Nokia continua na frente na corrida para vender smartphones. A plataforma Symbian é a mais usada no mundo, bem como os celulares da fabricantes finlandesa são os mais vendidos. O que não quer dizer que a empresa seja a mais lucrativa, pois o sucesso do iPhone fez o caixa da Apple engordar muitos milhões de dólares.

Se um dos motivos para uma companhia ser bem sucedida é o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias (o famoso P&D, ou R&D em inglês), como é que as duas se comportam? Estimativas da empresa de consultoria Bernstein Research mostram que a Nokia é quem mais gasta com esse tipo de coisa.

Os gastos da finlandesa com pesquisa no ano passado foi de algo na casa dos 4 bilhões de dólares. A Apple aparece no sexto lugar no ranking de investimentos em pesquisa, com cerca de somente 800 milhões de dólares. Se essa diferença é determinante para os negócios das duas empresas, aí eu deixo para você tirar suas próprias conclusões.

Nokia N8 com Symbian^3
Symbian^3: custou muitos e muitos de dólares para ser desenvolvido

Essa dinheirama toda que a Nokia usa em pesquisa se reflete em departamentos inteiros dedicados a essa atividade. Por exemplo, o Symbian sozinho é responsável por empregar 6.800 funcionários. Em contrapartida, a divisão total da Apple para o iPhone precisa de apenas 3.200 engenheiros. Menos da metade de pessoas que fazem a engrenagem do smartphone da maçã girar.

Aí eu te pergunto: investir tantos bilhões em desenvolvimento está trazendo retorno para a Nokia? Analistas de mercado dizem que não.

Cabe lembrar que esses dados não são oficiais, mas estimativas feitas por empresas que acompanham o mercado de tecnologia e dispositivos móveis.

Com informações: All Things DigitalAsymco.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados