Início » Segurança » Pesquisadores hackeiam carro usando arquivo mp3

Pesquisadores hackeiam carro usando arquivo mp3

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não é de hoje que carros contam com computadores integrados, seja para o alarme, seja para o sistema de entretenimento integrado ou até para a distribuição de tração para as rodas. Chips e circuitos já foram integrados em automóveis há bastante tempo. Como leigo nessa área, eu suspeitaria que tais computadores ao menos teriam algum sistema forte de criptografia e proteção, afinal de contas é um carro. Mas ao que parece esse sistema, assim como qualquer outro criado por seres humanos, também está sujeito a falhas.

Um grupo de pesquisadores de universidades da Califórnia, San Diego e Washington estudaram tais sistemas durante dois anos e desenvolveram um método não-usual de hackea-los. Com a ajuda de um CD contendo um arquivo mp3 com um cavalo-de-troia, eles conseguiram alterar a firmware do sistema de som por meio de uma brecha, o que tornou possível controlar os demais sistemas integrados. Um hacker com tal conhecimento poderia, por exemplo, ligar o motor, destravar as portas, pisar nos freios e até alterar o velocímetro.

Hack demonstrado em 2010

Bugs em sistemas automotivos não são nada novos. Stefan Savage, professor da Universidade de Califórnia e um dos líderes do grupo, demonstrou um método de invadir os sistemas de carros usando Bluetooth em 2009. Com o passar dos anos, no entanto, foram sendo descobertas novas falhas e os carros passaram a ser invadidos também por meio da rede de dados celular que alguns deles já contam como opcional de fábrica, mas pela primeira vez eles conseguiram invadir o sistema automotivo por meio do sistema de som estéreo.

Os resultados da pesquisa foram publicados na semana passada, mas o grupo não divulgou o nome ou modelo do carro usado nos experimentos ou as falhas que encontraram.

Com informações: BoingBoing.

Mais sobre: , ,