Início » Aplicativos e Software » Opera 11.10 Beta liberado para download

Opera 11.10 Beta liberado para download

"Barracuda" ganha melhorias na exibição de sites favoritos no Speed Dial.

Avatar Por

Uma nova versão do Opera 11.10 Beta foi liberada para download. Prestes a atualizar um de seus principais produtos, a Opera Software focou-se principalmente na implementação de melhorias que façam desse navegador um dos mais completos da atualidade.

Entre as novidades, o Speed Dial agora não tem mais limite no número de sites favoritos que figuram nessa espécie de “galeria”. De forma similar à do Safari no Mac OS, o browser vai ajustando a janela conforme mais favoritos são adicionados. E ainda há a opção de novos layouts para a imagem de fundo que já existia no Opera, mais ou menos como acontece com a nova página inicial do Google (“nova”: foi apresentada em junho do ano passado).

Para completar as melhorias, o Barracuda (codinome dessa versão) traz quase de fábrica um dos plugins mais usados do mundo. Pois é, a Opera Software decidiu integrar um instalador automático do Adobe Flash ao navegador. Assim que o usuário acessar uma página que depende de Flash, o Opera vai automaticamente baixar e instalar o plugin.


(YouTube)

É bem verdade que a Opera podia incluir o Flash diretamente no navegador, no melhor estilo instalou, pode usar que o Chrome adotou faz algum tempo. Mas eles acharam melhor baixar, até porque assim o plugin está sempre na versão mais recente.

Download | Opera 11.10 Beta (Barracuda)

Particularmente, eu continuo achando que o Opera deixa a desejar como navegador. A versão 10 mostrava-se lenta na minha máquina, o Opera 11 vai pelo mesmo caminho. Enquanto isso, o Chrome continua sendo o meu navegador por opção — é rápido, eficiente e tem sincronização de favoritos, extensões e temas (o que o Opera também). Continuo sendo fiel ao Google. 😛

Atualização em 18.03.2011 às 10h10 | A redação do texto foi alterada para refletir algumas correções acerca do Speed Dial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe
Eu utilizo o Opera desde a versão 7 (acho q mais ou menos desde 2003 ou 2004) e não consigo trocá-lo por outro.
Vou expor minha opinião, mas longe de mim querer impor ele como melhor bronwser, o melhor é aquele que se adequa a sua necessidade.

- Ele não é o que chamamos de leve, mas eu que já o utilizei em diversos hardwares durante esses anos (desde um Pentium 200Mhz com 64MB de RAM até um hardware de hoje), considero ele tão "pesado" quanto qualquer outro browser;

- Para mim ele é rápido, muto rápido. Quando o Firefox e Chrome (que considero ótimos bronwsers) começaram com essa briga de quem tinha melhor algorítmo para navegar mais rápido, o Opera já tinha um algorítmo superior, aperfeiçoado ao passar dos anos, e sempre melhorando a cada nova versão;

- Ele é o mais inovador, tem gente q começa a usar o Opera agora e nem sabe q mta coisa q vem nele hoje q é meio obrigação ter já existia muito antes do Chrome e Firefox tem implementado, e mta coisa q ele traz hj pode ter certeza q será copiado em breve por esses navegadores e virará padrão ter, por exemplo o Speed Dial, o agrupamento de abas, navegação com os botões do mouse, navegação apenas com o movimento do mouse (isso é fenomenal), Opera Turno para conexões lentas, armazenamento de senhas, armazenamento de dados de formulários, etc...

- Acho ele bonito, me sinto bem navegando nele. Ao contrário do q falaram ai, para mim ele é bem organizado e fácil de usar, tem vários atalhos práticos, tanto de teclado quanto no mouse. Só q para alguma pessoas sabe como é neh, se o capim muda de cor a vaca morre de fome..

- O find dele é diferente, a visualização de imagem dele é diferente, o zoom, etc.. Acho tudo mais prático e fácil, só usando para entender.

Eu não sou de fuçar mto a fundo, mas sei q ele tem diversas outras funcionalidades q nunca usei mas parecem ser interessantes: gerenciador de email, gerenciador de torrent embutido, etc..

Por tudo isso não troco ele. Tudo nele funciona muito bem, tão bem quanto no Chorme e no Firefox, mas sinto que o Opera é o pioneiro em mta coisa, mta gente discordará, mas sinto que depois de todos esses anos, ele sempre esteve e está um passo a frente dos "concorrentes".
@vitprado
Então, "em breve" eu volto a experimentar o Opera.
Rafael
Sim mas você consegue lembrar de tudo que está aberto...?
Rafael
Apoio essa pergunta.
Rafael
Não são cumpridas nos outros navegadores, são cumpridas por extensões de terceiros que rodam em cima da API de extensões de outros navegadores.
A API de extensões do Opera vai permitir o que o xMarks está querendo em breve.
Paulo Freitas
O Firefox 4 possui o recurso Switch to Tab da AwesomeBar que permite buscar em todas as abas abertas e obter foco clicando nos resultados. Para facilitar a busca, basta digitar % antes de um trecho do endereço ou título da página a ser buscada. :)
@vitprado
Verdade. Uma pena que essas funções só são cumpridas nos OUTROS navegadores.
Rafael
Não sei como você aguenta (seu cérebro organizando tantas abas).
Rafael
DE NOVO MAIS EXEMPLOS DE COMPLEMENTOS QUE CUMPREM A FUNÇÃO, NÃO DO NAVEGADOR.
Rafael
Cara tô com preguiça de ler seu comentário falido que você se contradiz ao definir "interface"...
@vitprado
PF, você definitivamente não serve como referência! HAHAHAHHAHAHAH

Muito bom esses prints! Seu modo de navegar na internet é BASTANTE diferente, nunca imaginei que alguém fizesse isso! huashuahsuha
Thássius Veloso
Quais atributos fazem do Opera o melhor navegador, a seu ver?
@vitprado
Caro Rafael Caixa ALta, o Xmarks realmente faz isso (no iE, Safari, Chrome e FF - no Opera não).

O Google Toolbar também faz este tipo de sincronização entre o Chrome (nativamente), o Internet Explorer e Firefox.
Caio Furtado
Continua sendo pra mim, o melhor navegador.
PF
Nope, meu Firefox 3.6 também ficava dias abertos. No Firefox 3.6 já havia OOPP (Out-Of-Process Plugins), travava pouco. Aqui trava mais porque sempre uso nightly builds, que em teoria são mais instáveis que versões Alpha (no entanto tenho pouco problemas, ao menos no Linux). :)
PF
chrome://settings/ É interface - o futuro das interfaces dos navegadores, podemos dizer (basta comparar com anos atrás, hoje em dia existem várias páginas internas nos navegadores substituindo janelas).
Essa é a diferença: a do Chrome é amigável, o opera:config do Opera e o about:config do Firefox não são (não para nós, para usuários comuns).
Categorias não adiantam, olha quantas existem. Se separassem as configurações básicas das avançadas, e tornassem a página um pouco mais amigável, ficaria perfeito. Nem precisaria mais da janela de preferências (Ctrl+F12).
É isso do que falo: no lugar de janela de preferências (aquela do Ctrl+F12), mover as configurações para interface web do Opera. Poderiam usar o opera:config para configurações básicas e opera:advanced para o atual opera:config. Eu também gostaria disso no Firefox, fica MUITO melhor. Inclusive no suporte de usuários, uma vez que cada preferência possui uma URI própria, veja este exemplo no Chrome/Chromium: chrome://settings/searchEngines (você vai direto à opção)
André
Se brincar, esse é o problema dele. Se preocupa tanto em não consumir memória que acaba ficando lento.
Rafael
Bem, abriu e fechou...
Rafael
OUTROS NAVEGADORES TAMBÉM NÃO SINCRONIZAM FAVORITOS COM OUTROS NAVEGADORES USANDO SEU PRÓPRIO SINCRONIZADOR, O QUE FAZ ISSO É O XMARKS. ¬¬
Rafael
Achei que você estava falando de INTERFACE.
Se é pra poder configurar tudo (e ainda assim está classificado em categorias) opera:config ¬¬
Ramon Melo
Mas é essa a ideia mesmo! Os programas são gratuitos, não há nada demais em testá-los. E eu costumo separar os sites por assunto, sendo um cada browser (jogos online, redes sociais, sites de notícias, e-mails, downloads, etc), então browser nunca é demais por aqui.

O novo Opera está bastante agradável (não sei como era antes). É ligeiramente mais lento que o Chromium/Chrome, mas existem uma certa facilidade de uso que ainda não explorei completamente. Mas é certamente melhor que o Firefox 3.6.
Vinícius Andrade
Essa "disputa" dos navegadores está dando o que falar... todas as desenvolvedoras estão caprichando muito em seus navegadores, e os beneficiados somos todos nós =]
PF
Hoje em dia, no Firefox 4, num hardware melhorzinho: http://imgur.com/rQimu

Tenho outra sessão com o dobro do tamanho dessa, ainda não dei merge nas duas por preguiça. É divertido brincar com o JSON da sessão, já salvei uma sessão antiga corrompida fazendo isso. :D
PF
Imagens de julho passado, quando o Minefiled ainda não tinha carregamento de abas on-demand (isto é, ira igual ao Firefox 3.6):

http://imgur.com/ROwPN
http://imgur.com/tMdwM
http://imgur.com/9fLhg

Na época eram 514 abas, e pela última imagem dá pra ver que todas foram carregadas. :)
PF
Eu vou abrindo conforme vou achando algo interessante. Nunca tenho tempo de ler tudo, e nisso não fecho a aba. Se eu já li e gostei, coloco nos bookmarks. Se não li, não fecho. E nisso vai aumentando as abas como lembrete de que ainda preciso ver aquilo. :)
Entre 17 de fevereiro e hoje, abri 31369 abas segundo a extensão TabCounter do Firefox. Leio MUITO. :)
@judelawrosa
Claro que o Opera pesa mais que o Chrome, Link + Unite + Mail lá loucamente atualizando, era de se esperar, né?
Thássius Veloso
Eu me pergunto por que alguém abriria 790 abas.
PF
Mostre aí, de boa. Vou mostrar também. :)
PF
4 dias? Aqui fica semanas, meses, só termino uma sessão quando reinicio o note pra atualizar o sistema. O uptime aqui é 100%. :)

Você não lê Ars Technica, Tom's Hardware, PC Magazine, LifeHacker não? (entre tantos outros sites internacionais especializados)
Se lesse saberia que o Firefox, desde a versão 3, é o que menos e melhor consome memória, em todos os testes. Não deveria ser novidade pra ti, isso já faz mais de 2 anos. :)
Turdin
Ah sim, isso não faz mesmo não.

Até porque o sistema de addons do Opera é horrível, e com o MS muito baixo dele ninguém nem anima de fazer =P
PF
2. chrome://settings/ e about:flags :)
1. Para quem usa o Opera desde sempre. Vai obter a opinião de um usuário que nunca viu o Opera na frente. Vejo isto todos os dias. A interface não ajuda. Falta experiência de usuário (UX).
@vitprado
Nem tô. O Opera sincroniza os favoritos ENTRE ele mesmo (¿) mas não entre OUTROS NAVEGADORES.

Se tem fazer isso, eu realmente to mal informado. Não me bate =\
Turdin
LOL, o Opera se não me engano foi UM DOS PRIMEIROS a ter essa função, muito antes do chrome e firefox, voce está bem mal informado em amiguinho?
@vitprado
Não ter solução nenhuma pra sincronizar favoritos (coisa que.. Chrome, Firefox, Safari, IE, todos tem) é, pra mim, um fator muito importante. Não quero saber se tem plugins de terceiros, quartos ou quintos, eu to preocupado com a solução, e isso o Opera não tem.
Turdin
Firefox não se mantém estável quando aberto por 4 dias nem se for só 3 abas ¬¬
Turdin
Não, aqui consigo fazer isso tranquilamente no chrome.
PF
Consumia mais da metade da memória, óbvio!, mas se mantia estável ao longo dos dias. :)
PF
No Chrome, né? Nem 50 abas de vídeos se consegue, ele congela! Já tive uma sessão gigante no Chrome (cento e poucas abas), tive que abrir o arquivo da sessão e pegar os endereços das abas na unha para salvar a sessão. O Chrome nunca mais abriu depois daquele dia, tive que apagar o perfil. Entenda: o Chrome gasta MUITO mais memória em processos separados. É natural que ele não consiga, ele entra em colapso. :)
PF
Não, elas carregam on demand. Se você tem muitas abas, é desperdício de banda carregar todas se você não vai ver todas elas. :)

Mas no Firefox 3.6 eu carregava todas de boa com 600 abas e mantia o navegador aberto por semanas. Com vídeos e tudo mais. :)
Turdin
Abre 200 do Orkut, 200 do twitter, e 390 videos no youtube, se vc conseguir chegar na metade disso vai ser muito.
Rafael
790 abas... E? Vazias?
Rafael
Por que não tem um plugin de terceiros... Tu és um gênio.
Rafael
Mas "ajustar melhor, centro, ajustar e lado a lado" também já existiam como opções para a imagem de fundo... :P
Rafael
rsrs ^^
Rafael
2. Mas o Chrome não deixa você configurar nada...!
1. As preferências do Opera estão super organizadas.
Rafael
Você deve estar reclamando do atraso de 1 segundo pra abrir a página (que é configurável), que faz a impressão de estar lento ao abrir um link em uma nova aba. É uma impressão.
PF
Considerando que o Firefox sempre foi considerado o que menos consome memória desde o Firefox 3, há quase 3 anos, e que ele melhorou ainda mais na versão 4 em relação à 3.6, fica fácil. :)

http://arstechnica.com/open-source/news/2008/03/firefox-3-goes-on-a-diet-eats-less-memory-than-ie-and-opera.ars
http://lifehacker.com/#!396048/speed-testing-the-latest-web-browsers
http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-chrome-opera,2558-4.html
http://lifehacker.com/#!5457242/browser-speed-tests-firefox-36-chrome-4-opera-105-and-extensions
André
Seu perfil não é comum, pode ter certeza. E, dentro do comum, fica difícil pro Firefox.

Ah, claro, ao meu ver.
PF
Tenta abrir mais de 100 depois você me fala. :D
Conseguiu? Tenta 500. Conseguiu? Tenta 1000. Conseguiu? Tenta 2000. ;)
Estou com 790 abas neste perfil do Firefox 4 e ele não está usando nem 1MB por aba. Não carreguei as 790 quando abri. :)
PF
O meu é maior que o teu! -.-
PF
São produzidos pela concorrência, mas possuem código-fonte PÚBLICO. É óbvio que a Google vai ganhar no V8 e a Mozilla no Kraken, mas se você vai bem no SunSpider (também público) e muito mal nos outros, é sinal que você melhorou sua engine baseado num só fator, e não em vários - para subir nestes três testes juntos, você precisa de um trabalho muito mais árduo.
O SunSpider é produzido pela equipe do WebKit, que não deixa de ser concorrência também, já que alguns funcionários da Google trabalham diretamente na engine.
Esse último teste da PCMagazine mostra bem isso, Chrome, Firefox e Opera subindo nos 3, enquanto o IE foi ao topo de um e continuou comendo poeira nos outros.
Thássius Veloso
Rafael, Turdin, Pedro e @arthurfreitas:

Eu chequei agora há pouco com a Opera Software. É verdade, a imagem de fundo já existia, ela só foi melhorada com novos layouts e até 5 colunas na janela.

Obrigado pelo alerta. O texto foi alterado para corrigir esse engano.
Thássius Veloso
Eu nego.
Thássius Veloso
Não estou defendendo a empresa, mas talvez a MS não divulgue os resultados do Internet Explorer 9 no Kraken e no V8 justamente porque esses testes são produzidos pela concorrência.
Alexandre
tah dificil de mudar do crome no desktop. acho que vale dar uma testada na versao pra android.
Mike Metralha
Aliás, só corrigindo meu comentário anterior, no Android ele roda como uma manteiga. Enfim...
Gabriel Bemfica
Não acho o Opera lento, não. Uso o RockMelt, mas, nas poucas vezes em que uso o Opera, ele é bem tranquilo, sem travamentos ou lentidão. Já o Firefox, meu antigo browser... Pesado e lento. Estou com mais de 20 abas abertas no RockMelt e ele tá usando menos memória do que o Firefox com 6.
Gabriel Bemfica
Se for assim eu já posso abrir uma loja, tenho 8 browsers na minha dock (se for contar o Firefox beta e o Symphony)! E tou atrás de mais, sou viciado em testar navegadores diferentes :P
Gabriel Bemfica
Idos tempos de Mosaic e Netscape... Pera lá, quem usava Mosaic antes dele virar o IE, por Deus?
Rafael R
Credo, detesto o Chrome, é feio, tosco, não gosto. Sou 1000 vezes o Opera, o melhor que existe!
Ramon Melo
Baixei, nem que seja só para vir falar mal depois aqui no TB.

Browser é que nem camisinha, é sempre bom ter um reserva!
@arthurfreitas
Essa opção existe desde a versão 10.5, se não me engane.

Eu uso o Opera desde a versão 6. E ele continua sendo o padrão no Windows 7 (acho ele mais integrado ao sistema que o próprio IE, não o 9).

Agora, no Mac eu não uso tanto por causa da interface. Só quando preciso depurar algo mesmo. Se não fico com o Safari.
PF
E que ninguém nunca usou. Ou seja, é lenda. :)
Pedro
Eu uso imagem de fundo no speed dial há mais de um ano.
Pedro
Deixa a desejar? ... lento?

Credibilidade zero por denegrir o melhor navegador que já existiu.
PF
Falando em preferências, creio que o Chrome acertou em cheio e criou uma nova tendência (algo que eu já havia me perguntado no passado do porquê não ser assim) que estará presente tanto no Firefox como no Opera futuramente: interface web no lugar de janela. Fica mais prático e acessível, pois você pode criar URIs únicas que apontem diretamente para um determinada preferência.

Creio que a tendência é que cada vez mais os navegadores passem a eliminar as janelas/caixas de diálogo em favor da interface web. O Firefox já começou eliminando as caixas de diálogo para mensagens de alerta e entrada de dados, que agora são exibidas na própria página e não interferem nas outras abas (o Opera já não interfere há um bom tempo, mas usa o esquema de caixa de diálogo).
PF
Por opções entenda preferências, escolhi a palavra errada.

As preferências avançadas (principalmente) são de assustar, parecem mal distribuídas, inacessíveis; eu já fiquei perdido.
PF
Eu diria um: a interface dele é confusa! Menus, opções, etc. É bonito, mas confuso.
PF
O Opera não é o mais rápido atualmente, mas está pegando carona com o Chrome e Firefox e deixando o IE e seu marketing enganador para trás junto com o Safari: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2349495,00.asp
A Microsoft se vangloria de colocar o IE9 no topo do SunSpider, enquanto no V8 e no Kraken o navegador patina. Isso demonstra algo claro: o navegador foi atualizado com base no SunSpider apenas. As outras fabricantes estão usando todos os testes como parâmetro, e com o Opera não foi diferente: ele saltou no SunSpider, V8 e Kraken na edição 11. Os resultados da PC Magazine são praticamente os mesmos de outros sites, vale dizer.

No entanto, em aceleração de hardware, onde a Microsoft diz liderar sozinha, o Opera já alcançou, ainda que o WebGL não funcione corretamente: http://downloadsquad.switched.com/2011/03/01/opera-enables-hardware-acceleration-matches-ie9-beats-firefox/

Enfim... Estamos presenciando mais um capítulo da guerra dos navegadores, desta vez com Chrome, Firefox, Opera e IE, com o Safari meio que de fora. :P
@vitprado
O Chrome além de sincronizar os favoritos com as contas Google, tem o plugin do Xmarks (que além de sincronizar também cria vários pontos de restauração dos favoritos durante o dia). O Ópera, até onde eu sei, não tem sincronismo com outros navegadores e nem plugins pro Xmarks.

Só este fato já torna o navegador, no máximo, uma terceira opção. Ou seja... uso 1 vez no ano.
@brunogdb
Eu também, porém, há dias e horas que o Opera faz o que o Thássius diz...
Turdin
Já tinha mesmo, nos 3 meses testando o Opera ( que tiveram que acabar por problemas com o navegador ) eu usava plano de fundo...
Thássius Veloso
Nunca verifiquei o quanto de memória o Opera usa na minha máquina. O que eu sei é que a resposta do navegador às ações que eu executo é muito vagarosa se comparada à do Chrome. Esse é um dos motivos que me fazem continuar usando o browser do Google.
Rafael
É fanboyzismo do Thássius. :D
Thássius Veloso
Não é o que o comunicado oficial da Opera Software sobre esse assunto diz.
Rafael
Quer dizer o motivo?
Rafael
Gente vamos criar um meme ADVICE NERD:
TER 4 GB DE RAM -> QUERER QUE OS PROGRAMAS USEM O MENOS POSSÍVEL MESMO NÃO OCUPANDO O RESTO COM OUTRA COISA.

Agora a explicação, por Haavard da Opera Software: o Opera se adapta a quanta RAM seu sistema tem, se tem muita ele usará mais, com o fim de aumentar o desempenho. Se tiver pouca RAM usará menos.
Rafael
Ctrl + Shift + B... Exibir > Classificar Pela Minha Ordem.
Rafael
Nossa, a opção de por imagem de fundo já tem há muito tempo Thássius, até antes da imagem da opção de por fundo no Google que eu me lembre...
Felipe Autran
Uso o Opera e o Chrome. Os dois são bons navegadores, mas acho muito estranho dizer que o Opera é lento. Aqui ele responde bem mais rápido que o Chrome.
Mike Metralha
Todas minhas tentativas de utilizar o Opera foram frustradas pela lentidão nos computadores em que o instalei. Até o Opera Unite, que me chamou atenção no início perdeu o tesão.
Ermeson
Eu já tentei usar esse navegador, porém eu não consigo gostar dele.
Aqui Google Chrome é o patrão ou melhor padrão;)
Gilson
Pois é o Ópera sempre foi o mais rápido pra mim, mas sinto falta de extensões/plugins melhores...
@gabrielcastro30
Eu uso o Opera desde o 7.10....nunca senti ele lento ou algo parecido, ja testei outros Browsers como Chrome,Safari,Firefox e IE (esse eh café com leite) e, pra mim, nada supera o Opera. Como Browser eh Igual Religião....nem eh muito vantajoso ficar discutindo
Thássius Veloso
Tecnologia é assim. O navegador que deixa a desejar na minha máquina é o que melhor lhe atende. Ainda bem que são várias as opções de browser nos dias de hoje.
Denis
Aqui também ele continua sendo o mesmo Opera de sempre aqui no meu pc bem lento perto do Chrome e com alto consumo de Ram.
1renatofelix
Aqui no meu PC o Opera é o navegador que fica mais veloz e leve, não troco ele por nenhum, o Chrome chega perto mas ainda assim o Opera leva vantagem na minha opinião por rodar bem em PC's modestos como o meu.

Boa matéria cara, valeu.
Abraços.
Dan
Eu nao achei o opera pesado aqui; só tenho uma bronca com ele: os favoritos ficam em ordem alfabética em vez de colocar na ordem que a pessoa adiciona ele.
Thássius Veloso
A interface é a mesma do Opera 11 versão estável.
Guilherme Carlos
Poxa! Falta colocar a foto do navegador, não do instalador