Se as mudanças gráficas anunciadas pela Canonical para o Ubuntu 11.04 te deixaram surpreso, a última novidade do GNOME 3 vai ter deixar de queixo caído. Os desenvolvedores simplesmente decidiram remover os botões para minimizar e maximizar janelas da UI do sistema. Agora, na barra de títulos teremos apenas o botão para fechar a janela, e…. bem, o título.

"Botões? Pra onde vamos não precisamos de botões!"

A explicação para essa decisão é absurdamente simples: o modelo de interação com o usuário do GNOME 3 é completamente novo, e nesse modelo não há para onde mandar uma janela depois de minimizada. Não há uma barra de tarefas, ou um dock, ou qualquer coisa do tipo. Se a função de minimizar uma janela fosse mantida, a janela simplesmente iria para o… nada. E isso poderia deixar muitos usuários confusos.

Mas calma, se você é daqueles que trabalha com milhares de janelas abertas e precisa sumir com algumas pra manter o foco, o GNOME 3 terá soluções para organizar sua bagunça: com o uso das workspaces e do overview você poderá organizar suas janelas em “áreas diferentes”, e até visualizar todas se assim quiser.

Já sobre o fim do botão de maximizar, ele simplesmente perdeu a razão de existir. Quer fazer uma janela ocupar toda a área de trabalho? Clique duas vezes sobre a barra de títulos ou a arraste para o topo da tela (Nota: sim, exatamente como no Windows 7).

Muitas dessas mudanças parecem querer tornar o GNOME mais amigável para interfaces sensíveis a toque, como tablets, por exemplo. Resta saber se elas serão aceitas pelas comunidade, já que algumas interações acabam exigindo mais passos do que simplesmente… clicar em um botão.

O GNOME 3 ainda está em versão beta, e deve ser lançado oficialmente apenas em abril. Se mesmo assim você quiser conhecer um pouco mais das novidades do sistema, pode baixar a versão beta no site do projeto.

Com informações: OS News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kurth
gnome-tweak-tool usa e resolva o "problema" ou Ferramenta de ajuste na opção janelas, marque minimizar e maximizar
Kurth
Esses noobs, valeu Fernando, sobre matéria é um tanto maliciosa...
Fernando Silva
Para alternar entre janelas é só apertar a tecla super(símbolo do Windows) e escolher a nova janela. Simples...
Fernando Schentl
é só instalar o pacote gnome-tweak-tool, nele você configura quase tudo no Gnome 3, e ainda pode restaurar os botões maximizar e minimizar, mudar temas, etc.....
Marco Aurélio Alves De Freitas Barbosa
, kkk
Marco Aurélio Alves De Freitas Barbosa
Pois é quase entrei no sistema deles para deletar tudo, cric cric cric
Lu Ribeiro
Valeu mesmo pela informação.... pois após"sair" do Debian 6 e entrar no 7 para mim foram frustrantes as mudanças... Fui pro Ubuntu ...(com gnome-session-fallback) Tentei novamente o Debian 7 - não encontrei como configurar os "botões" minimizar e maximizar... Resolvi procurar... Vendo sua resposta já decidi... saio novamente do Debian e volto para o Ubuntu infelizmente, pois usei o Debian 6 muito tempo... Abraços, LucianoRR
Eu odeio Windows 8
Não falaram para vocês que depois do surgimento do Windows 8, o vírus que contamina o vale do cilício é ser escroto? Quanto mais escroto melhor. Estou esperando a hora de de decidirem achar que o monitor LCD preto e branco deva ser a próxima NOVIDADE.
roberto fettuccia
outra coisa estão tirando a liberdade do usuário, e quem trabalha com suporte e utiliza a interface Gnome ai vai achar uma droga, ai na no meu desktop tenho vários ícones na barra e na área, se tiveres com pressa é uma pX$# ter que rolar e rodar a aplicação ou arquivo... só acho que deviam ter mantido alguns recursos, nunca retirar e sim incorporar técnicas para facilitar, o gnome 3 parece mais um tablet vestindo um pc ... por esse motivo não gosto de tablet, sou adépo da agilidade e liberdade de personalização,... no meu gnome faço várias personalizações para atender melhor o meu foco de trabalho..
[email protected]
ai não gostei naaada , por conta disso migrei do ubuntu para o centos, e concordo com o diego assim fica F#da! ai outra frescura que não gostei é os ícones,... o gnome tradicional é beleza, assim tão querendo que os notebooks sejam como tablet, que por sinal não gosto muito... sou adépto do bom e velho botão, acho que estão tentando reinventar a roda!
Fer
Erá o que eu pensava! Mas aquela coisa só aparece quando se entra em "Atividades"!
Fer
Mas no caso não tem como minimizar!
Fer
WinKey+D -> Ubuntu WinKey+M -> Win7 ? -> Mac (sério, essa eu não sei!)
Fer
Como se fechava a janela?
Diego
PORRA! se os caras querem fazer versos pra Tablets façam uma SÓ pra tablets! O usuario de desktop tem que mudar sua comcepção porque?
Exibir mais comentários