Início » Brasil Telecom » Fibra ótica de banda larga chega a Manaus

Fibra ótica de banda larga chega a Manaus

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os internautas de Manaus sempre tiveram muitos problemas na hora de aderir a um pacote de banda larga. A conexão por lá é muito cara, em especial porque é extremamente difícil levar a internet até lá. Isso está para mudar, pois a fibra ótica vai permitir que os manauaras conectem-se com mais qualidade e preço mais em conta.

Essa façanha foi conseguida graças ao acordo de anuência assinado pela Oi na época em que comprou a Brasil Telecom. A empresa se comprometeu a levar a fibra ótica até a capital do Amazonas, e o fez mesmo tendo muitos custos e dificuldades.

Anteriormente possível somente via satélite, a banda larga de Manaus agora conta com a fibra ótica que demandou um grande projeto de engenharia. Foram necessárias 10 licenças ambientais, de acordo com a Oi, para que a implementação da nova internet fosse possível.

Desde setembro de 2009, Boa Vista, em Roraima, já conta com a fibra ótica. Somente dois anos depois, no entanto, é que o pessoal de Manaus ganha acesso à mesma tecnologia.

Os cabos saem de Manaus até a capital de Roraima, cruzando cerca de 784 quilômetros. Em seguida, os dados são transportados até Caracas, na Venezuela. Dessa localidade, eles vão para os Estados Unidos e para Fortaleza. E somente da capital cearense é que chegam ao Rio de Janeiro, onde fica a central de operações da Oi.

Ou seja, um verdadeiro mapa do tesouro para que os manauaras recebam essa tecnologia.

Leitores que por ventura moram em Manaus, não deixem de comentar sobre a qualidade do Oi Velox depois que o serviço de banda larga passou a contar com a fibra ótica.