Início » Aplicativos e Software » Descubra qual é a distribuição Linux mais indicada para você

Descubra qual é a distribuição Linux mais indicada para você

Por
9 anos atrás

Uma dúvida comum de quem quer iniciar no mundo do Linux é escolher qual distribuição usará. Afinal, são centenas de distribuições diferentes (só o site Distrowatch lista por alto umas 300) e nem sempre você tem tempo, conhecimento e pré-disposição o suficiente para testar várias distribuições. Pensando nisso, a Zegenie Studios criou um questionário simples, que pode ser respondido em menos de 5 minutos, e que ajuda a escolher a melhor distro para o seu uso.

A ideia do site é justamente queimar aquela etapa chata da busca, em que você invariavelmente acaba correndo atrás de amigos, fóruns e listas de discussão para fazer a fatídica pergunta “Qual é a melhor distribuição Linux?”. Na verdade, até nisso o questionário é bom: ele não te diz qual a melhor distribuição Linux, mas sim qual é a melhor distribuição de acordo com o seu gosto, o que você fará com ela, e até mesmo o tipo de equipamento que você usará.

Ou seja, ele leva em consideração se você pretende instalar o Linux em um notebook com mais de dois anos de vida ou em uma máquina recém-adquirida com processador de 64-bit, bilhões de gigabytes de RAM e uma placa de vídeo com mais resolução que a vida real e aponta qual a melhor distribuição para cada caso.

Uma boa pedida, e bem melhor que o “instala o Gentoo, parece difícil no começo, mas é bom que você aprende a usar o Linux” que volta e meia alguém solta por aí…

Para descobrir qual o seu par perfeito a distribuição Linux que melhor se adequa a você, apenas siga os seguintes passos. Primeiro, é preciso acessar a página do questionário e clicar no botão Take the Test.

Questionário ajuda a definir o melhor Linux para você | Clique para ampliar

É possível responder o questionário em vários idiomas (português incluso). A opção do idioma não fará diferença no resultado final, mas se você gosta de fortes emoções, recomendo escolher “Arabic” ou “Hebrew”. Com o idioma escolhido, começa a bateria de testes. Responda com carinho e sinceridade. Perceba que algumas respostas tem um ícone diferente, um “i”. Ao clicar nessas opções, você terá a opção de ler mais sobre o assunto. Ideal para iniciantes. 🙂

Uma vez que tudo estiver respondido, o site listará as distros que melhor combinam com você, com os respectivos links para download.

Bons tempos em que eu tiraria SuSE, Mandrake e Slackware 🙁 | Clique para ampliar

Perceba que, no meu caso, o site indicou três distribuições: o Ubuntu, o Mint Linux e o Debian, distros conhecidas pela facilidade de uso e de obtenção de pacotes, e isso tem a ver com o meu perfil atual, mais preocupado em ver o sistema funcionando do que em passar as madrugadas noite adentro compilando programas ou drivers. Em outra ocasião, com certeza o resultado seria diferente.

E vocês? Quais distros vocês tiraram? 🙂

Mais sobre: , , ,