Antes de criarem um sistema de inteligência artificial e se unirem para aniquilar a humanidade, os robôs ainda vão ajudar bastante o homem. Seja na construção de prédios, em fábricas de carros e computadores ou em missões espaciais, eles ainda nos são bem úteis. E agora um time formado pelos melhores e mais sofisticados robôs de resgate serão usados para salvar vítimas dos desastres naturais que ocorreram no Japão.


Esse aí abaixo é o Quince, criado e desenvolvido pelo pesquisador japonês Eiji Koyanagi em 2010. Além de conseguir passar por terrenos pedregosos e desiguais com até 1,58 m/s de velocidade, ele também conta com sensores que podem detectar ameaças radioativas, biológicas e químicas. Koyanagi já está se preparando para colocar o robô para trabalhar nas cidades afetadas.

Já na foto abaixo está o Active Scope Camera, um robô criado em 2007 pelo pesquisador também japonês Satoshi Tadokoro que se inspirou nas articulações de uma cobra para desenvolvê-lo. O robô serve para explorar escombros e procurar por possíveis vítimas co ma ajuda da câmera e uma lanterna na ponta. Ele consegue se locomover a 7 cm/s e já foi usado em cidades americanas que sofreram desastres antes.

O time também vai contar com a ajuda da CRASAR, uma organização americana especializada em robôs de resgate. Eles só aguardam um convite de oficiais japoneses para ajudar no resgate, enviando mais robôs como o Scope, rovers e até veículos aéreos.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados