Início » Internet » Como remover a barra de ferramentas do WordPress 3.1

Como remover a barra de ferramentas do WordPress 3.1

Barrinha é ativada por padrão, mas pode ser desativada facilmente com um filtro no arquivo functions.php do tema.

Thiago Mobilon Por
TB Responde

Semana passada a Automattic liberou mais uma atualização para o WordPress, onde uma das principais novidades é uma barra de administração horrorosa que fica flutuando no topo da tela. O recurso foi importado do WodPress.com e agora vem ativado automaticamente na versão 3.1 do CMS.

Barra do WP 3.1 ativa no TB (clique para ampliar)

Uma barra dessas pode até ser útil para administradores, mas o espaço que ela ocupa na tela não justifica os recursos que ela oferece aos usuários comuns. Alguns leitores do TB até que gostaram do recurso, mas a gente achou melhor remover para agradar a maioria. Mesmo porque a barrinha é um recurso do WordPress e não apareceria no fórum do TB.

Desativar por usuário

Se você não gosta de meter a mão em código, pode desativar a barra na interface de administração do WordPress. O ponto negativo é que isso só esconde a barra para o seu usuário, obrigando que todos os usuários cadastrados em seu blog façam a mesma configuração no perfil deles (supondo que o seu blog aceite cadastro de leitores).

A opção aparece na aba de edição de perfil (lá onde você muda o seu nome e tudo mais, sabe?). Confira no print:

Desativar para todos os usuários de uma vez

Essa opção exige que você coloque a mão na massa. Mas é bem simples (mesmo). Tudo o que você precisa fazer é abrir o arquivo functions.php do seu tema e colar a seguinte linha:

add_filter( 'show_admin_bar', '__return_false' );

Ativar apenas para o usuário Admin

É possível utilizar a função acima de forma que ela só se aplique a usuários específicos. Para isso basta criar uma condição utilizando a função  get_current_user_id() do WordPress. Veja o exemplo:

if ( get_current_user_id() != 1 ) {
add_filter( 'show_admin_bar', '__return_false' );
}

Na primeira linha do código acima checamos o ID e acesso do usuário. Cada usuário cadastrado no blog possui um ID específico, sendo que o ID do usuário admin será sempre o número 1 (o primeiro usuário cadastrado no blog).

Dessa forma, o que o código acima faz é checar se o usuário que está carregando páginas é o admin. Se não for, o script aplica o filtro de remoção da barra.

Mais uma vez, basta copiar e colar o código acima no functions.php.

Ativar para todos os editores

Com essa função é possível ativar a barra para todos os autores do blog. A lógica é a mesma do código acima, mas dessa vez utilizamos uma função que checa as permissões do usuário – current_user_can(). Veja como fica o código:

if(! current_user_can( 'publish_posts' ) ) {
add_filter( 'show_admin_bar', '__return_false' );
}

No código acima checamos se o usuário possui permissões para publicar posts. Caso ele não possua, aplicamos o filtro de remoção da barrinha.

Conclusão

É possível brincar com essas funções de diversas formas – dá para fazer coisas mágicas com o arquivo functions.php. De qualquer forma, essas três opções devem ser suficientes para a maioria dos usuários.

E se você implementou isso de uma forma diferente das que expliquei no post, não esqueça de postar aí nos comentários. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Maia
Funcionou perfeitamente ! Obrigado !
Cláudio Melo Lima
Valew cara, foi muito útil :)
Lucas Peperaio
Muito bom cara, funcionou direitinho
@andradevini
hehe... bom pra quem tem wordpress!
Hernani
O tempo que perdia me aventurando nos códigos do Wordpress não era brincadeira, pow, eu tinha achado a barrinha até interessante, verdade que ficava horrível no layout hahahaaha
@ThiagoCapuano
É verdade, pra quem administra o site até que é relevante, mas para usuários de acesso é só um estorvo inutil
Caio Furtado
Ainda bem né...
@gmarcio
Boa dica, essa barra é realmente um pesadelo.
Emmanuel Fotógrafo
No meu site fica feio e no site da minha namorada é incompatível com o Theme que ela usa... valeu pela dica.
Thiago Mobilon
Não entendi de que barra você está falando...
Renato
Olha só, dica pra vocês: tem um Plugin no Wordpress, o Disable Admin Bar, que é uma mão na roda. Basta baixá-lo, ativar e pronto! Ele vai funcionar em qualquer tema e vc não vai precisar editar o functions.php do seu tema ;)
Caio Alexandre
Eu não removeria, achei a barra bem útil.
Gabriel Oliva
Gostei. Bem prático mesmo.
@lccosta92
Alguem sabe me dizer como tiro a barra q fica data e autor no poster? :D Ajuda ae Galera