O principal serviço de microblog do mundo ficou inacessível por várias horas, desde a noite de quarta-feira (23.03). Conforme nós do TB alertamos no nosso Facebook às 21h24, assinantes da operadora GVT que tentavam acessar o twitter.com tinha enorme dificuldade de carregar a página inicial do site. O problema perdurou por toda a madrugada, e só nessa quinta-feira foi resolvido.

Em comunicado oficial, a GVT explicou que a falha ocorreu “em função de instabilidade na rede internacional que atende a GVT na transmissão do tráfego de clientes de banda larga que acessam endereços hospedados no exterior”. A mensagem não é muito esclarecedora, mas nós entramos em contato com a GVT e teremos detalhes técnicos da falha assim que os responsáveis por esse setor da companhia voltarem do almoço.

De acordo com a GVT, o acesso ao Twitter a outras redes sociais — parece que o Facebook também enfrentou dificuldades, mas esse não é um dado confirmado — voltou a funcionar normalmente. Caso algum assinante continue sem publicar seus importantíssimos tweets, a recomendação da empresa é de procure o suporte técnico, pois provavelmente é uma falha pontual na conexão da pessoa. De modo geral, o acesso ao Twitter voltou a funcionar plenamente.

Update no perfil do TB no Facebook virou fórum de discussão sobre o problema

Caso você não consiga acessar o twitter.com, nossa recomendação é que tente fazer uma limpeza no cache de DNS do seu computador. Basta seguir os seguintes passos.

No Windows — Pressione WinKey + R. Digite cmd. Em seguida, digite ipconfig /flushdns e dê Enter. Por via das dúvidas, reinicie o computador.

No Mac OS — No Finder, clique em Ir > Utilitários > Terminal. Em seguida, digite dscacheutil -flushcache e pressione Return (Enter). Reinicie o computador apenas para se certificar de que funcionou.

Cabe lembrar que nós estamos apurando os detalhes técnicos da falha e vamos falar mais sobre o assunto em breve. Particularmente, eu indico que você passe a nos seguir tanto no Twitter como no Facebook. Se uma das redes dá problema, nós normalmente optaremos por utilizar a rede que prossegue funcional para tratar do assunto. Nesse caso específico, alguns leitores relataram conseguir acessar o Twitter a partir de aplicativos para smartphone.

Atualização às 14h47 | A redação do texto foi alterada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados