Início » Aplicativos e Software » Chrome passa por força-tarefa para ficar mais leve

Chrome passa por força-tarefa para ficar mais leve

Arquivo de instalação do Chrome 10 tem 26,2 MB.

Avatar Por

O Google Chrome é um exemplo de navegador que ganhou seu espaço no mercado rapidamente. Ele é rápido, estável e agradável de usar (isso na minha humilde opinião, naturalmente). Porém está com um problema complicado: seu excesso de peso. O Google iniciou uma verdadeira força-tarefa para tentar diminuir o tamanho do instalador do navegador.

Essa constatação não é muito difícil de ser feita. Lá em maio de 2009, quando o Chrome 1.0 foi lançado em sua versão final, o tamanho do binário do browser era de 9,0 MB. Razoável, ainda mais para um navegador iniciante. A barreira dos 10 MB foi rompida em outubro de 2009, quando Chrome 3.0 surgiu pesando 11,2 MB. Quem disse que parou por aí? O Chrome 6.0 finalmente bateu os 20 MB, em setembro de 2010.

Em apenas dois anos, os binários do Google Chrome praticamente triplicaram de tamanho. Isso há de parar. Os motivos que fazem o pessoal por trás do Chromium, o projeto de código livre que mantém o Chrome atualizado, são basicamente dois.

Chrome 10: pesado mais com 26,2 MB

Primeiro de tudo, o Chrome é muitas vezes distribuído com outros aplicativos instalados, em “pacote”. Se o navegador fica grande demais, atrapalha essa distribuição. E, em segundo lugar, quanto maior o browser está, mais complicado é de baixa-lo em localidades onde a banda larga não é exatamente abundante. É o caso da Índia, onde o Chrome vai muito bem, mas não pode abusar da boa vontade de quem só tem dial-up à disposição.

O foco da força-tarefa é diminuir o arquivo de instalação para Windows. Contudo, o pessoal do Chromium está ciente de que a diminuição no tamanho dos binários provavelmente refletirá numa melhoria do Chrome para Linux e Mac.

Atualmente, o Chrome 10 depende de um download de 26,2 MB. O Firefox 4, seu principal rival, está pesando apenas 12 MB  (menos que a metade). Podemos esperar um belo embate nos próximos meses, pois.

Download | Chrome
Baixatudo | Chrome

Com informações: CNET News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

daniel colider
melhorou bastante ,o Firefox também é muito bom briga boa e sadia gostei mais do Chrome isso sim é dar um passe pro futuro com brigas intelgentes
Rafael
O problema é que nas "comparações" o Opera não é citado.
Rafael
1. Só apresentei fatos. 2. Não posso achar que o Opera é o menos pior?
Kelven Santos
Pra mim não importa o tamanho do instalador, mais sim, a quantidade de memoria consumida durante a execução do programa...E nisso o firefox não mudou em nada, continua atrás do Chrome!! Uso ele e não abro mão!!
Gabriel Bemfica
No Mac OS, o Chrome é ainda maior: 36,5MB. Porém, o Firefox 4 não fica muito atrás, com 27,9MB.
Gabriel Bemfica
É um leitor, mas não é o mais importante. As estatísticas de uso de navegadores são coletadas continuamente, e, se o Opera é menos utilizado, a culpa é do TB, agora? O RockMelt tem uma parcela ainda menor, e eu não reclamo que falam pouco dele aqui no TB. Por falar nisso, o Opera é um dos navegadores com mais destaque aqui no site, sempre que anunciam alguma novidade (por exemplo, quando ele virou o primeiro navegador disponível na Mac App Store), é noticiado aqui. Então deixa de frescura, get a life.
Ramon Melo
Porque a Google enfiou alguma coisa na configuração do Chrome que acabou dando esse problema. Li em algum lugar que tem como dar um jeito nisso, mas instalar o Chromium pela Central de Programas do Ubuntu me pareceu mais fácil. Instala ele a partir do repositório, é idêntico à versão da Google, compatível com as mesmas extensões e ainda reconhece o Ubuntu!
@matheusortiz
Sou um grande admirador dos dois navegadores citados no post. Só acho que o Chrome poderia ter um instalador OFF de mais fácil acesso, assim como o Firefox. :)
Paulo Freitas
E depois você não é fanboy, né? Ah tá. :)
Paulo Freitas
Estou de saída agora, vê se ajuda a entender: http://en.wikipedia.org/wiki/Code_bloat http://en.wikipedia.org/wiki/Software_bloat Qualquer coisa eu melhoro a resposta depois. :)
Caio Alexandre
E o Firefox tem 11,4 MB. O Chrome só fica perto do IE no tamanho do instalador. O IE 9 tem 36,8 MB.
Caio Alexandre
É assim mesmo. Ele abre um processo pra cada guia. Assim, se uma guia parar de funcionar, o resto do navegador não é prejudicado. ;)
Rafael
Ainda mais dizer "os leitores do TB" como se eu não fosse um leitor...
Rafael
Desculpa não posso fazer nada se você tem cegueira parcial...
Rafael
Não sou fanboy como vocês pensam... Se fosse o caso de outro navegador sem ser o Opera fosse o menor eu ia avisar assim mesmo. Mas é quase impossível de eu vim defender outro navegador, a Opera Software praticamente inventa tudo primeiro, faz o navegador menor, mais veloz... O que eu posso fazer?
Exibir mais comentários