Início » Celular » Facebook compra Snaptu para marcar presença em mais aparelhos

Facebook compra Snaptu para marcar presença em mais aparelhos

Rede social está interessada nos acessos provenientes de dumb phones.

Avatar Por

Domingo foi um dia de negócios intensos para uma empresa lá de Israel. A Snaptu, que desenvolve uma plataforma para aplicativos de serviços populares na web, como o Twitter, foi comprada por ninguém menos que o Facebook. O valor do negócio não foi revelado: há quem diga que foi na casa dos 40 milhões de dólares, enquanto outros observadores acreditam na hipótese de 70 milhões. Nada confirmado.

Lembro dos meus tempos de tuitagem moleque, de várzea, quando ainda usava o Nokia E71 em uma

Snaptu cria interface agradável para Facebook (imagem: reprodução/snaptu.com)

famigerada rede 3G no Rio de Janeiro. Não havia um aplicativo para microblog decente, então sempre recorria ao Snaptu. O curioso é que o aplicativo acaba se mostrando mais como um navegador pré-ajustado para ler o código do Twitter de forma diferenciada, tornando-o mais agradável no aparelho.

E é bem isso o que o Snaptu faz. A empresa por trás da plataforma afirma que seus serviços estão acessíveis em mais de 2.500 feature phones. Ou seja, aqueles celulares com alguns recursos a mais, como a conectividade por meio do HSDPA, mas que estão longe de ser um Motorola Defy ou um N900.

“Nós teremos atualizações no Snaptu em breve, e vamos trabalhar intensamente para oferecer um aplicativo de Facebook mais rico e mais avançado em virtualmente qualquer celular.” — Afirmou a Snaptu em um comunicado publicado em seu blog corporativo.

O trabalho desenvolvido atualmente pelo Snaptu se coaduna com os interesses do Facebook. Embora esteja presente com bons aplicativos no iOS, no Android e no BlackBerry, a empresa ainda precisa marcar seu território em todos os demais aparelhos que não têm uma grande e poderosa plataforma por trás. Para tanto, pretendem usar toda a expertise do Snaptu ao longo dos anos. Nada mais justo.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LarinhaDiz
sabe de outros aplicativos que rodam o Twitter?
@gustavoamigo
Não recomento, veja só a minha história com o Defy. Adquiri o aparelho Motorola Defy no final de novembro o ano passado (30/11/2011). Quase 3 meses depois, o alto-falante do aparelho parou de funcionar. Levei no suporte no dia 22/02/2011, 3 semanas depois no dia 14/03/2011, fui buscar o aparelho. O defeito original havia sido resolvido, mas o aparelho apresentava outro problema, a tela touchscreen, na parte inferior, estava com problemas. O problema era tão grave e óbvio que era impossível usar o teclado virtual do aparelho. Fiquei com a impressão de que haviam substituido o aparelho por um outro recondicionado. De fato, na Ordem de Serviço do suporte da Motorola há um aviso - "(v) eventualmente poderão ser utilizadas peças recondicionadas no reparo do aparelho". n Retornei o aparelho ao suporte no mesmo dia. Após duas semanas, no dia 28/03/2011, fui buscar o aparelho. Por incrível que parece, o laudo dizia que não havia falha, apenas reinstalaram o software do celular. Retornei o aparelho ao suporte e requisitei a substiuição do aparelho para um novo. Agora, o suporte da Motorola alega que não pode fazer a substituição porque não fez o laudo do aparelho, só que a mesma Motorola que faz este laudo. Hoje é dia 04/04/2011 e estou sem o celular há mais de um mês. Estou completamente frustrado com o suporte da Motorola. Pesquisando pela internet, vi que há vários outros usuários que tiveram problemas com este mesmo modelo de celular. Por isso digo, não recomendo comprar este aparelho, acredito que a Motorola errou a mão nele, e a qualidade do suporte deixa a desejar.
Gabriela
Só espero que eles não tirem os demais sites do snaptu... Ele é minha salvação no meu bom e velho nokia5200.
Caio Alexandre
E não vai dar pra xingar muito o Facebook pelo Twitter. rá :(
Caio Furtado
O feature phones agradecem!
Caio Alexandre
Imagino se tirarem o suporte ao Twitter, de onde eu vou twittar do meu pobre S40?
Rafael
Maneiro.
@brunogdb
Quando eu paro de usar o Snaptu vem isso '-'
@LucasRTech
Eu uso Snaptu no meu Samsung Star GT-S5230, o aplicativo é muito bom, só precisa melhorar na compartilhamento de publicação de fotos que só pode ser tirada direto da câmera do aplicativo. Não fica bom! Aguardo mais atualização não só para Facebook mas também para Twitter. :)
Bestknighter
O Snaptu funciona até em iChina (o meu celular é um HiPhone Fly-Ing F003). Por incrível que pareça. E funciona perfeitamente, sem falar que é o melhor app para rede social que funciona direitinho nele. Se parar de funcionar eu vou xingar muito o facebook.
@FabioMacielPE
Se o facebook tirar o twitter do snaptu, vai ser considerada empresa inimiga da sociedade.
@pri_barros
É, isso é... Mas o Gravity é tãoooo melhor, que o fato de ser pago vira mero detalhe, na minha opinião.... E gratuitos pra twitter ainda tem o Trill, Twimgo e outros...
Rafael The Mist
Opa, meu Symbian agradece! +1 Embora eu não o use com o Twitter. Na verdade, nem uso o Twitter. Uso o Snaptu apenas para ler alguns feeds de notícias. Inclusive li essa notícia da compra através de um "concorrente" do Tecnoblog. hehehe.
Olavo
Poderiam ter traduzido o virtually por praticamente.
Thássius Veloso
Até onde sei, o Gravity é pago, enquanto o Snaptu segue gratuito.
Exibir mais comentários