Início » Jogos » Donos da Valve fazem fama e fortuna com jogos na Steam

Donos da Valve fazem fama e fortuna com jogos na Steam

Avatar Por

Chega o fim de semana. Depois de cinco dias de puro trabalho, você quer mais é se divertir na frente do computador. Liga o PC e, em seguida, corre para a Steam. Espera as atualizações baixarem, antes de efetivamente começar a jogatina. Se você se identifica com essa cena, fique sabendo que é por sua causa que os donos da Valve estão bilionários.

A fabricante de jogos sempre teve títulos aclamados, como o famosíssimo (na década passada) Counter-Strike, ou ainda Portal. São opções bacanas de diversão, que custam poucos dólares na loja virtual operada pela Valve. Quando o pagamento é efetuado, lá se vai mais um dinheiro para a conta de Gabe Newell, cofundador da Valve.

A Valve detém algo entre 50% e 70% do mercado de games via download para PCs. Agora considere que o valor estimado da Valve está entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões, e logo você conclui que, na pior das hipóteses, Newell é um feliz bilionário.

Valve repassa 70% do preço dos jogos para as produtoras

Essa riqueza toda não vem por acaso. No fim do ano passado, a Valve publicou previsões de crescer 200% ao ano, um número incrível. E boa parte desse crescimento é por conta da Steam, que finalmente chegou ao Mac no ano passado, depois de anos servindo apenas aos usuários de Windows.

No total, a Steam conta com 30 milhões de clientes ao redor do mundo. Mesmo sendo uma companhia menor, só perde para Nintendo, Microsoft e Sony nessa seara dos jogos virtuais. Pode acreditar, a Valve já vende mais jogos via download do que na caixa, que a gente costumava comprar no tempo em que Roller-Coaster Tycoon era moda (sim, estou ficando velho :P).

São 250 funcionários que atualmente mantêm a Valve funcionando. Segundo Newell, o lucro da empresa dividido pela quantidade de empregados revela que, nesse aspecto, a Valve é mais lucrativa que o Google ou a Apple (ambas têm dezenas de milhares de funcionários). Impressionante, não?

Com informações: Gamespot, Forbes.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Machado
Donos da Steam , No CS GO , Por-favor , nos Competitivos tirem aquilo de ser Banido , tou farto disso.....
Felipe Carnielli
Quando você aceita usar qualquer produto do mercado está também aceitando que pode haver qualquer problema de funcionamento, é a lei natural das coisas lol '-'
Andre Alves
quem já teve que reiniciar o download no meu caso de 20 gb ,quando estava com 90% concluido na steam, deixa esse Gabe Newell vim pro brasil que ele vai te que me paga uma semana de pc ligado direto.
Erlys Stones Silva Lima Stones
Esse cara pode heim.
tenio
ja comprei alguns jogos no steam e é muito bom pois vc tem a possibilidade de copiar novamente e ainda fazer backup do jogo e tudo isso pagando uma vez só, é o que eu digo falta sony, microsoft e nintendo acordarem e verem que esse é o futuro, pois acho que só comprará jogo no box que gostar mesmo imagina a barreira que isso tira em vender jogos pelo mundo. Esses dias eu comprei batman arkan asylan por 7,50 dolares mais ou menos uns 13 reais meu é um jogo legal e praticamente de graça e outra não tem um milhão de coisas embutido pra vc pagar hehehe, mas do jeito que é esse país eu não dúvido nada que eles criem um meio de combrar um imposto a mais sobre isso
@mfreire
Realmente a culpa é toda nossa, mas prefiro 1000 vezes desse jeito, além do jogo em si sair mais barato, não tenho que dever satisfações ao governo brasileiro e nem pagar imposto por isso! Alguém me corrija se eu estiver errado. Valve 4 Ever. Tem mais de um mês que não jogo Left 4 Dead 2.
Hernani
faz parte meu caro
Hernani
Não vejo interesse algum das empresas ou comunidades que criam as distros em melhorar a compatibilidade do Linux para os jogos que temos hoje
Ramon Melo
Eu entendi o sarcasmo, Hernani, até porque qualquer um sabe que a proporção de usuários Windows é maior que a de Mac users. Mas, mesmo assim, o Daniel confundiu o que o texto disse, e outras pessoas podem ter tido a mesma interpretação. A ideia da web 2.0 não é a colaboração? Então, foi o que eu fiz com meu comentário. :) Tenho que começar a usar emoticons no fim dos meus textos, as pessoas ficam muito sensíveis na internet. ;)
Ramon Melo
Dele mesmo por quê? Diversos jogos (até alguns atuais) rodam no Linux com um pouco de conhecimento avançado, o que falta mesmo é interesse dos estúdios.
Ramon Melo
A Valve nega mas, mesmo assim, Deus te ouça. [2] Montaria até um PC novo para jogar!
Hernani
Ramon só uma dica ;) http://resnickscity.files.wordpress.com/2009/11/cartel_sarcasmo.jpg
Hernani
X-Men no atari, OMFG, só tiozão aqui ahauhauahuahauha
Hernani
joguei ele também, só que era muito moleque cai no conto dos 99 games da revista que vendia na banca
Hernani
a culpa do Linux não ter jogos é dele mesmo e não do Windows ou Steam
Exibir mais comentários