Uma dúvida comum de quem quer iniciar no mundo do Linux é escolher qual distribuição usará. Afinal, são centenas de distribuições diferentes (só o site Distrowatch lista por alto umas 300) e nem sempre você tem tempo, conhecimento e pré-disposição o suficiente para testar várias distribuições. Pensando nisso, a Zegenie Studios criou um questionário simples, que pode ser respondido em menos de 5 minutos, e que ajuda a escolher a melhor distro para o seu uso.

A ideia do site é justamente queimar aquela etapa chata da busca, em que você invariavelmente acaba correndo atrás de amigos, fóruns e listas de discussão para fazer a fatídica pergunta “Qual é a melhor distribuição Linux?”. Na verdade, até nisso o questionário é bom: ele não te diz qual a melhor distribuição Linux, mas sim qual é a melhor distribuição de acordo com o seu gosto, o que você fará com ela, e até mesmo o tipo de equipamento que você usará.

Ou seja, ele leva em consideração se você pretende instalar o Linux em um notebook com mais de dois anos de vida ou em uma máquina recém-adquirida com processador de 64-bit, bilhões de gigabytes de RAM e uma placa de vídeo com mais resolução que a vida real e aponta qual a melhor distribuição para cada caso.

Uma boa pedida, e bem melhor que o “instala o Gentoo, parece difícil no começo, mas é bom que você aprende a usar o Linux” que volta e meia alguém solta por aí…

Para descobrir qual o seu par perfeito a distribuição Linux que melhor se adequa a você, apenas siga os seguintes passos. Primeiro, é preciso acessar a página do questionário e clicar no botão Take the Test.

Questionário ajuda a definir o melhor Linux para você | Clique para ampliar

É possível responder o questionário em vários idiomas (português incluso). A opção do idioma não fará diferença no resultado final, mas se você gosta de fortes emoções, recomendo escolher “Arabic” ou “Hebrew”. Com o idioma escolhido, começa a bateria de testes. Responda com carinho e sinceridade. Perceba que algumas respostas tem um ícone diferente, um “i”. Ao clicar nessas opções, você terá a opção de ler mais sobre o assunto. Ideal para iniciantes. 🙂

Uma vez que tudo estiver respondido, o site listará as distros que melhor combinam com você, com os respectivos links para download.

Bons tempos em que eu tiraria SuSE, Mandrake e Slackware 🙁 | Clique para ampliar

Perceba que, no meu caso, o site indicou três distribuições: o Ubuntu, o Mint Linux e o Debian, distros conhecidas pela facilidade de uso e de obtenção de pacotes, e isso tem a ver com o meu perfil atual, mais preocupado em ver o sistema funcionando do que em passar as madrugadas noite adentro compilando programas ou drivers. Em outra ocasião, com certeza o resultado seria diferente.

E vocês? Quais distros vocês tiraram? 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Camilo

vc conseguiu algum novo link nesse tempo? kkkk

Ivan Nunes
o link esta da pagina esta dando 404 not found. poderiam me passar um novo link
Gabriel Claudino
Muito obrigado. Me ajudou bastante.
Robson Benevides Simplicio
Página não responde.
linux10complica

Projeto brasileiro: http://linuxdescomplicado.c...

linux10complica
Projeto brasileiro: http://linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/
linux10complica

Projeto, similar, brasileiro: http://linuxdescomplicado.c...

linux10complica

Projeto brasileiro: http://linuxdescomplicado.c... #ficadica

linux10complica
Projeto, similar, brasileiro: http://linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/
linux10complica
Projeto brasileiro: http://linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/ #ficadica
linux10complica
Projeto brasileiro: http://www.linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/ #ficadica
Renatinha P. Silva
Link de teste fora do ar. ;(
André Meira
http://www.zegeniestudios.net/ldc/ Not Found The requested URL /ldc/ was not found on this server.
Robson Benevides Simplicio
Página fora do ar.
Eduardo Guimarães
link quebrado
Exibir mais comentários