Em termos de inovação na web, concorrentes se copiam constantemente. Veja por exemplo o recurso de navegação por abas presentes em praticamente todos os navegadores atuais. Originalmente ele apareceu em um navegador chamado Netcaptor, mas também há quem diga que essa característica surgiu primeiro no Opera ou Firefox. Redes sociais também seguem essa tendência de copiar recursos umas das outras, sempre com o objetivo final de conseguir mais usuários e manter os membros atuais interessados.

Então não é com muita surpresa que vemos o Orkut copiar um recurso primeiro visto no Facebook. O conhecido botão “Like” (que aqui no Brasil foi traduzido como “Curtir”) ganhou um similar na rede social do Google e começou a ser ativado essa semana. Agora os membros do Orkut poderão marcar que gostaram de um post ou atualização de outros membros clicando na opção “Gostou?”.

Mas diferente da versão do Facebook, o “Gostou?” do Orkut não é apenas um botão com um verbo. Ao clicar nele, o usuário também pode associar 11 diferentes emoticons representando diferentes estados de humor ou sentimentos para representar como ele realmente se sente sobre a atualização. A escolha de expressão também pode ser alterada depois.

Essa característica está sendo ativada gradualmente pra todos os usuários da rede social e ainda essa semana todos já conseguirão vê-la.

Com informações: NumClique. Imagem retirada da comunidade oficial do Orkut.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

renato
Ora, o facebook copiou muitas coias do orkut, agora o orkut ta copiando algumas coias dele também. Por que com certeza o facebook foi feito baseado no orkut.
Hernani
Opa, agora sim o Orkut volta a ganhar usuários!!! NOT!!!
Fábio
Não há mais jeito do orkut superar o facebook, já conheço muita gente que já excluiu a conta do orkut.
Caio Furtado
A maioria que reclama tem um perfil na rede.
@Masterwebinter
dexa eles serem felizes assim...
Leon
O Google Reader tem a parada de gostar e não gostar, copiou o FB tbm foi?
mperleberg
muita frescura esses emoticons
Matheus
O Orkut sempre estará no meu coração, não inporta oq aconteça.
e.ricardo
kkkkkkkkk mano eu li quase todos os comentário acho que me divirto mais lendo os comentários do que lendo a matéria em si ! kkkkkkkkkk da para contar quantas vezes eu uso o orkut no mês, já uso facebook tem muito tempo muito antes dele virar modinha no Brazil por causa do filme ! e sobre o povo reclamar do orkut ! fala sério cada um usa aquilo que quer !
Theus
Em todo o mundo. E isso é o que importa.
Guilherme Diakov
Só quero ver se o orkut vai ter o "gostou" nas páginas de terceiros como o FB... ai sim vai ser bom
Guilherme Peternelli
Só não entendi o que ser "gorda" tem a ver nesse contexto.
Guilherme Peternelli
Não seria difícil, com tamanha cópia, mas não podem porque a marca "Face" é do Facebook, rs.
Paulo Estevão
Tenho certeza que nem 10% das pessoas que criticam o Orkut, de fato não usam o serviço.
@brunogdb
Ok, tem uma coisa ali que eu gostei mais do que o do Facebook, que é tem como dizer o tipo do seu gostei, mas a cópia foi estrondosa!
Exibir mais comentários