Início » Aplicativos e Software » O que o HTML5 tem de melhor, segundo a Mozilla

O que o HTML5 tem de melhor, segundo a Mozilla

Web apps para Firefox 4 abusam dos recursos do HTML5 e do CSS3.

Avatar Por

Para comemorar o lançamento do Internet Explorer 9, a Microsoft colocou no ar uma página especial para demonstrar os novos recursos do navegador. Lá estão sites programados em torno das tecnologias mais recentes de HTML5 e CSS3. Claro que a Mozilla não poderia ficar para trás e já providenciou uma central de testes similar. A diferença fica por conta dos demos da Mozilla, que são bacanudos!

O Web O’ Woder tem vários jogos e páginas especiais criados especialmente para mostrar do que as novas gerações do HTML e do CSS são capazes de fazer. Como era de se esperar, o ideal é tentar abrir as opções de teste no Firefox 4, que recentemente chegou à versão Release Candidate (e deve ser lançado na semana que vem).

Está com o seu navegador atualizado e pronto para experimentar algumas das aplicações mais bacanas da web? Abaixo estão os três demos que você tem que experimentar.

RunfieldAcessar

Corre, corre, corre!

Um jogo muito simples, que mostra uma raposa velocista desesperada para chegar primeiro sabe-se lá onde. Repare bem na cara de louca que ela apresenta. Para jogar, basta dar um clique com o botão esquerdo do mouse cada vez que um buraco aparecer no caminho dela.

E sim, a música é bem irritante.

Pôster motivacionalAcessar

Um humilde recado do Chrome?

Um dos memes da internet são aquelas imagens que tentam reproduzir um pôster, com direito a moldura preta, uma foto enigmática e uma mensagem logo abaixo. Com essa web app, qualquer um pode criar o seu próprio pôster com apenas alguns cliques e uma ligeira dose de criatividade.

PlanetariumAcessar

Tudo sobre Netuno, com direito a animações e gráficos

O Sistema Solar dentro do seu navegador. Provavelmente o melhor aplicativo listado no site especial, Planetarium permite passear e visualizar informações sobre os planetas que compõem o Sistema Solar. Um excelente exercício de infografismo, que depende da tecnologia presente nos navegadores mais modernos.

Outros demos devem ser liberados aos poucos, para popular a central de HTML5 da Mozilla e também para popular o nosso imaginário com ideias do que essa nova web poderá ser no futuro. As minhas expectativas são as melhores possíveis.

Com informações: DownloadSquad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Alexandre
O poster motivacional é pra sempre o mais genial. hahah
PF
Conseguiu chegar na parte que ela ganha propulsão a jato? Caramba, fica muito difícil! Meu recorde foi 86.389 pontos. :)
@joaopbarret
Funcionou no Chrome
Caio Furtado
Gostei dos recursos, principalmente a dos planetas. Mozzila tá de parabéns.
Rafael The Mist
Aqui no trabalho não roda e nem dá para instalar o 9, pois o Windows é XP. Sorte do meu chefe. hehehehe.
@brunogdb
Legal! Gostei do joguinho da raposa :P
Felipe Autran
Aqui também o WebGL não rodou. Decepção. :(
Thássius Veloso
Quais aspectos do Firefox 4 mais te agradaram? Eu fiquei decepcionado por ainda não conseguir fazer o WebGL rodar na minha máquina.
Gabriel Silva
Realmente é muito viciante... Só não consegui testar os demos no Chrome, mas de resto...
Gabriel Silva
Interessante. No momento estou testando o Firefox 4 e pelo jeito ele melhorou bastante...
j2k
Interessante os sites/recursos!! O Planetarium não funcionou aqui no IE9 Final... O jogo da raposa funcionou no IE9, mas não sei se é o meu mouse ou a captura do clique não está muito boa. Não tenho o Firefox 4 pra testar. Vou esperar sair a versão final. Já no Chrome versão 10 (beta) que tenho instalado e uso como navegador padrão, tudo funcionou incrivelmente bem. O jogo da raposa ficou com o gráfico muito melhor que no IE9 (principalmente a profundidade das imagens) e não tive problemas no clique (confirmando que não era problema no meu mouse). O Planetarium também funcionou muito bem.
Alexandre
funciona ateh no dolphin pra android! mas nao da pra jogar porque fica meio lento e porque nao tem suporte a touch, eu acho
Maurício S
O jogo da raposa roda até no Safari do iOS!
PF
Rapaz, o joguinho da raposa é viciante! :D E o planetário o demo mais fantástico! :)
PF
O que pode apontar 1) feature não implementada ou 2) feature mal-implementada. :P Mas isso é bom, força as outras fabricantes à acelerarem a implementação do HTML5. :)
Matheus Oliveira
é percebi que varios funcionam no Safari... Mas também alguns novos parâmetros do CSS3 ( como gradient ) não funcionam nele...
Thássius Veloso
Não são exclusivos, mas tem alguns que não funcionam em todos os navegadores da forma correta.
PF
Lembrando que os demos não foram criados exclusivamente para o Firefox. Citando: These demos haven’t been designed exclusively for Firefox 4. We believe that the Web is not the property of any single browser, which is why we made sure that these demos work on other modern browsers, like Chrome, when possible. The other big step forward for HTML5 demos is that these are Open Source. Help us improve them! The source code of every single demo is available on Github and we encourage you to fork them and play. Foram feitos para funcionar em outros navegadores modernos quando possível (isto é, tiverem implementado a funcionalidade) e são colaborativos. :)
PF
Eles também lançaram o Mozilla Demo Studio no Mozilla Developer Network: https://developer.mozilla.org/en-US/demos/ :)