A Nokia está mesmo disposta a comprar a briga com a Apple nos tribunais. A empresa deu entrada em uma nova reclamação formal junto à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), que regula os produtos importados — caso dos smartphones produzidos na China, devo dizer. A empresa afirma que 46 patentes estão sendo violadas pela Apple nos mais variados mercados.

Todas essas patentes, na prática, serviriam para mostrar que a Nokia é inovadora e que o iPhone foi produzido a partir de ideias previamente registradas pela empresa finlandesa. Em verdade, algumas das patentes são datadas de dez anos antes do surgimento do smartphone da Apple.

As reclamações são numerosas. Segundo a Nokia, a Apple estaria infringindo patentes que dizem respeito a localização por GPS, segurança dos dados do usuários, conectividade a outros dispositivos com Bluetooth, a multitarefa em sistema operacional e sincronização dos dados com o PC, entre outros. Em tese, a Nokia poderia dificultar a fabricação de novos iPhons, Macs e iPods (a menos que não usem a localização geográfica, ainda que sem depender de GPS, em seus aplicativos).

Essa não é a primeira vez que a Nokia vai ao ITC reclamar da Apple. As duas empresas estão disputando outro processo desde outubro de 2009. A diferença é que, nessa segunda reclamação, a Nokia adicionou mais 7 patentes às reclamações.

Reclamar é bom. A Nokia está no legítimo direito dela. Só que deveria focar-se mais em desenvolver um novo smartphone que coloque a concorrência em apuros.

Com informações: Venture Beat.

Atualização às 18h33 | A redação do texto foi alterada para evitar confusões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato
Patente é patente, não importa. A Nokia é detentora de tecnologia, não é obrigada a fabricar. E não esta com corda no pescoço. Nokia não se resume a celular, ela possui teconologias telecom não somente para celular como também para transmissão de dados e voz.
@renoirfaria
Plastico até que dura um pouco, mas o mais genial é colocar vidro na carcaça traseira de um smartphone. (Me refiro aos iPhone 4+)
@renoirfaria
Levanta o braço na rua e conta nos dedos quem tem um carregador de HTC, depois joga seu htc no chão. Acho que é o que mais vale entre um nokia e qualquer outro "smart".
Marcus Vinícius
Post tendencioso e cheio de modinha... típico de quem nunca experimenta as coisas e vai na opinião do povão... é o verdadeiro "maria vai com as outras" Pare de lamber as bolas do Jobs ou do Google, use um N8 por um tempo e depois comente a respeito. Tenho um desde começo do ano passado e não estou nem um pouco arrependido. Ainda recomendo ele pra todos que me perguntam. É sim um smartphone completo, muito mais completo que outros ai... Pergunte a qualquer um que já teve ou tem um N8.
@buchecha
Aí eu tenho que defender o Thassius e o Tecnoblog. Isso é um blog, e não um jornal, e sinceramente ninguém aqui deve isenção ou imparcilidade a ninguém. Acho sim que eles tem que opinar mesmo, do jeito que quiserem, sobre a empresa que quiserem, com a crítica que quiserem. O que tem que haver, porém, é responsabilidade e respeito pelo leitor, e frases como "o verdadeiro comprador de smartphone" é um atentado à inteligência das dezenas de milhares que visitam o blog diariamente. Mas isso já outra história.
@_eliasalberto
Se a Nokia tem todas essas patentes de 10 anos antes do primeiro iphone, por que diabos não foi ela quem o lançou? Verdade seja dita: se a nokia teve competência pra desenvolver tecnologia e patentear, faltou MUITA competência pra fazer algo de útil com essa tecnologia que ela desenvolveu - competência que falta até hoje, ou ela não estaria com a corda no pescoço. Não há um único usuário de smartphone hoje em dia que não deva agradecer de joelhos à Apple por quebrar os paradigmas com o lançamento do iphone - até eu, usuário de android que tem asco da atitude paternalista da apple, reconheço isso. Se não fosse pela Apple, provável que os celulares atuais ainda fossem tijolos pré-históricos com teclados físicos imensos, sem telas touchscreen e sem capacidades gráficas e de processamento decentes (afinal, até o lançamento do iphone, celular e computador de mão eram coisas bastante distintas que ninguém se atrevia a misturar OU não teve a competência de misturar em um produto de sucesso).
@pri_barros
Rafael, a duração da minha bateria galvez seja pq, de tempos em tempos, dou cargas completas nela, sabe? Dizem que se vc notar diminuição do tempo de carga de uma bateria, seria bom fazer 3 ciclos completos nela, pra ver se restaura. Eu meio que faço isso já... Vou dar uma olhada nisso que você falou sobre 1 ano a mais de garantia o/ beijos
ba
Putz, que gambiarra! hahahaha É bom porque me lembro dos bons tempos de Palm. Mas, puxa vida, 'brigadão mesmo pela dica, Rafael!
Rafael
ba Testei o SmartOffice. Eu não tinha testado até então, só sabia da existência do aplicativo. Ele realmente é feito para o S60v5. O Symbian^3 nada mais é do que o S60v5.2. Muitos aplicativos da v5 devem funcionar na S^3 sem nenhum problema. Porém, alguns ficam bugados, que é o caso do SmartOffice. Funciona a pesquisa e a edição, mas vc sempre tem que tentar editar antes de qualquer operação, dando dois toques rápidos na tela. Se estiver pesquisando em um PDF, primeiro tente fazer a pesquisa. Ele não vai mostrar o teclado. Em seguida tente editar o documento e ele vai dizer que não é possível, pois é um PDF. Depois tente editar ou pesquisar que o teclado aparece. Para mim funcionou assim. É uma forma de fazer um aplicativo que não é feito para a versão do S^3 funcionar.
ba
Olha, eu parei de ficar comparando com outros aparelhos/empresas. Se o iPhone faz cambalhota ou os Android cozinham omelete sem ovos, não tenho o menor interesse. Minha indignação vem da Nokia não disponibilizar as atualizações e pronto. Se bem que, parece, eles realmente estão retomando a mão: já reformaram o Beta Labs, facilitaram bastante a vida dos frequentadores e, acho, estão ouvindo mais os usuários nas redes sociais (já vi retweet do perfil da Nokia reproduzindo tweet de sites especializados). Agora, quanto à suíte Office, não dá, hein... O QuickOffice é mais lento do que meu 386 rodando Doom2 e o SmartOffice é ótimo, mas foi desenvolvido pra S60v9 - tenta localizar texto, pra você ver... o teclado simplesmente não aparece! Mas, acima de tudo, obrigado pela dica da garantia!!!
Alexandre
Concordo com voce Rafael que as vezes os artigos tem um pouco de opiniao pessoal. Ainda bem que tem os comentarios! Assino embaixo tambem [2]
Ramon Melo
Bom, um sistema com menos de 1 ano de existência não pode começar já como líder de mercado, ainda mais num tão concorrido como o de SOs para smartphones. Mesmo o Android, num ambiente mais favorável, demorou mais tempo para se popularizar. A Microsoft acerta de vez em quando. Tenta usar um bom aparelho com Windows Phone 7 para ver se é ruim ou não, antes de comentar a respeito. Nem tudo que tem "Windows" no nome é necessariamente ruim, sabe?
Pedro
Só digo uma coisa: assino embaixo.
Rafael
Alexandre Pois é, nesse post eu tenho me portado como o maior Fanboy da Nokia existente. Mas não é isso. Gosto da Nokia sim, muito mais pela durabilidade dos aparelhos e pela qualidade de ligações. E nisso ela é imbatível. Já tive Siemens, Ericsson, Sony Ericsson e não adianta, até hoje a Nokia não é batida nesses quesitos. Mas a questão não é essa, gosto do Android e quase comprei um Galaxy S, pagaria até menos do que paguei no N8, mas a construção dele é muito frágil e não me agradou. Gosto do Motorola Defy e do Milestone 2, mas eles não possuem uma boa câmera nem USB OTG. Não tenho interesse no iPhone, embora ache ele bonito, sofisticado e com bons recursos de software, eu quero um aparelho que seja meu de fato e não tenha que ficar pagando por qualquer coisa extra. E não é nada contra a Apple, tenho vontade de ter um iPad, acho bem legal. Enfim é gosto pessoal. O que percebo, é que há muita gente falando do Symbian ou da Nokia hoje em dia sem sequer acompanhar os movimentos da empresa e sem nunca ter usado um Symbian por mais de uma semana. Só indo na onda do que é dito por aí. Existem blogs europeus e mesmo americanos (GSM Arena e DailyMobile, só para citar dois) de tecnologia móvel que embora comparem e percebam que existem diferenças, não saem dizendo que a Nokia e o Symbian são horríveis. Sabe porque? Pq sabem que OS e marca de dispositivo é algo que vai do consumidor, cada um escolhe o que for melhor para si. Por isso que digo que parece ocorrer uma "campanha" de desmerecimento da Nokia. Quem seria beneficiado com uma campanha dessas? O que prego é somente seriedade e imparcialidade. Tenho visto aqui, no TechnoBlog, e em outros blogs, uma carga enorme de "opinião". Quando for colocar opinião, que seja claro que é uma opinião pessoal de quem escreve. E que entendam do assunto que estão tratando, pois nem todos são leigos. E ser leigo não significa ser burro. Pq falar que o N8 já nasceu morto é algo impressionante. Afinal os "verdadeiros compradores de smartphones" não querem saber do N8.
Rafael
ba Realmente é irritante saber que outro dispositivo Nokia possui teclado Qwerty em modo retrato e o seu não. Realmente fico chateado com isso. Donos de iPhones e Androis tbm tem problemas desse tipo. Tem proprietário de Android que nunca vai ter seu Android atualizado para a versão mais recente mesmo tendo hardware compatível para isso. O que é algo que deixa qualquer um que possua um Android bem chateado. Algumas tecnologias adotadas no iPhone 4 não foram disponibilizadas para usuários do iPhone 3. E até onde sei, posso estar enganado e peço que me corrijam se eu estiver, é que o hardware permitia tal atualização. A questão, nesses casos, é a obsolescência programada. Não é o nosso caso, logo veremos atualização. Sim, eu concordo, teclado Qwerty em modo retrato e um navegador mais rápido são essenciais. Algo que já deveria ter vindo de fábrica. Mas o Opera dá conta do recado e infelizmente fico virando o teclado para usar ele em Qwerty quando preciso. Quanto aos softwares para Symbian, eu vejo o pessoal trabalhando duro para termos cada vez mais softwares bons. Um exemplo disso eu vi ontem, com o Different Tack ( http://store.ovi.com/content/109289 ), simplesmente fantástico. Algo que se eu fosse dono de iPhone ou Android, gostaria de ter. Isso é só UM exemplo, existem vários outros. Quanto à suite de escritórios, eu uso o QuickOffice, mas tem o SmartOffice ( http://www.picsel.com/pso ). O Mobile Documents eu testei e não gostei, sinceramente prefiro a solução nativa de e-mails do Symbian. Quanto a avisos de memória cheia, já tive sim, da mesma forma que a @pri_barros , com o Opera Mobile 10. E tbm com softwares que não foram feitos para a versão do Symbian^3, que logo que vc instala já te avisa que não é compatível. Aí cada um instala por conta e risco. É, talvez eu seja otimista mesmo, pq do que eu leio eu percebo que existe um movimento da Nokia em prol do Symbian ainda. Não é um simples abandono. A questão é só um pouco de tempo. Falando em tempo, procure na página da Nokia o Nokia Care e se cadastre (acho que não pode ser na página, talvez tenha que ir numa assistência técnica autorizada) para obter um ano a mais de garantia além do 1 ano habitual. @pri_barros: Você é vencedora mesmo com essa bateria durando 2 dias com tudo que vc faz. A minha dura isso só quando uso pouco.
Exibir mais comentários