A grande dúvida de quem pretende instalar o Linux pela primeira vez é saber se todas as peças do computador são compatíveis, ou se ao menos funcionam com alguns poucos ajustes. Afinal, nada mais chato que descobrir só depois de instalar o Linux que a placa de som cheia de recursos e absurdamente cara que você tem não é compatível com o sistema, ou que aquela placa de vídeo não roda com aceleração 3D por falta de drivers.

Pensando nisso, a Canonical lançou um site que lista todas as peças compatíveis e certificadas para o Ubuntu.

Dá para ficar navegando por horas

Ao todo, o catálogo online lista mais de 1.300 peças, de pelo menos 160 fabricantes diferentes, e tem como meta tanto ajudar empresas que queiram vender computadores com o Ubuntu pré-instalado, quanto usuários que estão pensando em instalar o Linux em seus computadores, mas não sabem se todos os componentes da máquina são compatíveis. Além disso, o pesadelo do upgrade deixa de existir: para saber se aquela placa de vídeo que você está namorando vai ser compatível com a sua instalação do Ubuntu, é só visitar o catálogo antes de ir às compras.

O catálogo pode ser filtrado tanto por fabricante quanto por categoria, e ele ainda mostra quais as versões do Ubuntu são compatíveis, caso você esteja usando (ou precisa usar, por algum motivo) uma versão anterior à 10.10. Para ver a lista de todos os componentes, vá até o catálogo online e divirta-se. Como o site foi lançado recentemente, ele vem apresentando um pouco instabilidade devido ao volume de acessos, mas nada que esperar um pouco não resolva. 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Compatível aqui!
Hernani
E precisa disso, o pessoal instala Ubuntu até em máquinas que antes rodavam Win95 e ele funciona normalmente
JoseRenan
podiam fazer um executável parecido com o Windows 7 Upgrade Advisor
JoseRenan
A glória deve ir pouco também para os desenvolvedores do kernel.
Ramon Melo
É engraçado dizer isso, mas o Ubuntu reconheceu meu hardware melhor que o próprio Windows, ativando, via software, funções que não estavam disponíveis nativamente. Nada a reclamar do SO neste ponto.
@AntonioVeras
SiS ainda existe? Sempre soube disso e quando vou comprar uma placa mãe, sempre procuro saber se o chip set dela é da SiS. Se for eu descaro na hora. É por isso que eu sou fã da NVidia. Essa sim respeita o usuário Linux.
@AntonioVeras
Boa dica. Apesar de que quase todo o hardware de hoje, o Ubuntu já reconhece. O único drive que eu instalo é o da placa de vídeo. Mas é muito fácil usando os Drivers Restritos.
Gabriel Bemfica
Aliás, só a título de informação: não há NENHUM hardware da SiS listado nesse catálogo da Canonical. Coincidência? No creo.
Gabriel Bemfica
Isso me lembrou a novela que foi pra conseguir fazer funcionar o meu Megatron P642L (um Inspiron 1428 sem a etiqueta da Dell) no Ubuntu... Ele tem um Chipset da SiS que só tem drivers 2D para Linux lançados. Detalhe que o próprio Barros Lee, o funcionário da SiS que criou esses drivers, disse que também criou drivers 3D, mas a SiS simplesmente se recusou a liberá-los. Se você quer drivers 3D para Windows, ou 2D para Linux, tudo bem. Mas 3D, para Linux? A SiS não deixa. No fim das contas, devolvi o notebook. Mas tem muita gente que ficou com o seu e continuou sofrendo sem poder ativar o Compiz.
Gabriel Bemfica
A minha idem, mas no Mac OS. Sempre deu horrores de problema pra funcionar no Windows, no Mac OS foi só plugar e imprimir. Literalmente, não precisou baixar nada, instalar nada, botar nenhum CD... Foi lindo.
@brunogdb
QUe bom, mas o melhor teste que fiz até agora foi pelo LiveCD...
Guilherme
Isso me lembra que a minha impressora funcionou magicamente e perfeitamente, fiquei muito impressionado com isso.
bawlaw
compativel! ;D
fatecano
Esse aqui ajuda bastante na escolha de impressoras: http://www.openprinting.org/printers
Guilherme
Sim, existem (o da minha placa de vídeo -> http://downloadcenter.intel.com/detail_desc.aspx?agr=N&ProductID=2301&DwnldID=9722&strOss=39&OSFullName=Linux*&lang=eng). Mas acho que no site da Dell não vai dar pra você achar nada.
Exibir mais comentários