Início » Brasil » Google domina geral nas buscas do Brasil

Google domina geral nas buscas do Brasil

Avatar Por

Quando você precisa fazer uma pesquisa na internet, recorre a qual ferramenta de busca? Se a sua resposta é Google, fique sabendo que as suas buscas fazem parte dos 92,15% de participação de mercado que o buscador tem aqui no Brasil. Isso mesmo: 92,15%. A empresa de Mountain View praticamente não tem concorrentes no país.

Quem revela isso é a Serasa Experian, uma empresa focada em marketing digital. Eles analisam os dados semanais de 500 mil pessoas, que representam a totalidade população brasileira. Considerando-se essa amostragem, chegou-se à conclusão de que o Google ganha qualquer outro buscador de lavada. Para você ter uma ideia, o segundo colocado é o Bing, com míseros 3,67% das buscas feitas no trimestre encerrado em 29 de janeiro.

Confira abaixo a lista dos 10 buscadores mais usados no Brasil:

  1. Google Brasil – google.com.br (92,15%)
  2. Bing – bing.com (3,67%)
  3. Google – google.com (2,06%)
  4. Google Portugal – google.pt (0,94%)
  5. Yahoo Brasil – br.search.yahoo.com (0,62%)
  6. UOL Busca – busca.uol.com.br (0,23%)
  7. Ask – ask.com (0,14%)
  8. Yahoo – search.yahoo.com (0,077%)
  9. Google Espanha – google.es (0,026%)
  10. Google Reino Unido – google.co.uk (0,016%)

Já que não sou bom de matemática, corri para a calculadora e somei a participação de mercado de todos os serviços fornecidos pelo Google. No total, a empresa detém 95,2% das buscas na internet brasileira, por meio do Google Brasil e das demais versões do site focadas em outros países.

Eu acho que é razoável desconfiar de que a posição privilegiada do Bing nesse ranking só é possível porque a Microsoft enfia as ferramentas de busca de seu serviço de pesquisas goela abaixo. E aí fica a pergunta: qual seria o market share do Bing se o Messenger ou o Internet Explorer não viessem de fábrica ajustados para realizar as buscas nesse serviço?

Sou obrigado a confessar, porém, que não imaginava que o Google tinha uma participação tão grande nas pesquisas brasileiras. Eu poderia jurar que a empresa não chegava aos 85%, repetindo o que faz em alguns mercados estrangeiros. Errei feio, se considerarmos os dados da Serasa Experian. Você também ficou surpreso?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@glileaks
povo brasileiro tem problemas quando o caso é "mudar" , isso ainda ocorre com o orkut , mesmo sabendo que a "rede social rosa" não presta , eles continuam utilizando-a , no brasil é assim , so mudam quando estão beira a colina.
Neemias Rodrigues
Pink e o Cérebro dominando o mundo, usando o Google e começando pelo Brasil!
Gustavo Lima
Recentemente utilizei adwords em uma campanha para uma marca de condicionadores de ar. O crescimento da marca dentro da web utilizando mecanismo de busca (o google) foram de 542% em 28 dias. Isso mesmo, 542%. Isso acabou gerando novos negócios para empresa, além de resultar na própria expansão da marca. O que fez com que ela tivesse participação em mais 4 estados esse mês. O melhor disso é que o crescimento da verba aconteceu. É fato. O Marketing de Busca funciona e é garantido.
@danielkamc
Sinceramente, acho que o google esta longe de ser alcançado pelos outros " concorrentes " isso se pode ser chamado de concorrentes..... O google detem, sem sobra de dúvidas a maior parte das buscas no Brasil.
Caio Furtado
Always!
Caio Furtado
Hã?
Caio Furtado
Usar usam, mas como principal sempre será o Google.
Caio Furtado
Não conheço ninguém que nunca usou o Google.
Gabriel Bemfica
Como eu disse ali em cima, o Ask.com só tem essa participação por vir embarcado na instalação do Messenger Plus, a maioria das pessoas nem vê que tá instalando ele, e depois não sabe como tirar (daí acabam com o navegador assim: http://www.planitagency.com/wp-content/uploads/2010/09/too_many_toolbars.jpg ), esse é o mesmo motivo, mais ou menos, de o IE6 ser tão "popular".
Gabriel Bemfica
Vale lembrar que "To google" (em inglês) ou "Googlar" (em português de portugal) já são verbos presentes em dicionários. Agora imagina se você diz pra alguém "dá uma bingada que tu encontra" ou "Eu askeei isso e achei rapidinho", como fica.
Gabriel Bemfica
Pior: o Ask.com. Esse só tá ali porque o Messenger Plus adiciona ele automaticamente como buscador padrão (durante a instalação você pode escolher não fazer isso, mas o velho método "clica em avançar até dizer que tá instalando" usado por 99% das pessoas fode tudo).
@luizalbertotj
Eu uso o Bing. E sinceramente to achando melhor que o Google. O Google traz muitos resultados bons, mas os resultados do bing são mais bem organizados, no sentido de que normalmente na primeira pagina de busca eu encontro extamente o que queria, enquanto no google, enqunato no google acabo tendo que visitar vários resultados que não me ajudam em porcaria nenhuma.
Rafael The Mist
Eu uso Bing às vezes, quando eu tenho preguiça de trocar o buscador padrão. :P
Rafael The Mist
Talvez. :)
Matheus Oliveira
-Onde está o Cadê? -No cemiterio...
Exibir mais comentários