Google Instant não funciona no Opera

Recurso lançado no ano passado não funciona no navegador.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:34

Em setembro do ano passado, o Google colocou no ar uma nova tecnologia que afeta diretamente a sua página inicial. Com o Google Instant, o usuário coloca o cursor de texto em cima da caixa de pesquisa. Ao começar a digitar, o Google imediatamente começa a carregar resultados para aquilo que já foi escrito.

Tudo muito bonito, tudo muito prático. Deveria funcionar em qualquer navegador moderno. Entretanto, os incautos usuários de Opera não têm acesso ao Google Instant, meses depois do recurso ser implementado.

Por que, hein Google?

De acordo com a CNET News, a resposta oficial da empresa para essa situação é que o Opera não oferece recursos suficientes para habilitar o Google Instant nele. “Nós encontramos algumas barreiras técnicas que temporariamente nos impedem de disponibilizar o Instant para Opera”, afirmou a empresa.

Chrome 10 Beta: Google Instant funciona perfeitamente

O Google Instant funciona perfeitamente no Google Chrome, no Firefox 4 e no Internet Explorer 9. Para testá-lo, internautas brasileiros devem abrir a página inicial do Google e clicar em “Google.com in English”, visto que essa tecnologia atualmente só funciona para usuários americanos.

Ao abrir a mesma página no Opera 11, o que temos é o que a imagem abaixo confirma. Nada de Instant, nada de começar a digitar e automaticamente o serviço de busca fornecer alguns resultados.

Opera 11.10 Beta: nada de Google Instant

O mais curioso é que uma simples mudança nos ajustes do Opera faz com que o navegador abra o Instant normalmente.Para tanto, é só fazer o browser fingir ser outro aplicativo, um que aceite o Instant normalmente. Basta ir em Menu > Configurações > Preferência Rápidas > Editar Preferências do Sítio. Depois disso, ir à aba Ligações e marcar o site google.com para identificar o navegador como sendo o Firefox.

Pronto, Google Instant em funcionamento! Será que o Google tem certeza de que “barreira técnicas” impedem o Opera de tirar proveito desse recurso, que não é mais tão novo assim?

Opera 11.10 Beta fingindo ser Mozilla Firefox: lá está o Google Instant | Clique para ampliar

Eu entrei em contato com a Opera Software, diretamente na Noruega, para ver o que a empresa pensa a respeito disso. “Nós acreditamos que suportamos mais do que o necessário para que o Instant funcione no Opera. Ficaremos felizes em fornecer assistência a eles [a equipe do Google] rapidamente se isso for o que eles precisam”, declarou Jan Standal, vice-presidente de produtos para desktop da Opera Software, ao Tecnoblog.

Enquanto isso, os usuários do Opera continuam sem algo tão banal. Justo o Opera, que tradicionalmente implementa recursos de vanguarda antes de todo mundo.

Download | Opera
Baixatudo | Opera

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados