Início » Brasil » Fibra ótica de banda larga chega a Manaus

Fibra ótica de banda larga chega a Manaus

Avatar Por

Os internautas de Manaus sempre tiveram muitos problemas na hora de aderir a um pacote de banda larga. A conexão por lá é muito cara, em especial porque é extremamente difícil levar a internet até lá. Isso está para mudar, pois a fibra ótica vai permitir que os manauaras conectem-se com mais qualidade e preço mais em conta.

Essa façanha foi conseguida graças ao acordo de anuência assinado pela Oi na época em que comprou a Brasil Telecom. A empresa se comprometeu a levar a fibra ótica até a capital do Amazonas, e o fez mesmo tendo muitos custos e dificuldades.

Anteriormente possível somente via satélite, a banda larga de Manaus agora conta com a fibra ótica que demandou um grande projeto de engenharia. Foram necessárias 10 licenças ambientais, de acordo com a Oi, para que a implementação da nova internet fosse possível.

Desde setembro de 2009, Boa Vista, em Roraima, já conta com a fibra ótica. Somente dois anos depois, no entanto, é que o pessoal de Manaus ganha acesso à mesma tecnologia.

Os cabos saem de Manaus até a capital de Roraima, cruzando cerca de 784 quilômetros. Em seguida, os dados são transportados até Caracas, na Venezuela. Dessa localidade, eles vão para os Estados Unidos e para Fortaleza. E somente da capital cearense é que chegam ao Rio de Janeiro, onde fica a central de operações da Oi.

Ou seja, um verdadeiro mapa do tesouro para que os manauaras recebam essa tecnologia.

Leitores que por ventura moram em Manaus, não deixem de comentar sobre a qualidade do Oi Velox depois que o serviço de banda larga passou a contar com a fibra ótica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kang Otro ✓

As fibras óticas tão chegando aqui em Manaus, disk ... porque as atuais(Axes) atendem um público bem reservado.

Luciano
Hoje a Internet em Manaus é até muito boa. utilizo a NET na fixa e TIM na móvel. mas o grande problema aqui é a falta de concorrência da NET. a OI praticamente é bem ruim porque a fibra chega até a central, mas a distribuição para a cidade é via cobre na defasada tecnologia ISDN quem tem grande atenuação de sinal de acordo com a distância. tem a Eyesnwhere que diz ter 100% fibra, mas tem foco empresarial e cobra o absurdo de R$299 por 1Mb. A Net tem fibra em grande parte da cidade. é o serviço que eu pessoalmente utilizo e funciona muito bem, mas como ela não tem concorrência, é a cidade que mais cobra pelos seus serviços. https://uploads.disquscdn.com/images/742769ca36eb4c7944937e3ea9c8ab873f700b9eb72c08f6fd122a4354041c5f.jpg
Edmundo Lapin

KKKKKK gente , isso foi a 6 anos atrás mesmo ?

Vou contar uma história, MORO EM MA

Edmundo Lapin
KKKKKK gente , isso foi a 6 anos atrás mesmo ? Vou contar uma história, MORO EM MANAUS. A 6 anos atrás realmente era horrível, conexão discada com preços altíssimos e o plano mais acessível era de 300 Kb/s que dificilmente chegava no máximo e rodeava os 200 Kb/s eu mesmo esperava muito tempo para carregar uma página, se eu entrasse na página errada ... deus me livre era mais 5/6 minutos para carregar a outra. Baixar musicas ? Isso era tarefa pra ligar o pc pela manhã e deixar o resto do dia baixando 3Mb, fora que a internet caia a cada 20 minutos. Com o passar do tempo as coisas foram melhorando, comprei um modem da VIVO com 2GB e a internet chegava a 2Mb/s porém em poucos dias acabava (creio que hoje continua a mesma coisa), mudei para a Tim depois para a Claro (que por sinal era bem melhor pois era uma empresa nova na cidade), mas todas tem essa velha franquia que acaba e fica a 100 Kb/s (hoje nem isso, acaba e acabou não existe mas redução). Em 2014 a empresa OI passou o cabo banda larga DSL na minha rua (meu bairro é sempre desfavorecido pois é considerado de "classe pobre" rs) , então foi aí que tudo mudou comecei com um plano de 2 Mb depois 5 , depois 15 e tive que voltar pro 10Mb pois era somente o que consegue chegar até aqui. Mas essa é a melhor internet que o bairro tem, ILIMITADA e de vez em quando dá uns problemas mas isso acontece com toda operadora. Hoje consigo jogar online, baixar musicas, vídeos e filmes, assistir vídeos em HD e também baixar Jogos de 30/40 Gb o que a 6 anos atrás era IMPOSSIVEL. Espero que tão logo cedo aqui possa ter uma internet de 50 a 100 Mb para eu conseguir fazer uploads para o meu canal no youtube muito mais rápido.
JULIANO
vai tomar no buraco do teu cú seu pau no cu sabe de nada otario
Firmino Gomes
Estamos em 2016, por acaso eu achei esse post do tecnoblog. E sim, a internet em manaus melhorou muito nos últimos 6 anos. Mas, não, a internet da OI permanece sendo a pior das operadoras aqui da cidade. Utilizo NET no trabalho, e VIVO 4g em casa, e acredite, com 4g da vivo consigo 90ms de ping, quanto que com a OI quando conseguia 150 me achava um cliente especial. A internet da OI é a de pior qualidade e com o maior preço. Essa fibra deles deve chegar apenas na sucursal deles, pois nas residencias e empresas, chega apenas os antigos cabos de cobre de par trançado, entregando míseros 5mbps(com muita sorte), ping alto, quedas constantes e valores abusivos e crescentes mês a mês. Hoje temos fibra em parte da cidade, pois há muitas favelas, cito onde moro, e que não é $viável$ para as empresas vender internet para esses bairros. Mas sim. Nossa internet melhorou, temos mais fibras chegando a cidade, e desde a copa, que o 4g vem cumprindo razoávelmente bem o seu trabalho, mas ainda temos muito o que melhorar, pois ainda pagamos o dobro de valores de rio-são-paulo, por metade da velocidade que estes estados tem.
luis
Cm posso fazer para obter a internet da oi de fibra?
luis
Oi como fasso para obter a internet da oi velox com fibras optimas?
Yasmim Maia
Olá gostaria de saber qual o possibilidade dos seus serviços nos ramais da Estrada do Caldeirão, no município de iranduba, há TV a cabo la mais internet não tem. Fico no aguardo Agora mesmo
Carlos Campos
Nossa agora tô pensando como esses galpões abandonados geraram 45 bilhões de dólares 2014. Tô indo comprar um galpão mágico
Max Souza
Vc já andou aqui no "...Maiores polos industriais" aqui em Manaus? aquilo é um deserto, dá desgosto andar por lá, só um monte de galpão vazio e mato, é isso q vc vai achar lá, gaste um pouco do seu tempo dando uma voltinha por lá.
Amom
''notbook''
Amom
E como você está perguntando isso?
dutra
migo moro no interior de Amazonas humaita preciso saber como faço para contratar uma Internet via satélite pois aqui só assim
Anderson
Esse Uanderson Santos tem que ler mais sobre a região norte, pois ele não tem cultura e não sabe que a região norte é o terceiro na economia do pais. Vai estudar mente fechada.
Exibir mais comentários