Google Sidewiki: precisa ter monitor com resolução maior para usar. (Clique para ampliar)
Google Sidewiki: precisa ter monitor com resolução maior para usar. (Clique para ampliar)

Imagine ter um sistema semelhante ao da Wikipedia, voltado para contribuição, em praticamente qualquer página da internet. Foi o que o Google anunciou hoje. O Google Sidewiki funciona como uma sidebar que permite que os visitantes adicionem novas informações ao site que estão visitando.

  • Baixar barra de ferramentas do Google com Sidewiki grátis.

Uma vez que a barra de ferramentas com Google Sidewiki for instalada no computador, o usuário poderá optar por visualizar no canto esquerdo do navegador as informações que outros internautas adicionaram. Também poderá fazer suas próprias observações, desde que tenha uma conta do Google registrada.

“No desenvolvimento do Sidewiki, nós quisemos ter certeza de que você verá as entradas mais relevantes primeiro.”, escreveram engenheiros do Google no blog da companhia. A maneira encontrada por eles na exibição das contribuições foi criar um algoritmo que mostre as mais interessantes primeiro, levando em consideração o histórico do usuário e o número de vezes que a contribuição recebeu um “eu gosto” de outros internautas, entre outras coisas.

Inicialmente a barra de ferramentas do Google com Sidewiki estará disponível apenas para Internet Explorer 6 ou superior e Firefox 2 ou superior. Em outras palavras, nada de Sidewiki no Chrome, o navegador do próprio Google (que recentemente começou a testar extensões). Mas a empresa garante que quer estender o Sidewiki a outros navegadores em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados