Nokia e Microsoft firmam parceria que vai além do Windows Phone 7

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 8 meses

Todos já esperávamos ansiosos pelo anúncio. A Nokia tinha duas escolhas diante dela para tentar avançar na indústria mobile. A primeira seria escolher o Android, sistema do Google. Mas as conversas entre as empresas não deram em nada, segundo fontes próximas dos executivos. Então a fabricante finlandesa de celulares escolheu a segunda opção: vai usar o Windows Phone 7 nos seus próximos smartphones, mas a parceria com a Microsoft vai bem mais além disso.

A empresa diz que não quer ser só mais uma fabricante do Windows Phone 7 e sim quer ajudar a plataforma a crescer. Os planos da empresa são de “ajudar a avançar e definir o futuro da plataforma […] contribuindo com experiência em otimização de hardware, suporte para diferentes linguagens, customização de software e até ajudar a trazer o Windows Phone 7 para um mercado mais amplo de preços, segmentos e locais”.

Essa transição de plataforma não vai ser rápida. A Nokia não pretende instalar o Windows Phone 7 em todos os seus celulares, recriar as embalagens, re-empacotá-los e vendê-los. Os planos da empresa, segundo o que foi divulgado para seus investidores, são de usar 2011 e 2012 como anos de transição, em que novos aparelhos Nokia Windows Phone serão desenvolvidos e só então vendidos.

Vendo como o Android, o iOS e os demais sistemas têm evoluído ultimamente, é seguro dizer que eles têm uma grande estrada pela frente. Mas como a pressa é inimiga da perfeição, espero que as empresas aproveitem esse ano e meio para criar algo interessante. E mais importante: competitivo.

Receba mais sobre Windows Phone 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados