyzha
Ele só vai sair da versão Beta quando ficar igual ao facebook ...
Caio Furtado
Legal! (y'
Caio Furtado
Vai sim, em 2012. '-'
Caio Furtado
Parabéns pra quê? '-'
William Kennedy
E nunca vai sair de beta.
@luuyzha
Verdade, De fato fui ver, e é versão Beta até hoje. D:
Ramon Melo
Mas ele não continua beta até hoje?
Caio Furtado
Pô, parabéns né! q
Gabriel Silva
Parabéns, admiro muito o trabalho de Zuckerberg no Facebook!
Denis
Parabéns!
Thássius Veloso
Já foi aniversário do Orkut. É, ninguém deu parabéns. :P
Alexandre
Parabens!
Giovanna Miotto
Sou da mesma opinião, eu tenho ambos, e se eu preciso falar com alguém, vou pelo FB que é muito mais desenvolvido para isso, e uso o orkut pelas comunidades, que é o que realmente acho de valor em tudo isso. A parte das fofocas é dispensável... não me interessava por esse negócio de Mural ou atualizações no FB, muito menos quando o Orkut tentou copiar. E o Orkut é fruto de anos de descaso do Google, que prefere tentar comprar o FB pra se livrar do Orkut de vez.
Exibir mais comentários