Início » Brasil » Anatel libera celulares iniciados pelo dígito 5 em São Paulo

Anatel libera celulares iniciados pelo dígito 5 em São Paulo

Medida tenta contornar problema de falta de linhas telefônicas móveis.

Avatar Por

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disparou na tarde de hoje um comunicado no qual oficializa a liberação para que novas linhas telefônicas móveis dentro da região 11 comecem pelo dígito 5. Até agora, esse dígito era reservado para linhas fixas, mas parece que o mercado de São Paulo exige mais linhas de celular do que a oferta atual oferece.

"Começa com 5 mas é celular, viu?" (imagem: Stock)

Válida a partir de 4 de abril, a medida é claramente uma forma de contornar um problema cada vez maior: falta de números telefônicos para linhas de telefone celular. De acordo com a agência, haverá um acréscimo de 6,9 milhões de novos números à telefonia móvel. Obviamente que essas novas combinações de números são válidas apenas para a região 11.

O total de linhas móveis que a região metropolitana de São Paulo comporta é de 37 milhões, segundo a agência. Parece muito, mas está acabando. Com a medida paliativa, essa capacidade vai aumentar para 43,9 milhões de números.

Com a medida, aparece outro problema. Os dígitos iniciais de números telefônicos normalmente revelam se o destinatário usa uma linha fixa ou uma linha móvel. Para evitar cobranças indevidas, feitas para clientes que telefonaram para celulares achando que eram telefones fixos, as operadoras deverão informar que se trata de uma “chamada para celular”.

Vale lembrar que o uso compartilhado do dígito inicial 5 é válido para os números atuais, que são formados por 8 dígitos. Assim que a agência definir os detalhes da implementação do nono dígito, que deverá desafogar a numeração de São Paulo, a tradicional destinação de dígitos iniciais para celulares e para fixos vai voltar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Vivo possui se você é Vivo ON e tá ligando pra outro Vivo ON
@0gilson
hauhuhaha Cara, IPv6 é exagero, até pra poder digitar num teclado numérico. Mas IPv4, sem os pontos, é uma solução possível. Imagina que doido ligar pra casa de um amigo, discando 185.32.253.64 =P
Caio Furtado
Guardar número para quê? Agendas estão ai pra isso...
Kadu
Faz teeeeempo que eu não guardo mais quase nenhum número :o
Vinícius Andrade
humzis...
Rafael The Mist
Na Claro também. Vivo e Oi não possuem, até onde eu sei.
Gabriel Bemfica
Só não entendo por que optaram pela solução dos 9 dígitos, e não pela implementação do DDD 10. Naturalmente que a capacidade aumenta bem mais com os 9 dígitos, mas creio que o DDD 10 seria mais interessante, no sentido de não mexer com os números já existentes.
Gabriel Bemfica
O ::1 é meu!
Gabriel Bemfica
Claro e TIM já possuem essa identificação, com um pequeno tom que é tocado antes de começar a chamar.
Ramon Melo
Isso já aconteceu antes, aqui no Rio. Todos os números de 7 dígitos iniciados em 3 e 8 receberam um novo dígito (3, no caso) na frente, enquanto os demais receberam um 2 na frente. Exemplo: 555-1234 passou a ser 2555-1234 777-1234 passou a ser 2777-1234 321-1234 passou a ser 3321-1234 890-1234 passou a ser 3890-1234 Não houve grandes problemas na época. Quando alguém ligava para o número antigo, as empresas mantinham uma gravação que avisava da mudança e transferia a ligação para o número correto. Após algum tempo, a gravação apenas informava o erro na ligação, que caía logo em seguida. Em 6 meses, a partir da implementação, todo mundo já estava acostumado à mudança.
Ramon Melo
Olha, não sei se varia de operadora para operadora, mas esta identificação existe sim. Sempre que ligo para um número Claro ou TIM, existe um som característico antes de completar a ligação que me indica que a linha está habilitada para uma dada operadora. Inclusive, tenho um TIM só por causa da promoção de R$0,25/chamada, e só ligo nele para números que tocam o tal som. Detalhe: sou capaz de ouvi-lo mesmo ligando de um número fixo ou celular de outra operadora.
Bel Salles
Tá ficando uma zona já. Daqui a pouco vamos partir para qual número? (ou caracter?) Vou ligar pra minha mãe: "5858-58#8"? ou 58*58*58? Acho que deveriam resetar tudão.
Thiago
Exatamente isso Thássius. Obrigado pela resposta. Os números de cel começados com 5 'ganharão' o nono digito. Espero que só ganhem 1 digito mesmo e não troquem o número inteiro para um novo. Se não o caos será pior.
Thássius Veloso
Quem comprou SIM Card com número de 8 dígitos, iniciado por 5, também será migrado para o novo número, com um dígito adicional na frente. (Acho que foi isso o que você perguntou.)
Thiago
Curti a gatinha da foto da notícia. Pq ela tá aí? O número dela já começa com 5? Hehe. Só não entendi uma coisa. Vamos utilizar números novos de celular começados com 5 até que não seja implementado o nono digito em SP. Depois que implantarem o nono digito vão voltar à antiga divisão (números começados com 5 serão só pra fixos). Mas e nesse meio tempo, todo mundo que comprou novos chips que começam com 5, vão fazer o que? Vão ter que portar o número para um de 9 digitos?
Exibir mais comentários