Início » Celular » HTC exibe seus primeiros Facebook-phones

HTC exibe seus primeiros Facebook-phones

Avatar Por

Tecnicamente, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg não estava mentindo quando ele disse que a rede social não focaria em desenvolver um celular. Ele apareceu na apresentação da HTC hoje no Mobile World Congress para confirmar isso: não será apenas um aparelho com foco no Facebook e sim dúzias deles. Os primeiros foram mostrados semana passada e hoje uma dupla da HTC entra nesse grupo. Estranhamente batizados de Chacha e Salsa, os aparelhos rodam Android e têm um botão físico do Facebook embutido.

O HTC Salsa vem com uma tela de 3.4 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels, câmera traseira de 5 megapixels com flash de LED e câmera frontal VGA para ligações em vídeo. Nada de muito especial aqui.

Já o HTC ChaCha conta com um teclado QWERTY completo e, estranhamente, uma tela de 2.6 sensível ao toque com 480 x 320 pixels de resolução também. Afinal, para quê escolher entre dois métodos de entrada quando você pode ter ambos, né HTC? Ele também vem com uma câmera traseira de 5 megapixels mas sem câmera frontal.

Os dois contam com processadores de 600 MHz, 512 MB de memória RAM, então não espere que eles sejam exatamente os celulares mais poderosos do mercado. Assim como o HTC Flyer, eles também rodam o Android 2.4, mesmo que o Google não tenha publicamente divulgado essa versão ainda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
O nicho desses celulares é claro: jovens e adolescentes. O ChaCha parece um BlackBerry ajeitadinho e o Salsa, um Desire com desenho renovado. É pra dar pro filho caçula, que quer um smartphone, como os pais têm, mas que quer conteúdos mais voltados aos seus interesses.
Gabriel Bemfica
Os outros não foram HTC, foram de outras empresas. Tem dois deles aqui: http://www.gsmarena.com/inq_announces_the_facebookbred_cloud_touch_and_cloud_q-news-2311.php
Gabriel Bemfica
Como foi falado ali em cima, é um menu de contexto. Se você apertar ele na home screen, ele vai abrir o app do facebook ou, talvez, uma janela para você dar um shout (o nome daquelas mensagens tipo twitter que aparecem na página inicial do seu facebook). Dependendo de em que site ou programa você estiver, você pode usar o botão pra compartilhar ou curtir o conteúdo. Fora o apelo de marketing que isso tem com o público jovem ("compre o celular oficial do Facebook").
Gabriel Bemfica
O preço obviamente vai ser baixo, já que o público-alvo de um aparelho diretamente relacionado a uma rede social é, sem dúvida, os adolescentes e os jovens.
Gabriel Bemfica
Se tiver num site, pode abrir um menu de contexto com a opção de curtir ou de compartilhar, o lance do compartilhamento valendo também, por exemplo, para um broadcast do justin.tv que você esteja fazendo pelo aparelho (só pra constar, dá sim pra fazer broadcast pelo celular, inclusive pelo 3G - já fiz algumas vezes).
Gabriel Bemfica
Como os botões são muito usados na navegação em geral do Android, poderia ser apertado muitas vezes sem querer. Mas eu concordo que não ficou num lugar bom, podia ser como o botão XpressMusic que tem em alguns celulares da Nokia, como o 5230.
Hernani
Faltou um com nome Tango :(
Hernani
Isso vai ser um fail tão grande como foi o Microsoft Kin, que também era voltado as redes sociais, só porque é exclusivo do facebook, não quer dizer que irá fazer sucesso.
Hernani
Alguém ai lembra do Microsoft Kin
Caio Furtado
O botão físico você pressiona e sente ele fisicamente, o app é na tela. q
Caio Furtado
Bem notado.
Leandro Eduardo
Rafael Silva,chequei no Engadget Espanhol e diz que o HTC ChaCha tem uma câmera frontal sim. Não só olhei no Engadget Espanhol mais sim no press realese que a empresa liberou e confirmar que o ChaCha tem uma câmera frontal VGA. http://es.engadget.com/2011/02/15/htc-salsa-y-chacha-declaran-su-amor-por-facebook/
@almydf
parece um nokia e71 mais liso ta atrasado so uns 3 anos...
Jonathan_jmf
Qual foram os outros Smarts da Htc com o Facebook???
Turdin
Hahaha, quando o celular ficar sem bateria vai falar: "fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo"
Renan Mendonça
Se ele ficasse junto dos botões do menu, ficaria muito melhor, e ainda daria para deixar com esse ícone do Facebook.
Guilherme macedo
ChaCha me lembra a filha da Xuxa...kkkkkkkkkkkkkkkk Acho que ela vai comprar um....kkkkkkkkkkkkkk
Irio
Detalhe que a HTC está lançando celulares com Android 2.4 antes mesmo de ser liberado. E a Motorola que ainda lança com 2.1?
Alexandre
gostei do tecladinho do chacha
@brunogdb
Gostei dos dois, e como sempre, a HTC fez um bom trabalho (gosto muito dos aparelhos deles).
marcoc2
Pelo que li, tem GPS
marcoc2
Segundo o PhoneArena o botão responde pelo contexto. Se você estiver na galeria ele fará upload de fotos, por exemplo.
@luiztap
O aparelho vai chamar Facebook Phones e o usuário vai precisar acessar um app _específico_ do Facebook via um botão físico zoadíssimo? Que vacilo. Agora só falta falarem que não tem GPS...
Ramon Melo
Qual a diferença de um botão físico para um atalho para o app do Facebook?
Calebe Aires
Gostei, mas não pagaria a mais apenas por um botão físico do Facebook
Gabriel
Achei bem bolado, apesar de não ser produto para mim já que não tenho Facebook. Devem sair por um bom preço pelas configurações modestas e ter o extra do apelo da marca Facebook. Recomendaria aos não-geeks.
@rafaelxy
O que raios o botão facebook vai fazer além de entrar no app :P
Matheus Wichman
O botãozinho no canto ficou muito estranho.
marcos__freitas
Pela posição do botão algo me diz que isso foi feito as pressas. Ou o designer que é muito ruim mesmo.
Marcus Cabral
No quesito design eu não gostei, e sei lá me parece que chegou meio atrasado.
Matheus Wichman
Achei bonito os dois, mas não sei porque o HTC ChaCha me lembra a Shakira.