Início » Internet » Microsoft desiste do Silverlight em seu novo site

Microsoft desiste do Silverlight em seu novo site

Novo portal tem elementos visuais do Windows Phone 7.

Avatar Por
9 anos atrás

E já que não é raro falarmos de design aqui no TB, eu preciso ressaltar que nessa quinta-feira entrou no ar o novo site da Microsoft. Acho que, pela primeira vez, MS finalmente assume certos conceitos da identidade visual do Windows Phone 7 no seu principal portal, que é referência para muita gente em busca de informações sobre produtos variados, como o Messenger ou o Windows 7.

A mudança, por enquanto válida somente para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido, tira proveito das mais variadas animações que você pode imaginar. Foi-se o tempo em que o site da Microsoft apresentava-se estático. Logo de cara, o usuário deve escolher se quer ver os destaques para uso pessoal (“for home”) ou para uso profissional (“for work”). A partir, os destaques ficam se movimentando na tela a todo o momento.

Nada de Silverlight

Quer saber de onde eu tirei que lembra o Windows Phone? Basta olhar os botões do controle de destaques. Tanto o avançar, como o retroceder e ainda o pause utilizam o mesmo design dos controles da plataforma móvel da Microsoft.

O novo design do site da Microsoft expurga de vez o Silverlight, aquele plugin que tinha tudo para concorrer com o Adobe Flash. Pelo que eu vi, nenhum elemento da página faz uso dessa tecnologia, o que significa que a MS adotou uma postura de acolhimento aos padrões web.

Repare que o slogan do site da empresa também mudou. Lá no topo podemos ler “Be what's next”, o que poderia ser traduzido “Seja o que é próximo” (com “próximo” no sentido de futuro). O Rafa, editor do TB, me garantiu que a empresa terá dificuldade para traduzir esse slogan para o nosso bom português.

Acesse aí: microsoft.com. E depois me diga o que achou.