Início » Celular » Google vai usar o seu celular para trazer mais segurança

Google vai usar o seu celular para trazer mais segurança

Avatar Por
9 anos atrás

Quantos de nós não dependem dos serviços do Google diariamente para produzir, se divertir ou apenas aprender coisas novas? Portanto, é razoável pensar que a segurança da Google Account é um item de primeira necessidade. O Google também concorda com isso, a ponto de criar uma maneira de aumentar a segurança na hora de se logar no Gmail ou em outros serviços. Sim, você vai precisar do seu celular.

Chamado de 2-step Verification – ou verificação em 2 etapas –, esse novo recurso vai fazer uso extensivo do smartphone. De acordo com a empresa, é uma forma de garantir que o acesso aos serviços do Google sejam liberados somente depois que o usuário confirmar algo que ele sabe (o login e a senha) e algo que ele possui (no caso, o celular).

Depois de ativar o recurso nas configurações da Google Account, serão duas etapas para se logar nos serviços do Google. A primeira é tradicional: inserir o login e a senha. A segunda vai depender de um smartphone cadastrado previamente. Será necessário informar um código numérico, como se fosse um PIN, que pode ser recebido de diversas maneiras. Via chamada de voz ou SMS, ou mesmo com aplicativos para Android, iPhone ou BlackBerry.

Google vai gerar código que muito se assemelha a um PIN

Segundo o Google informou, caberá ao usuário decidir a forma como vai receber esse código a cada vez que quiser se autenticar nos serviços online. Parece trabalhoso, não? Ainda bem que haverá a opção de manter a verificação ativa por 30 dias.

Gostou da ideia? Nós tentamos ativar esse recurso, mas ninguém do TB conseguiu por enquanto. Mas ele deve ser liberado para todos os usuários nas próximas semanas, conforme o Google normalmente faz.

Mais sobre: , ,