Início » Celular » iPhone dá mais satisfação para consumidores

iPhone dá mais satisfação para consumidores

Americanos colocam Apple em primeiro lugar; Motorola e HTC vêm em seguida.

Avatar Por

A cada ano, a empresa de pesquisas J.D. Power and Associates reúne um grupo de consumidores e os questiona sobre sua satisfação de usar determinado aparelho. Pelo quinto ano seguido, o relatório sobre satisfação dos americanos com smartphones revela que o iPhone é o campeão da categoria.

Lá está a Apple no topo da lista, com 795 pontos (o máximo são 1.000 pontos). Para chegar a esse número, a empresa de pesquisas leva em conta o que os entrevistados respondem acerca de facilidade na hora de usar o aparelho, o design, o sistema operacional (ou seja, não adianta vender um smart rodando Satux), recursos outros e o poder da bateria.

Esse resultado é bom, mas a pontuação da Apple é inferior à do ano passado, quando a empresa cravou 800 pontos.

Quem tem é mais feliz

As outras empresas cujo índice de satisfação com smartphones merece destaque são a Motorola e a HTC. A fabricante do Milestone marcou 763 pontos, uma queda frente aos 791 pontos do ano passado. Será que é culpa do Milestone 2? Enquanto isso, a HTC chegou aos 762 pontos e ficou em terceiro lugar, também com retração se comparados com os 781 pontos em 2010.

A pesquisa descobriu também que o preço médio de aparelhos celulares tradicionais atualmente reside em apenas 73 dólares. Eles não dão detalhes sobre quais seriam as especificações de um aparelho nesse preço, equivalente a R$ 122. Você conhece algum bom aparelho por essa quantia?

Com informações: CNET News.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celson
Se você parar pra pensar que "qualidade é adequação ao uso" essa fala "eu não preciso disso tudo" não está errada.
Caio Furtado
Lembrando que Android é um sistema operacional, e muitos usuários - como eu - ficam insatisfeitos com Android por conta de alterações como o MotoBlur.
Marcelo Carvalho
Clóvis, eu compro o iPhone justamente por isso, o bom é o status que ele te dá. Sacar o iPhone e mostrar um Real Racing 2 rodando pra um colega da faculdade que se bossa com seu pobre Android é uma experiência muito legal. :-P
Marcelo Carvalho
Thumbs Down, por que nos abandonaste? D:
Marcelo Carvalho
Sou ultrageek e prefiro o iOS²
@androsmaldaner
Eu tenho um galaxy android e um iPhone 4 e posso afirmar com certeza absoluta que prefiro o iPhone.

Bem, assim como prefiro medicamentos éticos aos genéricos. Fazem a mesma coisa, mas você tem que ir em quem confia.

É uma questão pessoal e quem sabe, financeira também.
Ramon Melo
O que eu não entendo é essa história de fragmentação. Além dos apps mais novos não rodarem, qual é o prejuízo ao dono do aparelho se o SO morrer, por exemplo, com a versão 2.1?

Eu sei que as versões antigas são muito ruins, mas as mais modernas são plenamente capazes de rodar músicas e vídeos, navegar na web e executar aplicativos de produtividade sem grandes problemas.
Ramon Melo
Eu achei a tela do Galaxy S muito boa. Aliás, achei melhor, apesar da resolução inferior. A tela de AMOLED é particularmente superior debaixo de iluminação intensa (porque o tratamento antirreflexo é mais eficiente) e no escuro (porque o preto é bem mais escuro). Em condições normais, porém, a resolução do iPhone 4 mostra imagens ligeiramente mais bonitas.

Enfim, se você tiver coragem de comprar um Samsung, a tela do Galaxy S é realmente muito boa.
@gui_avila
Esse título não tem embasamento na pesquisa. Essa pesquisa é totalmente biased.

A pesquisa dá valores às empresas, e não aos smartphones. Se a Apple perdesse essa batalha seria extremamente fail porque ela só compete com o seu smartphone top-de-linha (o único que ela tem), enquanto as outras competem com todos os seus modelos de smartphones, inclusive os que usam windows mobile ou sistemas que não vale nem a pena procurar pelo nome.

Para confirmar o título, a pesquisa teria que ser feita por aparelho ou utilizando apenas o modelo top-de-linha de cada empresa.
@brunohpaes
A fragmentação é, de longe, o que mais irrita. Fora as Moto-enrola da vida que prometem atualização e não cumprem, aumentando ainda mais a diferença de quem tem celular com menos de um ano de vida defasado em pelo menos 2 versões do robozinho.
@brunohpaes
Coerência, a gente vê por aqui! (para contrariar o que postei mais pra cima)

@diegonei e Rodrigo Fante, concordo com vocês. Mas tem gente que é xiita mesmo. É mais ou menos como o cara que bebe Coca-Cola falar "Oloco meu, você bebe Fanta? Que merda hem! Como você é trouxa! Toma algo que presta! Eu arroto melhor tomando Coca!".
@brunohpaes
Tem gente que não sabe ver essas diferenças. Tenho um Android, e acho o iOS um sistema excelente. Ambos tem vantagens e desvantagens.

Assim como comparar iPad com Galaxy Tab (ou Xoom), cada um na sua.

As pessoas só deveriam pensar uma coisa: para MIM eu preciso de X ou de Y? E a partir disso parar de criticar quem pensa diferente.

Povo xiita por motivo banal, a gente vê por aqui!
Rafael The Mist
Essa briguinha estava engraçada. Estava.
Marcelo Carvalho
Ele não perguntou isso. :-P
Marcelo Carvalho
O iPhone tem um design super moderno, lógico que isso conta.
Marcelo Carvalho
Atualização às 09:02 do dia 18/03 | A Blaze admitiu que os testes foram falhos.
Bestknighter
Mei amigo vai pros EUA em Maio e vai comprar umas coisas pra mim. Ou eu compro um Iphone 4 mesmo quase saindo o 5 ou eu fico sem o iPhone até um tempo indeterminado...
marcelosabadini
Minha esposa tem um com droid e na boa... eu nem comparo pois acho que o iOS esta anos luz a frente.
marcelosabadini
Realmente... não troco meu iPhone por nada!!! mesmo com os bloqueios e limitações eu sou muito satisfeito!
Thássius Veloso
Isso do ponto de vista da J.D. Power and Associates. Não do ponto de vista do TB, é claro. :P
iuriamaral
Cara eu não me canso de falar isso!

Aproveitando um post da Bia Kunze:

"Mercado de luxo existe em todos os lugares do mundo, desde o tempo dos fenícios. Contudo, no Brasil de hoje, graças à brutal desigualdade social, o alto preço de um produto muitas vezes é a única razão para se adquiri-lo! Isso explica o fato do iPhone aqui não ser uma ferramenta de comunicação e produtividade, e sim, “celular de rico”. Há quem compre um iPhone só para fazer ligações. Por que não comprar um celular mais apropriado só para falar? Porque, para o dito cujo, é preciso mostrar que ele pode ter um iPhone.

O preço não é alto. É irreal. Afinal de contas, por mais caro que seja, sempre haverá gente se estapeando para comprar certos produtos..."

Quem quiser ler o post:

http://tecnoblog.net/52271/custo-brasil-por-que-tudo-no-brasil-e-tao-caro/

Melhor ainda!

"STATUS é comprar o que não quer, com o dinheiro que não tem, para agradar quem não gosta."
Felipe W. Smith
Xiitismo à parte eu sou usuario android e estou muito satisfeito com o sistema. Mas nada me impediria de ter um IOS. É um grande sistema, que vem junto a um ótimo hardware. No entanto, discordo totalmente da postura da apple e do Steve Jobs de tirar toda sua liberdade no sistema. Neste ponto, para mim, está a vantagem de ter um android, pela sua flexibilidade (mas deixemos claros q ate msm no android as fabricantes as vezes limitam a liberdade do usuario). O fato é, satisfação é algo muito subjetivo e varia muito de acordo com a região. O importante é ressaltar q em ambos os casos a satisfação dos usuários foi alta. Ponto para os 2 sistemas!!!! E viva à liberdade de escolha e as diferenças!!!
e.ricardo
legal mas ainda quero meu Droid ! #FATAÇO
Gabriel Bemfica
O que temos de pensar é que o foco da Apple sempre foi exatamente esse: experiência do usuário. Adoro o Android, mas a fragmentação, a lentidão das versões pré-FroYo, os diversos modelos lançados sem licensiamento da Google (agora é moda nos MPChina vir com Android), as atualizações não-universais e etc acabam sim, em todas as marcas, recaindo sobre a experiência do usuário. Tenho um Android e não largo por nada (assim como tenho um Mac e não largo por nada), mas, para o usuário final, o iOS é sim mais gratificante. Fluidez gráfica, facilidade de uso, entre vários outros motivos (e, sim, o branding e o campo de distorção da realidade são dois deles) acabam tornando essa colocação da Apple merecida sim.
Gabriel Bemfica
Devo discordar do ponto 3, alguns malwares de UMA empresa foram descobertos e já prontamente retirados (além de a própria Google ter inserido automaticamente uma ferramenta que desinstala os malwares nos celulares afetados). Além disso, o Market exibe todas as permissões que o app vai requisitar ("ah, mas quem lê isso?" - aí não é culpa da empresa, está lá e está lá para ser lido, problema de quem não o fizer), e o número de downloads e nome da Publisher estão bem claros, com 1min de pesquisa no Google você descobre se o app é confiável e, se for pelo bom senso, nem precisa fazer isso.
Gabriel Bemfica
Fontes imparciais: tu citou o Jornal Android no primeiro comentário. Faça-me o favor.
Só pra constar, tenho um celular com Android e sou extremamente fã dele. Mas que a Apple tem seus méritos, tem. Sem xiitismo, cara.
Gabriel Bemfica
Não é uma verdade universal, mas ainda está certo.
@rbicalho
Já reparei que o usuário do iPhone gosta da experiência completa. Um hardware bom com software excelente e praticamente zero esforço para manter o celular atualizado e recheado de aplicativos, música e vídeos.

O meu Milestone, ainda na versão 2.1, tem problemas para instalar games, porque essa versão do Android não tem suporte a instalar apps direto no SD card. O espaço interno do telefone é bem limitado.

Algum outro celular tem uma tela como a do iPhone 4?
Ramon Melo
Eu acho engraçado quando leio esses comentários. Fui numa loja testar os smarts e achei o iPhone 3GS (não tinha o 4) bonzinho, mas nada além disso. O acabamento é frágil e a pegada não é firme, fiquei com medo de deixá-lo cair e ele quebrar. O SO não tem nada de excepcional, e as marcas de dedo na tela me estressaram em menos de 5 minutos. Falam que os comandos são fluidos, mas existe um lag considerável entre o momento que você toca a tela e a resposta do sistema (mas isso eu observei em todos os celulares touchscreen). Fora que a digitação é um inferno, porque a guerra aos botões pôs um fim à chance de um teclado físico no iPhone.

E, pela minha experiência com um iPod, prefiro ficar longe da Apple. A falta de Flash faz falta na hora de navegar pelos blogs, e a exigência de se usar o iTunes para tudo era insuportável. Preferi jogar meu iPod fora e comprar um MP3 player genérico, só para não ter que usar o iTunes novamente. Não acredito que haja alguém que realmente goste desse programa.

Os Androids não caem muito longe, é verdade, mas só por evitarem as dores de cabeça dos produtos da Apple, já valem a pena o investimento.
Ramon Melo
Ok, vamos voltar à escola?

1 - O novo Safari precisaria ser 33% melhor que o anterior para igualar o Nexus S, será que chega a isso tudo?

2 - 1 segundo a mais de navegação representa um aumento de 50% no tempo de navegação. Como ambos têm alto desempenho, 1 segundo é MUITO significativo!

3 - De onde veio essa informação? Nunca vi ninguém insatisfeito com o Market, ao contrário dos usuários do iOS que recorrem freneticamente ao jailbreak.

Nem tenho um Android, e não estou nem aí para sua opinião ao meu respeito. Só detesto críticas sem um pingo de fundamento.
PF
Você ganha pra trollar? Não? (é claro que não!) Cruzes!

Quem tem os dois (e outros mais) está rindo à toa pelo fato de você ter só um e estar se gabando. =)

Conheço gente que tem Samsung Galaxy, iPhone e Blackberry e não está nem aí pra qual é 1 segundo mais rápido que o outro, enjoou é só trocar. :D
PF
Em Julho sai o iPhone 5 nos EUA, e por aqui deve chegar em Setembro. Também estou pra comprar um, mas vou esperar pelo 5. :/
@Tito_Reis
Não sei porque tanta briga se no título do post já está escrito toda a verdade, "iPhone dá mais satisfação para consumidores" e que o iPhone é o campeão da categoria.
@brunogdb
Satisfação é claro, pois com essa simplicidade de uso do iOS, a pessoa prefere o iPhone e derivados, por isto eu acho que ele é recomendado para leigos.
@Leonardo_Mellin
E o iPod Touch, apesar de não ser celular, não fica atrás.
@diegonei
E eu sou prático e prefiro meu BlackBerry... Tentei ser geek, mas as garotas pararam de me dar bola. :p

É como o Rodrigo Fante falou alguns comments acima: "A verdade é que ambos sistemas são muito bons, cada qual com seus pontos fortes e fraquezas, vai do gosto do cliente."
Andréa
Androide"loucos". Quando, por um minuto, vocês tiverem um iPhone em mãos, não precisarão escrever tanto prá tentar convencer a vocês mesmos e aos outros sobre o Androide. Tudo vai se resumir num: UAU, O IPHONE É SENSACIONAL. Tudo de bom.
Rodrigo Fante
Amigo, você está distribuindo patada gratuitamente toda hora, como o Thássius bem disse acima pega leve.

Eu sou programador, tenho N gadgets, já testei por muito tempo o Android e hoje tenho um iPhone 4, na minha opinião, para meu uso é melhor.

Como eu disse acima, ambos são equivalentes, cada qual com seu ponto forte e fraco, vai do gosto do cliente, não tem como generalizar geek, ultra geek, salsinha etc.
Rodrigo Fante
A verdade é que ambos sistemas são muito bons, cada qual com seus pontos fortes e fraquezas, vai do gosto do cliente.
Thássius Veloso
Por favor, não briguem. Mantenham a discussão num nível elevado. Os leitores do TB — bem como os editores — agradecem.
Tiago Coimbra Araújo
O iPhone só tem um modelo a cada um ou dois anos, os outros fabricantes dividem os votos em vários modelos. Tambem concordo que os usuários de produtos Apple são "treinados" através das inumeras campanhas de marketing a "não pensar" ou melhor, a achar sempre que os produtos Apple são revolucionários e infinitamente melhores que os outros. Na minha opinião, não troco meu BlackBerry por nenhum outro Smartfone, comecei utilizando o BB Curve 8520, que é o modelo mais simples no Brasil, e desde esse tempo já achava a qualidade e a segurança do sistema muito melhor, sempre achei a duração da bateria melhor, a resistencia ao uso do aparelho melhor, o sistema push e-mail melhor.... Agora, com o lançamento do iPhone 4 e do BlackBerry Torch 9800, confirmei o que já pensava.... Acho os BlackBerrys muito superiores a qualquer Smartfone vendido hoje no mercado, vejo o iPhone como um brinquedinho multimídia que faz ligações (e diga-se ligações de qualidade de sinal não tão boas), já os BlackBerrys, são realmente Smart, prontos para trabalho e entretenimento de primeira qualidade.
Rardgi
Defina ultrageek meu jovem.
---
Você não é geek nem aqui nem ai no seu bairro huahuahuahau. Se enxerga e vá ler mais sobre o Android vai!
@ Já postei vários links sobre o Android dando na cara do iOS e de várias fontes confiáveis e imparciais. Mais um (Estadão):
http://blogs.estadao.com.br/link/navegador-do-android-e-mais-rapido/
Rardgi
Isso é porque você é uuuulllltra geek. Se enxerga e vá ler mais sobre o Android vai!
@ Já postei vários links sobre o Android dando na cara do iOS e de várias fontes confiáveis e imparciais. Mais um:
http://blogs.estadao.com.br/link/navegador-do-android-e-mais-rapido/
hoog
Parece que a diferença é pequena pro segundo e terceiro lugar. Estão chegando lá. Os produtos da Apple são excelentes e vejo mesmo os usuários satisfeitos, mas não servem pra mim. Fico satisfeito com o meu Android.
Fabio
Ambos são ótimos sistemas, apenas cada um tem seu nicho.
Pedro Moisés
Sou ultrageek e prefiro o iOS
Pedro Moisés
Tres coisas:
1 - o teste não foi com o novo Safari
2 - 1s de vantagem, GRANDE VANTAGEM
3 - android market cheia de malware
Alexandre
nao conheco 1 usuario de iphone insatisfeito. a apple fazzzzzz as coisas bem feitas neh
@Gabr1990
Calma calma, tem vários outros tão bons quanto, O Samsung Galaxy por exemplo, ao meu ver tá valendo mais a pena comprar hoje, é um excelente telefone, assim como o Iphone.
Antony
Tendo aqui notícias de tecnologia, esperava um público mais técnico. Todo geek que já colocou as mãos em um Android não troca por nada.
Clóvis
Usuário da Apple é acostumado a racionalizar.

Defeito vira qualidade, recurso que não tem "eu não queria mesmo", configuração inferior "eu não preciso disso tudo", e por aí vai.
Rardgi
Huahuahuaha.. Os ultimos comentários sobre os chorões melhores do mundo desse post é o melhor: http://tecnoblog.net/59594/navegador-do-android-e-mais-rapido-que-safari-do-ios/

Tem gente que (aqui nesse post mesmo) nunca teve nada da Apple e mesmo assim exalta a mesma. O que isso pode ser? Tenho dó e nem ligo mais. Fico só observando os blogs parciais e com credibilidade de verdade publicarem que o Android AMASSOU em mais alguma coisa o iOS.
Isso aqui está ficando deprimente.
O Android amassou na abertura de páginas pela web e aqui, meio que distorceram a notícia http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/03/17/navegador-do-android-e-ate-60-mais-rapido-que-o-do-iphone-diz-estudo/
O Android foi o único que saiu vivo dos ataques do manolos lá e o espaço disso aqui? http://jornalandroid.com/android-sobrevive-ao-pwn2own-temos-smartphones-seguros/ Bah, deprimente!
Luander F. Beltrame
Corrigindo: Se a HTC TEVE..
Luander F. Beltrame
Se a HTC tece 762 pontos ela ficou em terceiro, não em segundo já que a Motorola ficou com 763.
@gui_avila
Biased.

A Apple soh vende Iphone, enquanto o resultado das outras eh espalhado entre todos os seus modelos de smartphone.
Wendell
Sou um usuário do iPhone estou muito satisfeito! [2]

O caso das antenas foi resolvido e, ainda assim, não peguei essa época com o 4.
Vinícius Andrade
quem tem iPhone chegou ao máximo, o topo da pirâmide dos celulares. É o melhor de todos, e quem tem um, não quer trocar. A não ser que seja por um iphone melhor =]
Gabriel Silva
Viva à Apple! Ainda bem que Junho está chegando, e adquirei meu primeiro iPhone!
@Gabr1990
o iPhone é show, o problema é o preço mesmo.

Mas no brasil, quem tem a maior culpa é a tributação da Receita Federal sobre o produto.

Tem alternativas mais baratas que estão valendo mais a pena.
Rardgi
Nunca vi um usuário de iPhone falando mal de seu aparelho mesmo após o caso das antenas e o sabida tirania da Apple.
Difícil existir dissidência no mundo Apple.
Tenho um HTC Desire e estou muito, mas muito satisfeito.
Marcelo Carvalho
Sou um usuário do iPhone estou muito satisfeito!