Como compartilhar jogos e contas no Nintendo Switch

Saiba como funciona a Conta Nintendo e como você pode compartilhar jogos e consoles com irmãos ou amigos no Nintendo Switch

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
enrique-vidal-flores-_nintendo-switch-unsplash

Uma conta Nintendo é tudo o que você precisa para comprar games online. Esse perfil também pode ser vinculado à Nintendo Network ID e redes sociais. No Nintendo Switch, é ela que oferece acesso a Nintendo eShop e a Nintendo Switch Online. Achou tudo confuso? Explico abaixo como funciona e como compartilhar jogos e até consoles.

O que é uma Nintendo Network ID?

A Nintendo Network ID é um código único de usuário composto por entre seis e 16 caracteres que permite ao usuário acessar determinados serviços da Nintendo Network. Provavelmente, se você tinha um Wii U ou Nintendo 3DS, criou para usar o Miiverse, o Wii U Chat ou para fazer compras na Nintendo eShop. Basta resgatá-la.

O que é uma Conta Nintendo?

Uma Conta Nintendo é uma conta que oferece acesso a determinados recursos no Nintendo Switch, incluindo a Nintendo eShop, a assinatura do Nintendo Switch Online e o programa de recompensas My Nintendo. Se você tem Switch ou Switch Lite, tem uma.

Como criar uma Conta Nintendo

Se você ainda não tem uma:

  1. Acesse accounts.nintendo.com;
  2. Clique em “Iniciar sessão / Criar conta.”
  3. Clica em “Criar uma Conta Nintendo”.

Qual o limite de contas de um Nintendo Switch?

Até oito contas podem estar vinculadas a um Nintendo Switch. Isso quer dizer que, além da sua conta, você pode adicionar a conta de até sete amigos diferentes no videogame.

Posso vincular uma conta a mais de um Switch?

Sim.

É possível vincular a mesma conta a vários aparelhos de videogame diferentes. Isso significa que você pode comprar jogos online e baixar/jogar em qualquer console do Switch desde que usando a sua conta. Quem for jogar seus games, vai usar seu perfil.

Porém, considere alguns detalhes.

Só é possível registrar apenas um console do Switch principal por Conta Nintendo. Ou seja, você vai ter que escolher qual é o Nintendo Switch mais importante para você. 

Anote isso. 📝

neil-gardose-nintendo-switch-unsplash

Depois de escolher o console principal, os games que você comprar podem ser jogados por qualquer conta vinculada ao console principal (as sete contas dos seus amigos) ou que use algum console secundário em que a sua conta está adicionada, com seu perfil. 

Não é preciso ser assinante da Nintendo Switch Online para acessar um game do console primário num console secundário, mas é necessário que o aparelho secundário esteja conectado à internet para poder ter acesso ao software do título compartilhado.

Por exemplo:

  • Você tem um Nintendo Switch;
  • A sua conta é a principal neste Switch;
  • Seu irmão adicionou a conta dele ao seu Switch;
  • Ele pode jogar os seus jogos no seu console (na conta dele);
  • No Switch dele, ele só poderá jogar os seus jogos usando a sua conta e conectado à internet, como se você estivesse usando um console secundário em algum lugar.

Como compartilhar jogos no Nintendo Switch

Você pode jogar títulos em formato digital que tenha adquirido na sua Conta Nintendo, na Nintendo eShop, em qualquer console Nintendo Switch ou Nintendo Switch Lite. 

A limitação é registrar apenas um dispositivo principal. Depois de definir, porém, você ainda pode alterar qual deles é o principal nas definições da Nintendo eShop.

Isso não é definitivo. 

Como ativar o seu console primário

  1. Conecte uma Conta Nintendo ao seu console Nintendo Switch;
  2. Acesse a Nintendo eShop e selecione sua Conta Nintendo;
  3. Caso a Conta Nintendo ainda não tenha um console ativo, o console utilizado se tornará o console primário da sua Conta Nintendo.

Como mudar o console primário

  1. Acesse a Nintendo eShop no seu console primário;
  2. Desative-o da sua Conta Nintendo no menu do usuário;
  3. Caso você não tenha acesso ao console original, ainda assim é possível desativá-lo como console primário sem o acesso direto a esse dispositivo, só uma vez ao ano. A desativação sem o acesso direto ao dispositivo pode ser feita em accounts.nintendo.com. Selecione “Menu da Loja” e “Desativar console primário”. 
  4. No segundo console Nintendo Switch, use a mesma Conta Nintendo para acessar a Nintendo Switch eShop. A partir de agora, este será o console ativo da sua conta.

