Início » Internet » Twitter briga por consistência em todos os aplicativos

Twitter briga por consistência em todos os aplicativos

Avatar Por

Quando o Twitter comprou a Atebits no ano passado, tornando o Tweetie o cliente oficial do site, desenvolvedores de outras apps se assustaram com a possibilidade de perderem público. Muitos deles também condenaram a decisão do Twitter de competir nesse tão disputado espaço. Mas se eles consideraram a compra do Tweetie um golpe baixo, a nova decisão da empresa em relação ao uso da sua API pode ser comparada com um direto de esquerda.

No final da sexta-feira passada, o líder de plataforma no Twitter, Ryan Sarver, publicou uma mensagem polêmica na lista de discussão usada para anúncios oficiais sobre a API. A empresa vai, a partir de agora, reforçar uma consistência da experiência do usuário em todos os aplicativos, obrigando os desenvolvedores a seguirem regras ainda mais restritas se quiserem manter suas apps funcionando.

Sarver no palco durante o Chirp, evento oficial do Twitter

Em outras palavras, o Twitter não quer que desenvolvedores criem aplicativos que confundam o membro do site com Trending Topics próprios ou recomendações próprias, diferentes das oficiais. Sarver diz que o ideal seria que todos os aplicativos seguissem as diretrizes de design e usassem as mesmas funções principais, embora ao mesmo tempo as regras proibam os desenvolvedores de imitarem o layout do site ou de aplicativos oficiais. Como aponta um dos desenvolvedores, esse comentário é particularmente irônico por que até entre os clientes oficiais existe uma inconsistência de interface e design.

Sarver diz que as empresas deviam focar seus esforços em construir aplicativos que façam uso da API do Twitter de maneiras mais avançadas, incluindo ferramentas de análise e CRM, por exemplo. Ele ainda lista sites e apps como o SocialFlow, HootSuite e Klout, que oferecem um diferencial e são exemplos a serem seguidos.

Pouco depois da mensagem ter sido publicada no grupo e sua consequente divulgação por todos os cantos da internet, ela foi deletada. Mas graças à mágica do cache do Google, ainda é possível lê-la inteiramente nesse link.

Com informações: DownloadSquad. Foto sob licença CC do usuário jolieodell no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Oliveira
não é assim, a maioria das vezes a apple tira apps que quebram uma regra e passaram despercebidos, as outras poucas é para valorizar os proprios apps...
Hernani
Hootsuite é muito bom, no entanto não acredito que essas modificações sejam boas para outros desenvolvedores, se restringir demais o acesso e criatividade, pouca coisa diversificada ira aparecer
Micael Silva
Sarver comunicou que por algum erro do sistema a mensagem foi apagada do da lista de anúncios, mas ela continua acessível em outro grupo de discussão: http://groups.google.com/group/twitter-development-talk/browse_thread/thread/c82cd59c7a87216a
@brunogdb
Haja limites, mas não sacrifique os outros. Agora, para quer apagar se o Google faz magia? :P
Caio Furtado
Conhecido também por: subir nos ombros dos outros e se chamar de alto. (:
Gabriel Silva
Nem ligo mais, já é tããão normal acontecer isso...
@AntonioVeras
Um pouco de padronização não faz mal à ninguém, mas primeiro proibir que se façam programas com interface parecida e depois obrigarem à fazer, é o cúmulo da contradição.
@romuloab
Nem sempre a Apple "proíbe e pronto". Há vários relatos de eles aceitarem um app e de repente resolverem tirar da App Store. Nesse aspecto acho que a Apple é muito pior que o Twitter.. Pelo menos o Twitter não fica censurando arbitrariamente os clientes.
Alexandre
Tah certinho, poe ordem nessa bagunça twiter!!!
Tiago Celestino
Era isso que ia falar. Twitter quer ser a nova Apple, será mais um fail?
@CodeAddicted
Steve Jobs fazendo escola.
Rodrigo Fante
Errado, a Apple proibe e pronto, sempre deixa claro que X não é permitido. Isso na minha opinião é muito mais grave, você vai lá, incentiva os desenvolvedores, cresce, faz sucesso e aí resolve cuspir em quem te ajudou, agora, vocês não podem mais fazer o que incentivei antes. Puta falta de sacanagem
j2k
Síndrome da Apple...
Rafael The Mist
"pode ser comparada com uma direita de esquerda" Não seria um direto de esquerda? Ou um hook na zona hepática? :)
Ramon Silva
Sempre é assim, liberam, depois tiram do nada, e com isso afundam.
@rwagnerc
É o que se espera de um canal de rede social.
Micael Silva
Apagar a mensagem por quê? Ela fica na nossa caixa de e-mails :P
Eric
95% das funções atuais do Twitter foram "kibadas" de serviços de terceiros e eles agora querem minar a criatividade de quem explorou todo o potencial que o serviço tinha? É uma bela maneira de afundar rapidinho.