Quantos de nós não dependem dos serviços do Google diariamente para produzir, se divertir ou apenas aprender coisas novas? Portanto, é razoável pensar que a segurança da Google Account é um item de primeira necessidade. O Google também concorda com isso, a ponto de criar uma maneira de aumentar a segurança na hora de se logar no Gmail ou em outros serviços. Sim, você vai precisar do seu celular.

Chamado de 2-step Verification – ou verificação em 2 etapas –, esse novo recurso vai fazer uso extensivo do smartphone. De acordo com a empresa, é uma forma de garantir que o acesso aos serviços do Google sejam liberados somente depois que o usuário confirmar algo que ele sabe (o login e a senha) e algo que ele possui (no caso, o celular).

Depois de ativar o recurso nas configurações da Google Account, serão duas etapas para se logar nos serviços do Google. A primeira é tradicional: inserir o login e a senha. A segunda vai depender de um smartphone cadastrado previamente. Será necessário informar um código numérico, como se fosse um PIN, que pode ser recebido de diversas maneiras. Via chamada de voz ou SMS, ou mesmo com aplicativos para Android, iPhone ou BlackBerry.

Google vai gerar código que muito se assemelha a um PIN

Segundo o Google informou, caberá ao usuário decidir a forma como vai receber esse código a cada vez que quiser se autenticar nos serviços online. Parece trabalhoso, não? Ainda bem que haverá a opção de manter a verificação ativa por 30 dias.

Gostou da ideia? Nós tentamos ativar esse recurso, mas ninguém do TB conseguiu por enquanto. Mas ele deve ser liberado para todos os usuários nas próximas semanas, conforme o Google normalmente faz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Realmente.
Fernando César
Google vai usar seu celular para trazer mais segurança... e para outras coisinhas mais...
Bestknighter
Eu sei. Só estou dizendo que o sistema funciona (se forem usar o mesmo).
Bel Salles
Off: Não gostei desse novo método de "classificar" os comentários. =/
Bel Salles
Mas banco que se preze, usa teclado virtual.
Kadu
Tenso, heim.
@brunogdb
Legal, vou conferir... hum...
raphone
Outro dia foi tentar logar em algum lugar do google e recebi no meu celular. Não apareceu de novo e não me lembro de ter aparecido esse botão de lembrar por 30 dias.
Matheus Wichman
O keylogger rastreia todas as teclas pressionadas, inclusive quando digita-se a senha da conta.
MarcosAraujo_TI
Se pensarmos em mobilidade, e acessibilidade a Google esta regredindo...Sem falar que seremos monitorados por esse site... Acabou a privacidade !!!
cash
É, um keylogger no PC e um ladrão de prontidão pra levar o celular embora, né? Porque o intuito é justamente mandar o código via SMS justamente pra acabar com essas palhaçadas de keylogger.
Turdin
Eles já usam algo parecido, só que é só pra confirmar validade e recuperar senha, desse jeito ai imagino que vai ficar bem trabalhoso!
Matheus Wichman
Espero que o Google não seja que nem o Facebook que pediu pra eu confirmar a conta e até hoje não chegou o SMS no meu modem.
Gabriel Bemfica
É o tipo de coisa que pode ser chata pra muita gente, mas tem uma boa intenção.
Matheus Wichman
Não adianta pra nada, basta ter um keylogger instalado no pc em questão que já era a segurança.
Exibir mais comentários