Início » Software » Como instalar o Java (máquina virtual)

Como instalar o Java (máquina virtual)

Faça o download e instale o programa necessário para declarar o imposto de renda.

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Receita Federal liberou nessa terça-feira o aplicativo IRPF 2011, cujo download gratuito permite confeccionar a declaração anual do imposto de renda. É importante notar, entretanto, que o programa só será instalado no computador depois que o usuário estiver com a máquina virtual Java (JVM) instalada no computador.

Acompanhe abaixo o passo-a-passo com todas as instruções para instalar o Java no seu computador, a fim de preparar a sua declaração de imposto de renda.

Tutorial

Antes de começar – Verifique se a máquina virtual Java está instalada no seu computador. Para tanto, clique em Iniciar > Painel de Controle > Programas (Windows 7). É provável que o ícone do Java apareça na próxima tela se o aplicativo estiver instalado. Caso você use o Windows XP, vá em Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas, e procure pelo Java na listagem.

Não encontrou o Java na sua máquina? Vamos lá!

Etapa 1 – É preciso fazer o download grátis do Java, a partir dessa página. Clique em Download gratuito do Java, e depois confirme que você quer mesmo realizar o download. Dependendo do navegador, o programa será baixado diretamente para o seu computador. Se você usar o Internet Explorer, selecione a opção de Executar o arquivo de instalação.

Página de download do Java (Etapa 1)

Etapa 2 – O instalador do Java vai abrir e solicitar que o usuário confirme que deseja instalar a máquina virtual Java. Depois disso, ele vai baixar automaticamente alguns arquivos relacionados ao Java. Dependendo da sua conexão, pode demorar um pouco para que essa etapa seja concluída. Quem tem banda larga terá que esperar alguns segundos.

Instalador baixa novos arquivos (Etapa 2)

Etapa 3 – Assim que o instalador terminar de baixar novos arquivos e instalá-los no computador, o processo de instalação terá terminado. A mensagem “A instalação do Java foi concluída com êxito” será apresentada na tela seguinte, garantindo que o aplicativo está efetivamente instalado na máquina.

Instalação da máquina virtual do Java no Windows 7 é concluída (Etapa 3)

Uma vez feito isso, a máquina virtual Java vai aparecer na listagem de programas do Painel de Controle. O ideal é refazer a etapa Antes de começar, apenas para confirmar que ele foi instalado mesmo. E pronto, você está apto a instalar o programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2011, que colhe informações referentes ao ano base 2010.