Início » Internet » Google Instant não funciona no Opera

Google Instant não funciona no Opera

Recurso lançado no ano passado não funciona no navegador.

Avatar Por

Em setembro do ano passado, o Google colocou no ar uma nova tecnologia que afeta diretamente a sua página inicial. Com o Google Instant, o usuário coloca o cursor de texto em cima da caixa de pesquisa. Ao começar a digitar, o Google imediatamente começa a carregar resultados para aquilo que já foi escrito.

Tudo muito bonito, tudo muito prático. Deveria funcionar em qualquer navegador moderno. Entretanto, os incautos usuários de Opera não têm acesso ao Google Instant, meses depois do recurso ser implementado.

Por que, hein Google?

De acordo com a CNET News, a resposta oficial da empresa para essa situação é que o Opera não oferece recursos suficientes para habilitar o Google Instant nele. “Nós encontramos algumas barreiras técnicas que temporariamente nos impedem de disponibilizar o Instant para Opera”, afirmou a empresa.

Chrome 10 Beta: Google Instant funciona perfeitamente

O Google Instant funciona perfeitamente no Google Chrome, no Firefox 4 e no Internet Explorer 9. Para testá-lo, internautas brasileiros devem abrir a página inicial do Google e clicar em “Google.com in English”, visto que essa tecnologia atualmente só funciona para usuários americanos.

Ao abrir a mesma página no Opera 11, o que temos é o que a imagem abaixo confirma. Nada de Instant, nada de começar a digitar e automaticamente o serviço de busca fornecer alguns resultados.

Opera 11.10 Beta: nada de Google Instant

O mais curioso é que uma simples mudança nos ajustes do Opera faz com que o navegador abra o Instant normalmente.Para tanto, é só fazer o browser fingir ser outro aplicativo, um que aceite o Instant normalmente. Basta ir em Menu > Configurações > Preferência Rápidas > Editar Preferências do Sítio. Depois disso, ir à aba Ligações e marcar o site google.com para identificar o navegador como sendo o Firefox.

Pronto, Google Instant em funcionamento! Será que o Google tem certeza de que “barreira técnicas” impedem o Opera de tirar proveito desse recurso, que não é mais tão novo assim?

Opera 11.10 Beta fingindo ser Mozilla Firefox: lá está o Google Instant | Clique para ampliar

Eu entrei em contato com a Opera Software, diretamente na Noruega, para ver o que a empresa pensa a respeito disso. “Nós acreditamos que suportamos mais do que o necessário para que o Instant funcione no Opera. Ficaremos felizes em fornecer assistência a eles [a equipe do Google] rapidamente se isso for o que eles precisam”, declarou Jan Standal, vice-presidente de produtos para desktop da Opera Software, ao Tecnoblog.

Enquanto isso, os usuários do Opera continuam sem algo tão banal. Justo o Opera, que tradicionalmente implementa recursos de vanguarda antes de todo mundo.

Download | Opera
Baixatudo | Opera

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Charles Cunha
Só concluindo, vejam esses vídeos que criei mostrando algumas funções do Opera e concluam por si só se vale a pena brigar pra ter essa função no Opera, ou melhor, ter motivo para usar outro navegador que não seja o Opera: http://migre.me/5eGzE
Douglas Charles Cunha
Se alguma coisa não funciona no Opera é porque não presta. Thássius Veloso, INCAUTOS são os usuários dos outros navegadores. Respeite os operários. Conheça melhor o Opera para você aprender quem tem cautela. Opera é muito mais seguro que o resto.
Rafael
mimimi
Ibraim
Preconceito maior é com o Brasil, que nem Instant tem.
Thássius Veloso
Agora sim. Obrigado. =)
fatecano
Thássius, está funcionando ai? Aqui está normal! http://i1094.photobucket.com/albums/i447/fatecano/Public/opera_01.jpg http://i1094.photobucket.com/albums/i447/fatecano/Public/opera_02.jpg http://i1094.photobucket.com/albums/i447/fatecano/Public/opera_03.jpg http://i1094.photobucket.com/albums/i447/fatecano/Public/opera_04.jpg
fatecano
Que estranho, tentei postar isso duas vezes e tive que digitar tudo novamente porque o tal do Opera não recuperou o que eu já tinha feito. Nas duas deram errado e eu já tinha até desistido de escrever. Fique conferindo de tempo em tempo para ver se tinha publicado, mas nada. Agora resolveu aparecer? Aff ... Entãooo ... vou arranjar outro serviço e coloco aqui. Valeu por informar! ;)
Ramon Melo
Não tive este problema não, o Opera funcionou comigo desde o início. Ele é ligeiramente mais lento que o Chromium, mas considerando que 70% do mercado ainda usa Safari, Firefox e IE, não parece ser algo determinante não. Acredito que o grande problema do Opera seja falta de marketing mesmo, já que, no mundo mobile, o Opera é, de longe, o navegador mais usado.
Ramon Melo
Para mim, funciona normalmente desde a instalação, não fiz nenhuma alteração no Opera 11.
Ramon Melo
Francamente, ninguém deixa de usar um navegador por causa de um detalhe tão pequeno como esse. Acredito que algum programador tenha desligado essa opção para fazer algum teste e, depois, tenha se esquecido de ativá-la novamente.
Thássius Veloso
fatecano, permita fazer um pedido: utilize outro serviço de armazenamento de imagens. O ImageShack tem uma baita implicância com URLs terceiras... Vai ter leitor que não conseguirá ver as imagens (eu mesmo não consegui).
JoseRenan
Aprendi a fazer isso pq o Google imagens ainda apresenta os resultados que nem antigamente..
fatecano
Entendo o que você disse porque também passei por isso. Embora tenha várias vantagens frente aos concorrentes, sempre o achei estranho de usar. Sei lá, não me agradava! Mas ai vi que ele foi avaliado pela Symantec como o mais rápido em solução de problemas e fiquei aqui imaginando: "boomm, se ele é menos usado, então é menos visado também .. ou seja, imagino que eu vá ficar menos exposto usando algo que pouca gente usa.." MORAL DA HISTÓRIA: me enfiei de cabeça por alguns dias para ver se conseguia me adaptar! Nos primeiros dias foi terrível, mas ontem a noite fiz as minhas primeiras personalizações e já mudei totalmente minha visão do programa! Organizei meus feeds, favoritos, já instalei alguns plugins (Google Tasks, Mini Wolfram Alpha, Dropbox, Translator, TwitterOK, Unit Converter, Instapaper, WOT e LastPass), coloquei minhas trocentas anotações que estavam em bloco de notas, ativei a sincronização automática (jutamente com o Opera Mini do Android) e dei uma caprichada no visual. Vou mostrar aqui para a galera como está ficando: http://img135.imageshack.us/img135/1423/opera03.jpg http://img860.imageshack.us/img860/9276/opera02.jpg http://img26.imageshack.us/img26/1430/opera01.jpg Se quiserem comentar, fiquem à vontade!
Patrick
Se tivesse esquecido não teria bloqueado o recurso na cara-dura, quando claramente funciona.
fatecano
Thássius, eu uso o Opera 11.01 no Ubuntu 10.04 32 bits e aqui o instant funciona normalmente. Acabei de entrar no menu Ferramentas > Preferências rápidas > Editar preferências do site > Redes > Indeficação do navegador e a opção que está ativada é Identificar-se como Opera. Já fiz algumas customizações aqui no meu Opera, mas nunca alterei o user agent dele.
Exibir mais comentários