O Google lançou nessa segunda-feira mais uma extensão para Chrome. Dessa vez o alvo são sites que não merecem aparecer no índice de resultados do buscador. E, com a ajuda dos usuários, o Google pretende refinar ainda mais o algoritmo que apresenta tais resultados. Bloqueie os sites que você não gosta para ajudar o Google!

Personal Blocklist é o nome da extensão, que já está disponível para download a partir da Chrome Web Store. Uma vez que ela é instalada no navegador, os sites do Google passam a apresentar links para bloquear determinado endereço nos resultados de busca, como a imagem abaixo demonstra.

Resultados de busca do Google
Link permite bloquear endereços nos resultados de busca do Google

Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca.

O botão da extensão na barra de ferramentas do Chrome apresenta uma lista com todos os endereços já bloqueados, com direito a ações como remover o site da lista negra ou editar suas informações (como incluir apenas um subdomínio daquele endereço).

Extensão apresenta todos os sites bloqueados

Essa iniciativa do Google, que por enquanto encontra-se em caráter de experimentação, visa a tirar proveito do feedback que o usuário naturalmente daria para empresa. Sempre que você bloquear um site, o Google vai ficar sabendo disso, e poderá considerar essa informação em futuros resultados de busca.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados