Os horários em que o Twitter bomba

Empresa de monitoramento revela o horário nobre do microblog no Brasil.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Pode até ser que o Facebook esteja ganhando espaço na internet brasileira, mas o Twitter continua sendo o queridinho de milhões de usuários. Esse pessoal fala à beça, e uma empresa de monitoramento de mídias sociais fez o favor de determinar em quais horários do dia essa gente toda tem mais coisa para dizer.

Confira abaixo o que nós podemos chamar de horário nobre do Twitter no Brasil.

Volume de tweets publicados, classificados por horário (gráfico: Scup)

O gráfico, desenvolvido pelo Scup, levou em consideração “milhões” de tweets monitorados pela empresa ao longo de 2010. Eles não informam os números absolutos dessa amostragem, mas garantem que são muitos tweets, o que dá embasamento teórico para fazer o levantamento.

“O importante aqui é entender a necessidade de se desenvolver uma estratégia de publicação de mensagens no Twitter. Esse infográfico é um primeiro passo para definir um cenário, mas outros estudos e segmentações também são necessários”, afirma Jony Favaro, gerente de comunidades do Scup, ao TB. “Não adianta simplesmente tuitar algo nos “horários nobres”, é preciso entender com quem você está falando”.

Esse estudo só comprova o que quem trabalha nesse mercado de internet sabe faz tempo: que o Twitter, assim como qualquer outra mídia social, acompanha os hábitos dos brasileiros. A melhor explicação para o pico de tweets publicados ser entre 14h e 17h é devido ao expediente de trabalho. Lá penas 17h as pessoas saem do escritório, e só voltam a se conectar por volta das 20h, quando chegam a seus lares.

O gerente do Scup alerta que publicar mensagens somente no horário nobre não é garantia de nada. Afinal, “há uma grande possibilidade de exposição” de uma mensagem mesmo em horários em que não haja tantas atualizações no Twitter. Por fim, há muito mais tweets nos horários de pico, o que aumenta a concorrência entre as mensagens publicadas.

Como eu sei que tem leitor do TB que usa o Twitter nos mais variados horários — tem a galera que acorda cedo, os notívagos, os reféns do escritório, e por aí vai —, deixo a pergunta no ar: em qual horário você mais usa o Twitter? Eu uso durante a tarde, no mesmo horário em que estou nessa humilde redação publicando as notícias mais importantes da tecnologia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados