O Internet Explorer 9 está na praça não faz nem 48 horas, mas já tem gente realizando os mais variados testes para saber se ele é tudo isso que a Microsoft diz que é. A empresa não é nem um pouco modesta ao dizer que o browser oferece “a melhor experiência na web está no Windows com Internet Explorer 9” (palavras do diretor de Consumer e Serviços Online da MS Brasil).

Será que é assim mesmo? Em pelo menos um dos testes, o Acid3, o resultado que nós da redação do TB obtivemos foi decepcionante para o IE9. Não que o navegador seja horroroso no teste, como já foi em versões anteriores, mas ele também não é o melhor.

Vale lembrar que o Acid3 não é um teste oficial de nenhum instituto ou organização. No entanto, tornou-se referência quando o assunto são os padrões web. E qualquer um pode rodá-lo para conferir se o resultado é o mesmo que você confere abaixo, levando em conta os principais navegadores.

Internet Explorer 9 — 95/100

Desempenho do Internet Explorer no Acid3 Test

Mozilla Firefox 4 Beta 10 — 97/10

Desempenho do Firefox no Acid3 Test

Google Chrome 10 Beta — 100/100

Desempenho do Chrome no Acid3 Test

Opera 11.01 — 100/100

Desempenho do Opera no Acid3 Test

Dos quatro principais navegadores disponíveis atualmente no mercado, em versões funcionais (mas nem sempre finais, como você pode perceber), o Internet Explorer 9 é aquele com pior pontuação. Marca 95 pontos numa gradação que vai até 100, chegando em último lugar. O Firefox 4 Beta 10 é um pouco melhor, com nota 97/100, mas também não passa por aprovação total no Acid3.

A resposta oficial da MS

No caso específico do Internet Explorer 9, a Microsoft já tem uma série de explicações para que o Acid3 colocasse o navegador recém-lançado como o pior entre os grandes. A culpa, por assim dizer, é do teste em si, que leva em consideração parâmetros e atributos do HTML5 e do CSS3 que não estão mais em voga.

Por exemplo, o suporte a fontes SVG “está em declínio faz algum tempo”. Aí já temos um motivo para o IE9 perder pontos. “Já houve discussões sem objeções para que as fontes SVG sejam removidas do teste Acid3”, a empresa continua, ainda dizendo que a comunidade de desenvolvimento web apoia que esse quesito seja opcional dentro do Acid3 e não interfira na nota.

Em vez das fontes SVG, a companhia sugere que os desenvolvedores adotem a tecnologia WOFF, que está implementada no Internet Explorer 9 desde o seu Platform Preview 3, e também está presente no IE9 versão final. “As fontes WOFF são uma solução de longo prazo melhor por vários motivos que foram discutidos previamente”.

Outra tecnologia testada pelo Acid3 que o IE9 não suporta são as animações SMIL. De acordo com a Microsoft, elas estão “a caminho de serem removidas, em favor das animações CSS”.

Aí está a resposta da Microsoft para um teste tão popular. Em tese, a culpa é do próprio teste, datado de 2008, que parece não ter sido atualizado da forma como deveria para refletir de forma mais transparente as mudanças ocorridas no desenvolvimento web ao longo de meses e anos.

E então, a resposta é convincente para você? Os argumentos me parecem precisos, mas ainda não sei se são válidos para justificar o desempenho abaixo dos demais concorrentes em um teste tão popular. Se você é designer ou desenvolvedor, não se abstenha de comentar sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para nós! 😛

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados