gfail1

Todo serviço web com grande número de usuários tem, mais cedo ou mais tarde, momentos de interrupção do serviço. Mas quando o Gmail sai do ar, aí parece o prenúncio do fim dos tempos! E foi o que aconteceu hoje. O Gmail caiu novamente, pela segunda vez no mês, e  todos foram ao “desespero” outra vez.

Nos Trending Topics do Twitter, a lista de termos mais citados no micro-blog, lá estava o Gmail. Li um dos usuários do serviço, @jabayone, dizer algo que parece resumir a dependência das pessoas pelo e-mail do Google:

O Gmail estar temporariamente fora do ar é a coisa mais devastadora a me acontecer desde a última vez que o Gmail esteve temporariamente fora do ar.”

Ele se refere à mais recente falha do Gmail, também conhecida como GFail. Ela foi, certamente, mais “traumática” que a de hoje, que ocorreu, de modo geral, durante o horário de almoço, em oposição à anterior, que ocorreu em pleno horário comercial brasileiro, por volta das 17h.

A falha de hoje, segundo o Google, afetou apenas um “pequeno subconjunto de usuários”. Bem, mesmo um pequeno subconjunto parece ser ainda bastante gente, como se pode ver no Twitter e até mesmo nos destaques de notícias do próprio Google.

O serviço esteve fora do ar a partir de aproximadamente 11h30, horário de Brasília. A experiência variou entre os usuários, mas o que se notava é que a maioria conseguiu acessar o serviço pouco tempo depois, mas permanecia sem acesso aos seus contatos. O Google até divulgou uma gambiarra acoxambração solução paliativa para que se pudesse acessar os contatos, que seria o uso do site www.google.com/contacts.

Por volta das 14h, aparentemente o problema já estava resolvido para a maioria dos usuários. O mundo poderia continuar a girar em paz.

Veja abaixo os relatos oficiais do Google acerca da situação do Gmail ao longo do dia de hoje. Os horários estão no fuso-horário oficial do Brasil.

Relatório oficial da situação do Gmail hoje. (Clique para ampliar)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados