Ao longo de vários meses no ano passado e nesse ano a Mozilla correu contra o tempo no desenvolvimento da mais nova versão do seu navegador Firefox. No meio do calendário de criação, eles resolveram modificar a maneira como lançam novas versões de teste e passaram a liberar betas do Firefox 4 em intervalos cada vez mais curtos. E com isso acabaram escorregando nas datas de lançamento estabelecidas. Mas dessa vez, parece que não é de brincadeira.

Depois de 12 betas, o Firefox 4 teve seu release candidate liberado na semana passada. E segundo o desenvolvedor Damon Sicore, esse pode ser o mesmo Firefox 4 que estará disponível para download a partir do dia 22 desse mês, se os planetas se alinharem corretamente. “Por enquanto não existe nenhum bug que nos impeça de lançar o Firefox 4 RC1 como a versão final”, disse Sicore na lista de discussão do planejamento da Mozilla. Ele também completou dizendo que “se encontrarmos algum problema que proíba o lançamento, lançaremos um RC2, escolheremos outra data e avisaremos todo mundo”.

Download | Firefox 4 RC1
Baixatudo | Firefox 4 RC1

A Mozilla pode até ter quebrado a promessa de entregar a versão do Firefox 4 duas vezes desde o começo do seu desenvolvimento, mas tiveram sérios motivos para isso. Ainda assim, eles podem se redimir comigo (e com um monte de usuários, na verdade) se até as 23:59 da terça-feira que vem o Firefox 4 final estiver disponível no servidor. Vamos ver se conseguem.

Com informações: The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Reis
Essa versão já está rodando cada aba como um processo separado? Por que se não tiver, já não vejo vantagem nenhuma.
PF
Droga, formatei errado: É óbvio que tanto o Opera quanto o SeaMonkey possuam mais funções que navegadores comuns. Óbvio.
PF
Não se esqueça que ele está citando um navegador e não uma suíte de internet como o Opera ou SeaMonkey. É que tanto o Opera quanto o SeaMonkey possuam mais funções que navegadores comuns. .
Rafael
Que funções? Extensões não contam...
PF
Se você acompanhasse o desenvolvimento todos os dias, não duvidaria. :) Poderiam lançar amanhã mesmo, não irão mexer mais no código. O que impede é que um lançamento não é algo simples, precisa de planejamento, alocação de estrutura de TI e outras burocracias. Dia 22 é apenas o dia em que todos concordaram que estarão prontos.
@brunogdb
[2]
PF
Aqui está, era do Lifehacker também, desta vez após o lançamento do Firefox 3.6: http://lifehacker.com/#!5457242/browser-speed-tests-firefox-36-chrome-4-opera-105-and-extensions
PF
O Acid é irrelevante. :) Teve outro teste não me lembro de qual site que fez exatamente isto (testaram por um período mais longo, com e sem extensões) e o resultado foi o mesmo. Vou procurar aqui. Achei este outro da Lifehacker de 2008, em relação ao Firefox 3 (na época o Chrome nem existia): http://lifehacker.com/#!396048/speed-testing-the-latest-web-browsers
Vinícius Andrade
Esperamos todos que seja um ótimo navegador.
Tux
O grande problema é confiar nos testes feitos. Veja por exemplo testes no Acid não significam que o browser vá se comportar melhor com padrões do que algum outro navegador que tenha sido pior. Pode dizer que por meio desses teste o Firefox se comporta melhor, mas uma coisa é você usar um programa por 1 hora, outra é usa-lo ao longo da seman ou mês e se defrontar com diversas situações que ai sim porá o programa a prova. Qualquer programa como um navegador, recém instalado é rapido, dá gosto usar no início, mas ai você passa a acessar mais e mais páginas, aumentando o histórico, instalando extensões e nisso começa a ver onde o navegador para.
PF
Esse "melhorada no consumo de recorsos" é meio controverso: http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-chrome-opera,2558-4.html http://arstechnica.com/open-source/news/2008/03/firefox-3-goes-on-a-diet-eats-less-memory-than-ie-and-opera.ars De 2008 a 2010, o Firefox foi considerado o que melhor utiliza a memória. Considerando que o Firefox 4 corrigiu centenas de bugs de performance e estabilidade em relação ao Firefox 3.6, pode-se se dizer que ele continua na frente. Mas ainda não vi nenhum teste sobre consumo de memória nos últimos tempos.
Ramon Melo
Ainda não inventaram nenhum browser com tantas funções quanto o Firefox 3.6! Quando a comunidade conseguir resolver os problemas com vazamento de memória e dar uma melhorada no consumo de recursos, o Firefox voltará à elite.
PF
Comigo está rápido tanto no Ubuntu quanto no W7. Foi mal. :>)
Caio Furtado
Eu duvido!
PF
Em relação à aceleração gráfica, li isso ontem: http://downloadsquad.switched.com/2011/03/01/opera-enables-hardware-acceleration-matches-ie9-beats-firefox/
Exibir mais comentários