A instalação de softwares no Mac OS ficou ainda mais fácil com a chegada da Mac App Store, que trouxe o modelo de loja de aplicativos do iOS para os desktops e notebooks da Apple. Já para desinstalar um programa sempre foi tão simples quanto ir até a pasta Aplicativos e arrastar o ícone para a lixeira.

Porém o que algumas pessoas não sabem é que nesse modelo de desinstalação o Mac guarda todas as preferências do aplicativo que foi excluído, para caso você se arrependa e precise voltar a usá-lo. Coisa que muita gente não gosta.

Para resolver isso e desinstalar sem deixar ratros existe um aplicativo gratuito, o AppCleaner.

Download | AppCleaner

Ele funciona de forma semelhante à lixeira. A diferença é que ele busca rastros de arquivos de preferências e de opcões guardadas em pastas que ficam debaixo do capô do sistema.

Veja o exemplo do que o NeoOffice deixaria na minha máquina se eu simplesmente arrastasse para a lixeira:

É possível desmarcar aquilo que você não tem certeza que quer apagar. Antes você até pode dar uma explorada no conteúdo, é só clicar no ícone da lista. O aplicativo indica onde o arquivo ou pasta está escondido, abrindo no Finder.

Ele ainda serve para desinstalar widgets do Dashboard e também Plugins/Extensões de programas espalhados pelo seu Mac. No exemplo abaixo ele lista plugins como o Java e Real Player:

Para remover é praticamente o mesmo processo das Apps: você marca no lado esquerdo e clica em Search. O programa irá buscar por dependências daquele plugin e aí sim lhe dar a opção de remover. Aproveite para fazer uma faxina, quem sabe não ganha um pouco de espaço no seu HD?

SmartDelete

Um dos recursos mais bacanas do AppCleaner é que ele passa a monitorar a lixeira do sistema. Assim que você arrasta uma app para lá, ele mostra as lista de arquivos de configuração que podem ser removidos junto com o programa que será desinstalado. Contudo, o SmartDelete precisa ser ativado.

Vá até as preferências no menu AppCleaner > Preferences… (CMD+,). Na aba SmartDelete clique em Enable SmarDelete. A partir de agora toda vez que você arrastar uma app para a lixeira, a seguinte tela será exibida:

Neste caso eu arrastei o Google Chrome para a lixeira e ele me deu a opção de levar junto o arquivo .plist, justamente onde são guardadas suas configurações pessoais do Chrome.

A app é uma mão na roda para quem testa muitos programas e desiste fácil deles. Ah, mesmo ele enviando tudo para a lixeira antes de realmente apagar, nunca é demais usar com calma e sabedoria.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andradevini
pra quem tem mac, o tutorial é bem útil! Pra quem não tem, como eu, o jeito é ficar sonhando :(
Caio Furtado
E você notou isso agora? pfvr né.
Caio Furtado
Qualquer alternativa, ainda mais Free, é sempre bem vinda.
ansc_shinji
My bad… esqueci q tinha comprado o CleanMyMac… já estava considerando-o como free sendo assim, uma boa alternativa free é sim bem vinda =)
Rodrigo Muniz
Corrigido, obrigado!
Gabriel Bemfica
Por aí. A parte boa da história é que, mesmo com a desinstalação simples, o Mac OS não tem aqueles mimimis de registro do sistema e coisas assim, a única coisa que ele deixa pra trás após a desintalação é exatamente o que o Rodrigo falou, as preferências salvas, pro caso de você se arrepender e reinstalar o aplicativo, não ter que gastar tempo reconfigurando tudo.
Gabriel Bemfica
São programas diferentes, o CleanMyMac tem outro foco, a desinstalação completa é só uma das funcionalidades dele. O AppCleaner é pra quem só quer fazer a deinstalação direito, enquanto o CleanMyMac tem opções para limpar arquivos não usados em vários aplicativos e coisas do tipo. Fora que o AppCleaner é gratuito, contra 15 dólares da licença de 6 meses do CleanMyMac (ou 30 dólares para uma licença vitalícia).
@brunogdb
Mas nada é melhor que uma outra alternativa ;)
@cristianxb
Ops, tem um "deinstalar" na oitava linha do texto; no mais, muito boa a dica desse app, não conhecia. Um bom também é o CleanMymac.
Matheus Wichman
Mas esse mac os é bonito mesmo, nada de serrilhados e com uma sombrinha nas janelas.
Caio Alexandre
Podemos dizer que é tipo o Revo Uninstaller, só que pra Mac. :P
ansc_shinji
O CleanMyMac faz isso e muito mais o_o