Início » Internet » Adobe libera ferramenta que converte Flash em HTML5

Adobe libera ferramenta que converte Flash em HTML5

Avatar Por

Apesar de estar praticamente onipresente na web, o Flash cada vez mais vem sendo substituído pelo HTML5, que ganha cada vez mais recursos similares ao concorrente da Adobe. E isso causa um certo medo na empresa, já que o Flash pode ser deposto com a mesma facilidade com que foi comprado da Macromedia. Por isso a Adobe vem se esforçando para mostrar suporte aos dois, como podemos ver no Dreamwave do pacote CS5, que conta com ferramentas para criação de páginas em HTML5. E agora uma nova ferramenta mais ousada foi criada.

Demonstrada numa conferência da empresa no ano passado, a ferramenta se chama Wallaby e serve para converter arquivos no formato .fla para páginas usando HTML5. O programa é gratuito, está disponível para Windows e Mac OS X. A Adobe também pede que os eventuais usuários do programa digam no fórum de suporte do Wallaby se encontrarem alguma falha ou erro, como uma meia dúzia de gente já encontrou.

Essa decisão da Adobe certamente não indica que a empresa quer redirecionar o foco do Flash para o HTML5, afinal é algo sob a qual ela sequer tem algum controle. Mas mostra que como uma companhia que tem seus negócios extremamente entrelaçados com a web, ela está atenta às últimas tendências. E também mostra que não só ela não tem medo de encarar um forte concorrente que pode substituir o Flash no futuro, mas que também pode oferecer uma ferramenta que tem potencial para acelerar essa destruição.

You go, Adobe!

Com informações: ReadWriteWeb.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pet
,, vcs são mito bom prá explicar. parabéns ! ,muitas oessoas inteligentíssimas no mundo da web explicam muita coisa... mas não explicam de maneira vip, as coisas que perguntamos. gostaria da seguinte resposta. os templates flex são muito interativos futuristas. ... então como posso ter um template html5 css 3 tão arrojado como se estivesse abrindo um template flex dinamico ?.. por favor me responda.
Rafael
Dreamwave aushaushu
Rodrigo Fante
Pois é, nesse tempo todo já surgiram e desapareceram tecnologias, o flash de queridinho já virou vilão, e a Ariadna de homem virou mulher.
Thiago Mobilon
Hahahahaha o problema não é ter essa palavrinha, é ter SÓ ela. E plus, você não é do tipo que deixa esse tipo de comentário. :)
Thiago Mobilon
Novo? O negócio já tem mais de 4 anos! Na idade internet ele já é um dinossauro!
@brunogdb
Agora pode ser que o HTML5 suba de vez, pois muitos que vão migrar, pode não saber utilizar, e esta é a oportunidade ideal para todos. Muito bom Adobe!
Edmar Felipe
O Foco do SilverLight é outro, que é aplicações de negócios, não é fazer jogos ou "menuzinhos" que brilha. A Microsoft não quer substituir o flash, isso ela mesma já deixou bem claro, o HTML 5 vai cuidar do flash. Com silverlight da para criar belas aplicações RIA, sabe aquele menu (Ribbon) do Office 2010, então você pode fazer um aplicação com aquele mesmo menu em silverlight. O Silverlight tem muito o que oferecer, mas ainda esta muito novo, precisa de tempo para um plataforma web como essa conquista mercado.
Caio Furtado
Finalmente reconheceu o mercado da Apple né?!
Gabriel Bemfica
Arregar? Não mesmo. Tem mais vantagens do que problemas para a Adobe adotar essa ferramenta.
Gabriel Bemfica
A Adobe já está relativamente bem na questão do iOS por causa da integração Flash->AIR, e os aplicativos em AIR não são barrados pela Apple.
Gabriel Bemfica
Na verdade a Adobe quase não faz software, só compra os bons produzidos por startups.
Alexandre
Poxa, o exemplo da conversao la no corpo do texto deu erro!! FAIL! Tao logo essa ferramenta seja incorporada na telefonia movel, os usuarios agradecerao e muito. É uma grande utopia pensar que ter flash no gadget eh uma vantagem, como os detestadores de apple o fazem. Flash é pesado e polui a telinha. Fica inviavel uma navegacao em smarts com o flash ligado o tempo todo, adeus bateria, adeus tempo e principalmente a paciencia.
Rafael
No texto está constando "Dreamwave". Só este erro mesmo para consertar.
@gmarcio
Boa Adobe!
Hernani
Ou seja continue produzindo no Flash, e também importando para o HTML5
Exibir mais comentários