Os títulos em formato físico (card) podem ser jogados em qualquer aparelho, você pode emprestar e voltar a usar depois. As informações dos jogos em formato físico e digital podem ser transferidas entre consoles se você for membro do Nintendo Switch Online.

 enrique-vidal-flores-switch-zelda-unsplash.jpg

Quais os benefício de um Switch primário?

Logo na primeira vez que você criar e usar uma conta Nintendo para acessar a eShop, esse console será definido como o console primário. No dispositivo primário, qualquer usuário pode jogar o que foi comprado por você. Nem é preciso se conectar online para ativar os jogos, porque você fez download desses arquivos (jogo) no console primário.

Vários consoles podem ser secundários da mesma conta (você pode logar nos aparelhos de vários amigos, por exemplo). Mas, apenas um Nintendo Switch poderá ser o seu principal. E por quê? Porque apenas um aparelho pode jogar o mesmo game por vez.

Isso quer dizer que se alguém em um Nintendo Switch estiver jogando um título disponível através da conta de um amigo que foi inclusa no console e o dono da conta jogar o mesmo game no seu aparelho principal, quem estava no secundário vai cair.

O que você pode fazer?Console PrimárioConsole Secundário
Comprar conteúdo novo usando a Conta NintendoSIM✅SIM✅
Baixar novamente o jogo usando a Conta NintendoSIM✅SIM✅
Jogar conteúdo baixado usando sua Conta Nintendo onlineSIM✅SIM✅
Jogar conteúdo baixado usando sua Conta Nintendo offlineSIM✅NÃO❌
Permitir que outros usuários joguem o conteúdo baixado, online ou offlineSIM✅NÃO❌

Logo, se você for compartilhar uma conta com alguém para ter acesso aos mesmos jogos,  combinem os horários. Vocês não poderão jogar juntos*, é verdade.

É o console primário que sempre terá preferência, não importa se ele abriu determinado jogo antes ou depois. Se ninguém está no primário, cai quem conectou primeiro.

Isso viola alguma regra?

Não mesmo.

Compartilhar uma conta é algo ensinado no próprio suporte da Nintendo e não viola nenhum termo de uso da plataforma Nintendo. Não há relatos de banimentos por isso.

Como compartilhar jogos de uma conta no Switch

Em resumo, o que você precisa saber:

  • Compras de jogos feitas com a sua conta Nintendo podem ser baixadas novamente e jogadas em qualquer aparelho Nintendo Switch em que ela esteja logada;
  • Você pode vincular a sua conta Nintendo a um perfil de usuário em vários consoles;
  • Somente um Nintendo Switch pode ser o console primário da sua conta Nintendo;
  • Você pode alterar qual é o console primário da sua conta Nintendo quando quiser.

Agora, mãos à obra!

Primeira fase

  1. Para cada usuário, determine qual será o console primário de cada conta;

“Se um sistema for compartilhado por vários usuários, recomendamos que você o torne o console primário para todas as Contas Nintendo com conteúdo comprado”, diz a Nintendo.

Assim:

  • Jogos digitais são vinculados à Conta Nintendo que os comprou.
  • Todos os usuários poderão jogar títulos comprados por qualquer Conta.

Segunda fase

Nintendo que tenha registrado o sistema como console primário.

  1. Vincule uma conta Nintendo a qualquer Nintendo Switch secundário que também será usado para jogar os títulos de uma determinada conta Nintendo;
  2. Baixe novamente os games que você quer acessar em cada Nintendo Switch;
  3. Em qualquer um dos aparelhos, selecione o jogo baixado do menu HOME;
  4. Não será possível usar a mesma Conta Nintendo para acessar títulos em diferentes sistemas simultaneamente. Ou seja, alguém vai cair* para o outro jogar;

Membros do Nintendo Switch Online podem usar o recurso de cópia de segurança de dados de gravação na nuvem para transferir saves de um sistema e baixar em outro.

alex-holyoake-Fkydl-saves-nintendo-unsplash

Mas, alguns jogos podem não ser compatíveis com a cópia de segurança em nuvem. Note que transferir remove os dados salvos do usuário do sistema de origem e os transfere para o sistema de destino. É possível transferir saves quantas vezes quiser.

Tem um jeito de jogar o mesmo jogo?*

Tem…

Sempre tem uma gambiarra. O console secundário precisa estar conectado à internet para jogar um game comprado por outra conta, lembra? Se o jogador que está no console primário desativar o Wi-Fi, o sistema não saberá que ele está jogando.

Conhece mais alguma?

*Com informações: Nintendo 1, 2, 3, 4 e 5

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados