Início » Telecomunicações » Metrô precisa mesmo de sinal de celular?

Metrô precisa mesmo de sinal de celular?

Londrinos ainda não sabem se querem falar ao celular enquanto estão no transporte coletivo. Rio de Janeiro e São Paulo já contam com o serviço.

Avatar Por

É curioso como, de tempos em tempos, certas discussões voltam a participar do meio social. Pondo as teorias da Comunicação de lado, o ponto é que os britânicos reiniciaram uma velha polêmica sobre a implementação do sinal de celular dentro dos túneis do metrô de Londres. Chegou a hora de falar ao telefone enquanto usa um dos transportes coletivos mais eficientes do mundo?

Dois sites fizeram uma mesma pesquisa, questionando se os britânicos têm interesse em usar o celular no metrô. Os resultados, porém, só ajudaram a embolar ainda mais o meio de campo. Temos a pesquisa do Good Mobile Phones, que diz que ¾ dos ingleses são contrários à ideia de ter sinal de celular lá debaixo da terra.

Já o Broadband Expert, que conduziu pesquisa bastante similar, afirma categoricamente que “cerca de” 70% dos entrevistados (moradores da cidade, obviamente) disseram ser a favor do celular no metrô. Não é surpresa alguma tomar conhecimento de que os mais velhos foram os que mais disseram não para a pesquisa (acima dos 55 anos), enquanto os jovens com 16 a 17 anos foram os que mais responderam sim.

Metrô de Londres não conta com rede subterrânea de celular

No meio desse furacão está a chinesa Huawei, uma gigante do mundo das telecomunicações. Ela se comprometeu a pagar do próprio bolso algo próximo de 50 milhões de libras para instalar a rede subterrânea de celular. Para você ter uma ideia, seria um investimento na casa dos R$ 135 milhões até os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Claro que a fabricante não se propôs a isso por que é boazinha. Muito pelo contrário, os 50 milhões de libras seriam bem recompensados depois que a rede estivesse pronta, pois as operadoras de telefonia celular teriam que pagar para usar essa infraestrutura.

Veja só, pelo menos nisso nós não estamos atrasados. Enquanto os ingleses discutem o sinal de celular no metrô londrino, a cobertura de telefonia no metrô do meu Rio de Janeiro é uma realidade faz tempo (até porque diversas estações são na superfície, o que facilita muito).

Um consórcio paulistano também iniciou faz tempo a instalação da rede de telefonia no metrô de São Paulo. Pelo menos a linha 2-Verde — a que eu mais uso — conta com uma boa cobertura de celular, tanto para conversação como para uso do 3G.

É, nessa os ingleses ficaram para trás.

O que você acha do assunto? Celular no metrô é uma chateação sem tamanho ou inevitável e fruto da vida moderna, cada vez mais conectada?

Com informações: The Telegraph, Broadband Expert.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pgpas
Vc sabe do que estamos discutindo? Não falamos de motoristas, vc não dirige um trem. Então quem usa celular é passageiro.
pgpas
Eu fico ferrado, pois a Tim é a única operadora no Rio de Janeiro que não tem nenhum sinal dentro do metrô!
pgpas
O metrô Rio tem Internet. Mas eu fico sem sinal quando eu estou nele afinal a Tim faz propaganda enganosa, diz que é a operadora com maior cobertura do Rio, mas é a única que não pega dentro do metrô. Absurdo!
@dutrx
nas linhas administradas pelo metrô sim, mas não na linha 4 (da viaquatro)... - e faz falta nao ter sinal de rede nela! de qualquer forma, os ingleses talvez nao tenham um problema que existe ha tempos aqui, dos "djs de busao" (e, podemos dizer, em algumas linhas da cptm sim).
Thel Monaju
a ausência ou presença do sinal de celular no metrô não me incomoda,ruim é a falta de educação de alguns que falam ao celular,obrigando a todos a ouvirem conversas particulares como se estivessem interessados.as pessoas que mesmo com espaços nos corredores e as vezes com bancos vazios buscam as portas para se acomodarem sem se importar com quem por ali passa.aqueles que fazem baldiações nas estações sé,brás,luz e barra funda correndo e atropelando quem passa na frente,tirem a falta de educação do metrô.
Caio
E se o metro parar por algum motivo e eu precisar avisar o trabalho. Tem que ter sinal sim.
matheus, s.s.
Verdade. É incrível como a Oi se mostra instável no sinal. Na minha cidadezinha, Jataí, o sinal do Oi oscila muito enquando faço 15~20KBps no GPRS da TIM ou Vivo.
Igor Sousa
Eu sou a favor da implementação do sinal de celular nos metrôs, até porque, eu pago a condução do metrô e pago pelo serviço de telefonia, e eu quero que o serviço esteja disponível, esteja eu, acima ou abaixo da terra! Rsrs. Se bem que meu celular não funciona de maneira nenhuma no metrô de são paulo (linha azul), mas já vi muitas pessoas conversando no celular... alguém ai que tem conhecimento nessa área, sabe me dizer se existe algum tipo de celular “especial” ou serviço que forneça esse tipo de sinal?
Hernani
Para mim, dependente do smartphone e plano de dados ficar sem sinal é uma zica só, então não interessa se é em um arranhacéu ou no subtarrâneo, é bom quando tem em todo lugar
@Swdezebelles
Realmente falar no celular dentro do metrô é meio complicado por causa do barulho e talz, mas defendo que tenha o sinal sim, é sempre bom ter o aparelho disponível, nunca se sabe qndo algo vai acontecer ou quando aquele contato importante q vc está esperando irá ligar. E outra, nada melhor do que navegar um pouquinho na internet durante o trajeto, não? Acho que uso muito mais pra navegar e sms, do que propriamente falar.
Kyosenpai
Tu consegue atender o telefone no metro lotado?
cash
@Guilherme Mac: Não disse que não existe motivo pra não ter, disse que não é essencial. Ninguém precisa de celular pra viver, afinal. Quebra o maior galho, e muita gente usa, mas ninguém morre por ficar sem celular. @filipecf: Pouco me importa o que as operadoras de telefonia celular fazem com a grana que ganham. Se é pra mudar alguma coisa, quem tem que tomar uma atitude são os otários que pagam por isso sem reclamar, que somos nós, por sinal, e que não fazemos nada pra que essa situação mude. E, como o @Turdin disse, o quê diabos o teu comentário teve a ver com o que estava sendo discutido? Respondi ao que você disse, mas não teve nada a ver com o assunto em questão...
Rafael The Mist
Sinal em túnel? Tipo, para falar dirigindo? :/
Caio Furtado
Precisa mesmo gente. Afinal, assalta tem em qualquer lugar...
Caio Alexandre
Nunca senti falta do celular no metrô. Então, na minha opinião, não faz diferença. Fora que o barulho do metrô inviabilizaria a qualidade de chamada né?
Exibir mais comentários