Configurações e ajustes do Google Chrome Beta 10 | Clique para ampliar

O Google Chrome, o melhor navegador gratuito de todos os tempos, está aprontando mais uma das suas. A equipe por trás do software refez toda a parte de gerenciamento de opções e ajustes do Chrome, trazendo mais facilidade para os usuários. Claro que eu só tenho a agradecer quanto a isso. Chegou ao fim o menu no melhor estilo pop-up com as configurações do browser. 🙂

Antes de mais, se você não usa Chrome, fique sabendo que acessar as configurações do navegador significa parar numa janela com diversos guias, para as mais variadas funcionalidades. Tem como se perder, se não prestar muita atenção. É preciso ir em Ferramentas > Opções para chegar a esses recursos.

Com a chegada do Chrome Beta 10, a nova interface para configurações foi ativada. Ela é exibida como se fosse uma página comum, através do endereço chrome://settings. Ao digitar essa URL no seu navegador, você automaticamente cai nessa belíssima página.

Essa é a primeira vez que eu vejo um navegador importante desistindo de uma janela especificamente para apresentar configurações relacionadas, por exemplo, à página inicial ou ao mecanismo de busca padrão (se for o Google, melhor ainda!).

Uma das vantagens dessa nova forma de apresentar os ajustes do aplicativo é que uma caixa de busca foi implementada bem ali, no menu lateral. Não está lembrando onde é preciso ir para modificar as configurações de armazenamento de senha? Digitar “password” na caixa resolve o problema. E, pelo menos no Mac OS, essa busca é instantânea.

Caixa de busca integrada aos ajustes | Clique para ampliar

A outra característica bacana da nova página de configurações é que, ao abrir determinada função, o endereço muda. Dessa forma, é possível explicar a minha avó como faz para sincronizar os favoritos do Chrome com o Google sem fazê-la navegar por diversas opções de software.

Essa é a equipe do Google Chrome mais uma vez mandando muito bem!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados