Início » Aplicativos e Software » Canonical anuncia o fim do Ubuntu Netbook Edition

Canonical anuncia o fim do Ubuntu Netbook Edition

Empresa vai se focar no desenvolvimento da interface Unity.

Avatar Por

Com a notícia de que o Ubuntu 11.04 usaria o Unity como gerenciador de janelas padrão, uma dúvida permeava o coração de todos os usuários da distribuição: o que seria do Ubuntu Netbook Edition, cujo principal diferencial era justamente o Unity? Bem, a Canonical respondeu a dúvida de todos: não haverá mais uma versão específica do Ubuntu para netbooks!

Um gerenciador de janelas para todos governar

A explicação, dada por Gerry Carr, gerente de marketing da Canonical no blog oficial da empresa, é bem simples: com o Unity como padrão para o Ubuntu, não havia mais necessidade de uma versão específica para netbooks, e com isso o Ubuntu deixa de existir em versões diferentes (Desktop e Netbook) e passa a existir novamente como Ubuntu, pura e simplesmente. Como era antes, diga-se de passagem.

Carr também ressalta que essa decisão não deve ser vista como uma desistência do mercado de netbooks e outros equipamentos de baixa performance, mas sim que com o tempo é natural que todos os dispositivos passem por uma convergência (já que aos poucos estamos vendo netbooks com cada vez mais potência sendo lançados). Estranhamente, Carr não comenta sobre uma versão mais pesada do Ubuntu rodando em netbooks mais antigos, mas é bem provável que não teremos uma solução para equipamentos com um bom tempo de vida vindo da Canonical.

Obviamente, nada impede que interessados se reúnam e lancem uma versão remixada do Ubuntu 11.04 (e posteriores) para netbooks. De qualquer forma, é esperar pra ver. Se as promessas de otimização de performance forem cumpridas na release 11.04, é bem provável que até mesmo máquinas mais antigas rodem o Ubuntu sem maiores problemas de performance.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

