Apple muda regras da App Store para proteger cartão de crédito dos pais

Crianças estavam abusando na hora de comprar itens dentro de jogos.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:36

A App Store é a melhor loja de aplicativos que existe atualmente. São mais de 350 mil apps que podem ser baixados por milhões de usuários de iPhones, iPods Touch e iPad. Além disso, Steve Jobs estava orgulhoso de afirmar durante o lançamento do iPad 2 que nada menos que 200 milhões de usuários possuem um Apple ID com direito a cartão de crédito funcionando. O problema é quando a criançada tem acesso a esse cartão de crédito.

Compras In-App necessitarão de senha

Para evitar que os pequerruchos gastem demais na App Store, o pessoal da Apple se viu obrigado a mudar uma singela regra da loja de aplicativos. Já no iOS 4.3, que saiu nessa semana e pode ser baixado gratuitamente a partir do iTunes, o controle de pais (ou “controle parental”, um nome horrendo) permitirá estabelecer uma proteção extra para compras do tipo In-App.

Até o iOS 4.2, o iPhone pedia que o usuário inserisse nome de usuário e senha para liberar a compra de um aplicativo. Perfeito, pois os pais acabam colocando a senha somente quando acham que vale a pena. O problema é que, uma vez autenticado, a plataforma móvel deixa de pedir a senha para qualquer compra durante uma janela de 15 minutos.

Pois bem, não é que tinha criançada aproveitando esses 15 minutos para baixar dezenas (alguns veículos falam em centenas) de itens dentro de joguinhos divertidos? Claro que isso tudo era debitado do cartão de crédito, como se fosse mágica.

A partir de agora, o iOS passa a pedir a senha do usuário para compras In-App, mesmo que o aplicativo tenha acabado de ser baixado. É o fim da janela de 15 minutos com autenticação habilitada, para alegria geral dos papais e mamães que querem proteger seus cartões de crédito.

Não só para agradar os pais, essa medida serve para aliviar a situação da Apple junto a alguns órgãos reguladores americanos, que estavam olhando com desconfiança a falta de tato da empresa ao permitir que um jogo venda itens de 99 dólares para crianças que podem não saber o real valor desse dinheiro.

Com informações: Washington Post.

Atualização às 11h06 | A redação do texto foi alterada para adicionar mais informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados