Início » Aplicativos e Software » Opera 11.10 Beta liberado para download

Opera 11.10 Beta liberado para download

"Barracuda" ganha melhorias na exibição de sites favoritos no Speed Dial.

Avatar Por

Uma nova versão do Opera 11.10 Beta foi liberada para download. Prestes a atualizar um de seus principais produtos, a Opera Software focou-se principalmente na implementação de melhorias que façam desse navegador um dos mais completos da atualidade.

Entre as novidades, o Speed Dial agora não tem mais limite no número de sites favoritos que figuram nessa espécie de “galeria”. De forma similar à do Safari no Mac OS, o browser vai ajustando a janela conforme mais favoritos são adicionados. E ainda há a opção de novos layouts para a imagem de fundo que já existia no Opera, mais ou menos como acontece com a nova página inicial do Google (“nova”: foi apresentada em junho do ano passado).

Para completar as melhorias, o Barracuda (codinome dessa versão) traz quase de fábrica um dos plugins mais usados do mundo. Pois é, a Opera Software decidiu integrar um instalador automático do Adobe Flash ao navegador. Assim que o usuário acessar uma página que depende de Flash, o Opera vai automaticamente baixar e instalar o plugin.


(YouTube)

É bem verdade que a Opera podia incluir o Flash diretamente no navegador, no melhor estilo instalou, pode usar que o Chrome adotou faz algum tempo. Mas eles acharam melhor baixar, até porque assim o plugin está sempre na versão mais recente.

Download | Opera 11.10 Beta (Barracuda)

Particularmente, eu continuo achando que o Opera deixa a desejar como navegador. A versão 10 mostrava-se lenta na minha máquina, o Opera 11 vai pelo mesmo caminho. Enquanto isso, o Chrome continua sendo o meu navegador por opção — é rápido, eficiente e tem sincronização de favoritos, extensões e temas (o que o Opera também). Continuo sendo fiel ao Google. 😛

Atualização em 18.03.2011 às 10h10 | A redação do texto foi alterada para refletir algumas correções acerca do Speed Dial.