Início » Internet » Busca do Google fica ainda mais ligada nas redes sociais

Busca do Google fica ainda mais ligada nas redes sociais

Por
8 anos e meio atrás

Em meados do ano passado o Google ativou um experimento no seu sistema de buscas que o deixava mais social. Os links para artigos, imagens, vídeos ou qualquer conteúdo digital que fossem compartilhados em redes sociais e estavam disponíveis publicamente passaram a ganhar um certo destaque, aparecendo mais acima na página de resultados do que os demais links. Hoje o Google anunciou uma melhoria nesse esquema.

A atualização no chamado Google Social Search vai passar a mostrar quais dos seus amigos compartilhou aquela informação que envolve o que você está procurando, mostrando o nome e o avatar da rede social que ele usou. Dentre as redes sociais que o Google usa estão o Twitter, Blogger, Flickr e até o Facebook. Como o Google sabe quais são seus amigos? Fácil: ele é onipresente e sabe de tudo por meio das suas conexões no Google Buzz (que permite conexão com contas com outras redes) e pelos itens compartilhados no Google Reader, dentre outros.

Além disso, o Google também vai passar a detectar seus perfis nas redes sociais e vai te perguntar se você quer interligar os dois, deixando os resultados da busca ainda mais relevantes. Provavelmente nesse método ele deve buscar cookies salvos de outras redes sociais no seu computador, mas isso é só um chute do meio do campo.

A gigante de busca ainda avisa que os resultados de redes sociais só vão aparecer nas páginas caso os usuários escolham logar com sua conta do Google antes de executarem as pesquisas e na versão em inglês do buscador. Todos os demais usuários verão a página de resultados sem essa função ativada.