Tal al-Mallouhi, uma blogueira síria de 19 anos, foi condenada a uma temporada de cinco anos atrás das grades por “revelar segredos de estado” a estrangeiros em seu blog pessoal. Detida desde 2009 sem julgamento, al-Mallouhi mantinha uma página em que basicamente postava poesias e comentava a respeito de seu dia a dia.

Mas segundo a Human Rights International, a garota encontrou a pesada mão da lei por escrever versos em que criticava a falta de liberdade de expressão na Síria em um post e por pedir que o presidente Barack Obama apoiasse a causa palestina em outro momento.

Há uma semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que ela deveria ser liberada, já que suas acusações não tinham suporte legal. Aparentemente, a queda do governo egípcio deixou outros ditadores em estado de alerta. Especialistas consultados pela rede de notícias Reuters apontam que a Síria deverá ser um dos próximos países a passarem por “revoluções digitais”, ao lado da Tunísia e Argélia.

Em todo caso, no começo do mês uma manifestação organizada através do Facebook contra o governo do partido Baath – que está há 50 anos no comando do país – ganhou 17 mil Like” no Facebook, mas não refletiu essa popularidade nas ruas.

Com informações: Reuters.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados