Início » Software » Chrome passa por força-tarefa para ficar mais leve

Chrome passa por força-tarefa para ficar mais leve

Arquivo de instalação do Chrome 10 tem 26,2 MB.

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google Chrome é um exemplo de navegador que ganhou seu espaço no mercado rapidamente. Ele é rápido, estável e agradável de usar (isso na minha humilde opinião, naturalmente). Porém está com um problema complicado: seu excesso de peso. O Google iniciou uma verdadeira força-tarefa para tentar diminuir o tamanho do instalador do navegador.

Essa constatação não é muito difícil de ser feita. Lá em maio de 2009, quando o Chrome 1.0 foi lançado em sua versão final, o tamanho do binário do browser era de 9,0 MB. Razoável, ainda mais para um navegador iniciante. A barreira dos 10 MB foi rompida em outubro de 2009, quando Chrome 3.0 surgiu pesando 11,2 MB. Quem disse que parou por aí? O Chrome 6.0 finalmente bateu os 20 MB, em setembro de 2010.

Em apenas dois anos, os binários do Google Chrome praticamente triplicaram de tamanho. Isso há de parar. Os motivos que fazem o pessoal por trás do Chromium, o projeto de código livre que mantém o Chrome atualizado, são basicamente dois.

Chrome 10: pesado mais com 26,2 MB

Primeiro de tudo, o Chrome é muitas vezes distribuído com outros aplicativos instalados, em “pacote”. Se o navegador fica grande demais, atrapalha essa distribuição. E, em segundo lugar, quanto maior o browser está, mais complicado é de baixa-lo em localidades onde a banda larga não é exatamente abundante. É o caso da Índia, onde o Chrome vai muito bem, mas não pode abusar da boa vontade de quem só tem dial-up à disposição.

O foco da força-tarefa é diminuir o arquivo de instalação para Windows. Contudo, o pessoal do Chromium está ciente de que a diminuição no tamanho dos binários provavelmente refletirá numa melhoria do Chrome para Linux e Mac.

Atualmente, o Chrome 10 depende de um download de 26,2 MB. O Firefox 4, seu principal rival, está pesando apenas 12 MB  (menos que a metade). Podemos esperar um belo embate nos próximos meses, pois.

Download | Chrome
Baixatudo | Chrome

Com informações: CNET News.