masrportuga
Não Adiantou,o Unity é um fracasso total,e muita gente tá deixando de usar o Ubuntu
bizurados
A Versão Netbook edition não era muito produtivo, tive que mudar a interface dele para o gnome para poder usar com mais pratica. Outra coisa tambem, a versão 10.10 não é muito bem otimizada igual a versão 10.04 lts, você nota a diferença ao fazer a comparação, acho que é por isso que a versão netbook remix não teve muita aceitação. Mas a versão 11.04 ficou ótima, mesmo usando o unit, o desempenho ficou muito melhor que a versão 10.10 e 10.10 netbook remix. a canonical está no caminho certo!!
Fer
O Ubuntu em si é pesado! Coisa que a canonical deveria rever.
Ramon Melo
Os tablets não têm performance aceitável em termos profissionais. Os netbooks vieram para ficar. As pessoas que substituíram netbooks por tablets nunca precisaram realmente de um netbook, compraram só pela moda mesmo.
Ramon Melo
A interface é pesada, para o netbook. O Ubuntu fica quase tão pesado quanto o WinXP. É esteticamente muito agradável, mas, para quem preza desempenho, não é muito interessante.
Ramon Melo
Ainda tem 2 anos de suporte, as atualizações só acabarão em abril do ano que vem, quando, como todos sabemos, o mundo acabará também.
MasT3R
O Netbook Edtion nunca foi muito leve/rápido mesmo, principalmente a última que foi a primeira a vir com o Unity. Eu inclusive usava o Ubuntu tradicional (isso é, na época que usava Ubuntu) no meu netbook justamente porque ele era mais rápido. E para quem tem netbooks mais lentos, o Lubuntu tá aí. Não tem a interface otimizada para telas pequenas como o Unity, mas é bem leve e rápido.
Caio Furtado
Desculpa, eu me expressei mal. Quando disse obsoletos, disse sem utilidade e não menos poderosos. Afinal, os tablets estão ai...
Angel
Estava com o mesmo problema (eeepc 700 sem espaço e Ubuntu pesado). Acabei de mudar para o Puppeee e, por enquanto, tudo ok.
Hernani
Eu achava a versão netbook a melhor, e eles vão encerrar. #fail
@AntonioVeras
E quanto àqueles que foram comprados anteriormente? Aqueles que estão usando a versão Netbook Remix que deve perder as atualizações em breve?
@thiagoleite
Nada mais óbvio... fui ver um netbook hj e eles vem com 2GB Ram e 320GB de HD. Nada comparável aos antígos que vinham com 4GB de memória flash e 512MB de Ram...
C. Emanuel Laguna Jr
Estranho, pois o meu pobrebook não passa de um Celerdon M 353 a 630 MHz com uma GMA 910 e os dois disputam os 2 GiB de memória principal, do tipo DDR2-800. De qualquer forma, adorava o espaço na tela que o Unity me poupava.
Matheus Oliveira
estão deixando de ser netbooks e virando Ultra-portable-desktop ou um nome parecido inventado pela blogosfera...
@brunogdb
Já era hora de ter isso, bom, menos para meu netbook que tem pouco HD por ser antigo. Agora os netbooks são potentes e fui ver uns notebooks para comprar eu fui ver um netbook e tinha um com mais HD que o meu computador, eu fiquei logo impressionado, e pensei que depois, só vai precisar um código para adaptar o tamanho da tela.
Guilherme Mac
Na verdade a versão desktop requer menos do hardware que uma versão com o Unity, como o caso do Netbook Remix. Minha configuração de hardware é um Sempron 1,6GHz (soquete 745), 512MB de RAM DDR400 e uma GeForce FX5200 LE. Roda o Ubuntu 10.10 numa boa, mas não roda nem a pau o Unity.
C. Emanuel Laguna Jr
Eu adorava o Unity, mas será que o Ubuntu normal pode ser instalado no meu pobrebook da Asus, o Eee PC 701 4G? Acho que não… :-? Adorei a dica do Xubuntu mais acima e até baixei a ISO aqui, mas não substituirei o Windows XP SP3 nesse meu portátil. Pelo menos não até aparecer alguma distro disposta a ser minimalista nos quesitos de hardware e que tenha componentes bem atualizados. A versão netbook do Ubuntu me entregava algo muito próximo disso.
Claudio Martinez
muito pelo contrario, estão ficando cada dia com o hardware mais atualizado, ja tem versões com 2gb de ram 1.8 ghz de processador e hd já sai com 320gb e bateria de 6 células
Guilherme Mac
Acho q alguns não estão lendo direito a matéria. A versão Netbook Remix vai acabar pq simplesmente a próxima versão desktop do Ubuntu vai ter o gerenciador de janelas Unity, que era o diferencial da versão Netbook Remix. Só isso. Canonical ainda continua com seu interesse comercial nos netbooks, onde tem parcerias com montadoras como HP e Dell.
Guilherme Mac
Não precisa "aturar" o Unity. No login dá para mudar para o "Gnome puro" ou mesmo para outro ambiente gráfico, como KDE, XFCE, etc (é só instalar).
Guilherme Mac
O diferencial era o Unity, que economiza espaço útil na tela
Caio Furtado
Tava na hora né... Netbooks estão ficando obsoletos.
@Gabr1990
E esse foi o caminho da lógica, agora com o Unity na versão Desktop, é natural que a antiga versão para Netbook fosse extinta! Mês que vem sai do forno :D
C. Emanuel Laguna Jr
Testei o Jolicloud no meu Eee PC 701 4G, mas o netbook começou a dar uns erros aleatórios depois de um mês. Enquanto funcionava, era muito bom, mesmo. Preferi colocar o Ubuntu Netbook e, duas semanas depois, usei o nLite para largar dessa vida e usar o Windows XP SP3 com algum conforto. Até uso o Steam no meu pobrebook da Asus (só joguei World of Goo, um dos pouco jogos leves que tenho lá). E já testei o Minecraft, embora eu não tenha conseguido uma boa taxa de fotogramas por segundo.
C. Emanuel Laguna Jr
Queria ter lido tal texto antes de mandar o meu Ubuntu para o espaço e ter colocado uma versão personalizada minha do Win XP SP3 (estou com 1,5 GiB livres no meu Eee PC 701 4G). ;-)
Leonardo
Parecia o mais certo mesmo...
Mauricio Ruiz
Jolicloud nele.... to usando no netzinho eeepc de minha esposa, e em um notebook movido a vela que tenho em casa que pesa uns 7 kilos... funciona bem e da pra instalar aplicativos do ubuntu nele...
fatecano
Acho que isso aqui pode te interessar: Xubuntu rodando em um Asus Eee Pc antigo http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/02/xubuntu-asus-eee-pc/
Claudio Martinez
Já testei meia duzia de sistemas portados para netbooks e ate hoje nenhum deles teve o desempenho e compatibilidade de uso que o windows 7 proporciona, podem falar o que for, para netbooks o windows 7 ainda é a melhor opção entre desempenho e produtividade.
Gabriel Silva
Não entendo essas empresas.
Matheus Wichman
Era bom demais para ser verdade. Acho que esse ano eu ainda volto para o bugado e lento Windows.
@trovalds
Por essas e outras que abandonei o Ubuntu faz tempo. Obrigado, fico no Gentoo mesmo. Coloco pra funcionar em qualquer máquina com performance totalmente aceitável.
netto
Esperamos que mantenham pelo menos a opção de voltar para o Desktop normal porque esse Unity é uma porcaria, prefiro o windows com todas as falhas deles ao invés de ter que aturar o Unity.
@_LBasso
usei o netbook edition, no meu netbook claro.. resultado? não gostei. não tem diferencial algum..
chuvadenovembro
Considerando que hoje é praticamente inviavel utilizar o netbook remix no eeepc 900 (por ter que reinstalar de duas em duas semanas por falta de espaço em disco), acho que não tem jeito mesmo não...meu netbook virou jornal de ontem :(
Pedro Cardoso
Com o aumento do poder de processamento, e das telas dos netbooks. Essa distribuição ficou realmente obsoleta. Natural. Abraços.