Início » Aplicativos e Software » Novo beta do Chrome pode ouvir você falar

Novo beta do Chrome pode ouvir você falar

Avatar Por

A versão de beta do Chrome é uma espécie de laboratório em larga escala do Google. Eles testam diversas novas características para saber se devem ou não implementá-las posteriormente na versão estável do navegador, usando como base o grande número de usuários que enviam feedback. Essa semana, como de costume, ele ganhou novas funções por meio de uma atualização. Graças ao poder do HTML5 o Chrome agora pode ouvir quando você falar.

Diferente do que acham os paranoicos por teorias da conspiração, o Google não vai passar a gravar todas as conversas de usuários do Chrome beta, não é assim que o recurso funciona. Ao abrir uma página com a capacidade de detectar voz, o Chrome vai pedir permissão para usar o microfone do computador, gravar o que for detectado e enviar para o servidor especificado na página para que ele então traduza o áudio em palavras. Simples assim. Se você já tem o novo Chrome beta, pode até testar esse recurso nessa página, que foi usada para produzir a screenshot acima.

Baixar | Google Chrome Beta
BaixaTudo | Google Chrome Beta

A detecção de voz ocorre graças ao HTML5, que tem uma API específica para esse fim. Obviamente o recurso ainda depende da sua implementação nos sites, então se você é um desenvolvedor web e quer permitir que seus usuários conversem com suas páginas, hora de começar a fuçar os códigos dessa API. Além do recurso de reconhecimento de voz, a nova versão de testes do Chrome também passou a suportar aceleração 3D de CSS via hardware e traz com ela o novo ícone do navegador anunciado na semana passada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Continua dando pra fazer isso...
@ThiagoCapuano
Aff é numero de comentário nos ultimos 30 dias :S, por isso que leio tanta abobrinha.
@ThiagoCapuano
OLha, sei lá, a impressão é estranha... já sou a décadas da comunidade Teoria da Conspiração, só acho que dados de audio, mesmo que em MP3 é muita carga para nossa tecnologia suportar, mesmo sendo O GOOGLE, bits em caracteres é uma coisa... bits em som é outra. Comentei esse só pra entrar no top 10.
Yan Gabriel
Ou não...
Vinícius Andrade
por isso que é beta... vai passar por melhorias =]
j2k
acordei hoje e ele estava na barra de tarefas do meu Windows. Não sei se será liberado automaticamente pra todos ou se foi específico já que eu estava com a versão 10 beta (essa agora já é a 11 beta!). Testei aqui e não funcionou muito bem... Não sei se é minha pronúncia ou meu microfone, mas falei por exemplo "What's up?" e ele escreveu "water park" hahahaha!!
Rafael The Mist
Esse assunto de dominação mundial do Google está começando a ficar sério. hehehe.
Luander F. Beltrame
"I use Firefox" kkkk o google chrome deve ter travado com uma dessa!
Ramon Melo
Já dá para fazer isso com o IP, nem é nada tão assustador assim. Minha preocupação com o GPS dos celulares é bem maior, porque a precisão é altíssima, a taxa de atualização, alta, e já existem exemplos de que é possível coletar dados de geolocalização sem o consentimento do usuário.
Paulo Freitas
Aqui em casa aponta num lugar no máximo 50 metros distante. Nada mal. :)
Gabriel Silva
Não sei qual o motivo, mas nunca gostei de reconhecimento de fala... :S
Rafael
Ainda dá.
@brunogdb
\o/, não é só no iPhone que vou fazer isso!
Renan Mendonça
Praticamente tudo que eu falo sai totalmente errado. Vai entender....
Turdin
É, falou um pouco na precisão, mas é bacana!
Exibir mais comentários