Depois de reavaliar sua estratégia e anunciar uma grandiosa parceria com a Microsoft, a Nokia iniciou uma tentativa de se aproximar dos desenvolvedores. Diversas vantagens estão nos planos da empresa para essa categoria de profissionais tão vital no desenvolvimento de um ecossistema vitorioso. Até smartphone de graça a fabricante finlandesa vai dar os devs.

Para atrair mais programadores para o Launchpad, seu programa destinado ao desenvolvimento de novos aplicativos, a Nokia primeiramente reduziu a taxa de anuidade do programa. Custando algo em torno de R$ 680, está de graça durante o primeiro ano.

Nokia E7 será distribuído entre os devs

Completando a estratégia, a empresa anunciou nessa semana que vai distribuir celulares Nokia E7 de graça entre os desenvolvedores. O aparelho roda Symbian^3 graças a um processador com 680 MHz de clock e e 256 MB de memória RAM. Além desse aparelho, a companhia prometeu outro smartphone, dessa vez rodando Windows Phone 7, “assim que estiver disponível”.

Tudo isso é para “ajudá-los [os programadores] com suas atividades de desenvolvimento no curto prazo”, de acordo com um comunicado enviado pela Nokia aos devs. Como a Nokia sabe que mais aplicativos são necessários tanto para o Symbian como para o WP7, a empresa vai oferecer entradas gratuitas para o Nokia World, auxílio para adicionar app à Ovi Store e muito mais.

Em outras palavras, a companhia está prometendo mundos e fundos para que os desenvolvedores se mantenham fieis a ela. Será que dessa vez a empresa decola? Ou vai continuar como a plataforma de petróleo em chamas?

Vale lembrar que a finlandesa não é a primeira a fazer isso. Tanto a Dell como a Microsoft prometeram aparelhos de graça, mas para seus próprios funcionários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados