Início » Celular » Apple libera assinaturas de jornais e revistas na App Store

Apple libera assinaturas de jornais e revistas na App Store

Por
8 anos e meio atrás

O primeiro jornal produzido especialmente para iPad só foi possível porque a Apple negociou um modelo de assinaturas diretamente com a News Corp, a proprietária do The Daily. Semanas depois do jornal digital ser lançado, a Apple liberou nessa terça a assinatura de jornais e revistas para as demais empresas jornalísticas.

Especial | Quanto custa ler uma revista no iPad

“Nossa filosofia é simples. Quando a Apple traz um novo assinante para o aplicativo, a Apple ganha 30%. Quando a editora traz um atual assinante ou futuro assinante para o aplicativo, ela fica com 100% e a Apple não ganha nada”, afirma Steve Jobs em comunicado enviado para a imprensa.

As regras para vender assinaturas de jornais e revistas na App Store é baseada no conceito de 70/30, que a Apple explora desde o início da loja no iPhone. Sempre que uma assinatura for realizada a partir do aplicativo, por meio de In-App Purchases, a empresa da maçã vai abocanhar 30% do valor da transação.

As editoras têm a opção de oferecer as mesmas assinaturas a partir de outros canais. Por exemplo, de seu site. Nesses casos, a Apple não recebe nada pela transação. No entanto, a Apple frisou bastante que a mesma assinatura de produto editorial oferecida fora da App Store deve estar presente no aplicativo do jornal ou revista, por valor similar ou inferior ao praticado na App Store.

Tem espaço para tecnologia na publicação

The Daily oferece assinatura semanal por 0,99 dólar

Assinaturas são um excelente negócio para as editoras porque geram um maravilhoso banco de dados de clientes, que podem facilmente ser comercializados (e acredite, anunciantes pagam caro por isso). A Apple diz que não se responsabiliza pelos dados que o cliente entregar à editora em compras feitas fora da App Store. Caso o consumidor faça a assinatura por meio da App Store, caberá a ele decidir se quer que dados como nome, endereço de e-mail e CEP sejam informados para a editora.

Já de olho na cara de pau de algumas editoras, a Apple não permitirá que os aplicativos de jornais e revistas ofereçam assinaturas, com link para o site dessas empresas. Nada como 30% de participação sobre cada transação, não é mesmo?

A mesma mecânica de assinaturas vai funcionar no iPhone e no iPod Touch.

Eu procurei o escritório da Apple aqui no Brasil para saber se as assinaturas de jornais e revistas estão disponíveis na App Store brasileira. A resposta da empresa foi a seguinte: “Está disponível mundialmente, isso inclui o Brasil”.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.