Foi-se o tempo em que o Google fazia celulares Android que tinham como foco específico servir como padrão para desenvolvedores. Depois de perceber o potencial de mercado do Nexus One, a empresa passou a vendê-lo com a operadora americana T-Mobile, lado a lado com um contrato de 2 anos. E seguiu a tendência com o Nexus S, que também é um celular de referência para quem quer criar aplicativos para Android mas está sendo vendido para o resto da humanidade.

Eu já tinha visto um Nexus S de perto, mas não com tempo o suficiente para explorá-lo, algo que consegui fazer sem muitos problemas no Samsung Fórum essa semana. O primeiro detalhe que se destaca é a curvatura da tela, que segundo o Google foi colocada ali para se ajustar ao rosto. Ok, né? Nele roda um Android 2.3 limpo de customizações e eu devo dizer, é aliviador poder usar um celular com o sistema do Google sem as personalizações de operadoras ou fabricantes.

A grande questão que vejo aqui é: por ele ser parecidíssimo com o Galaxy S II, que a empresa planeja trazer para o Brasil um pouco depois, a venda do Nexus S não canibalizariam de certa forma as futuras vendas da segunda versão do seu Galaxy S? Apesar dos dois aparelhos competirem um com o outro, acho que eles podem ajudar a popularizar a tecnologia NFC no país, algo que não vemos muito por aqui ainda.

O Google Nexus S será vendido em parceria exclusiva com a TIM a partir de maio por um preço ainda não definido.

Nota | O Tecnoblog viajou para o Samsung Forum, no Chile, a convite da Samsung e já se perdeu duas vezes em Santiago.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@eduardo_baronio
Plano +- de quanto?
s1lv3rsp00n
Porém em momento algum foi dito que não conhecia a tecnologia do Iphone 4, chegou a pensar nisto? Em cima ele disse que não compraria um Iphone 4, embaixo ele disse que está aberto a novas experiências sobre o Iphone 5. Que também é meu caso, depois que se tem um Android e conhecendo o Iphone, não troco por nada.
@Danilo_Carv
iPhone mais "features" que Android? A única funcionalidade que o iPhone tem a mais que ALGUNS aparelhos Android (Nexus S entre eles) é a camera que filma em 720p. A tela do iPhone tem maior resolução, mas isso não é uma "funcionalidade" a mais. Androids tbm tem tela com boa resolução! App Store tem mais Apps que o Android Market, mas sinceramente eu não vejo utilidade pra maioria dos Apps nas duas lojas. Tudo que é útil no iPhone tem no Android. E jogos? Já ouviram falar no Xperia Play? Além de todos os jogos normais do Android ainda tem os jogos de PSX. E pelas reviews é um ótimo celular (independente dos jogos). Nada contra o iPhone, pelo contrário, eu tive o 2G e agora o 4G. A estabilidade do iOS (q nunca travou na minha mão) e a bateria são as maiores qualidades dele. Mas eu ainda prefiro o conceito do Android, em que qualquer um (inclusive eu mesmo) pode desenvolver um App e instalar sem perder a garantia. Mesmo com o pequenos bugs do OS (aparelho rebootar do nada) e a bateria acabar em uma tarde (se vc deixar a net ligada e os apps do Twitter e Facebook ligado o tempo todo). Mas esses problemas eu sempre imaginei que são por conta das mudanças que as fabricantes fazem no Android OS, e que um Android OS puro não teria esses problemas. Como nunca peguei um Nexus, não posso confirmar. Mas acho que dessa vez vou investir no Nexus S. Se ele tiver os mesmos problemas, vou ter q me contentar com o iPhone mesmo.
Michel K
Para quem tiver a oportunidade, compre esse celular! É simplesmente o melhor. Experiência própria. O Android 2.3 é sensacional.
Alexandre Ferreira
Oras, na segunda linha do seu texto vc fala que nunca compraria um iPhone. E na penultima linha vc se diz aberta as novas experiencias, ou seja, se o iPhone ou qqr outro te provar que eh melhor vc compra. Fiquei confuso!
@tgsampaio
Eu tava complementando o seu. :D Estou usando o Galaxy S com o Android 2.3.3 e, atualmente, não há diferença visível na performance geral quando comparamos ele com o Nexus S. Os resultados de benchs como o Quadrant não dizem muita coisa. Muitos desses resultados são prejudicado por algumas mudanças que a Samsung faz no SO, sobretudo no JIT, para permitir ao Galaxy S, por exemplo, ter um splitter nativo de MKV integrado ao decode de H.264, que é um lance que eu curto muito nele. Se você alterar essa parte no kernel, os resultados do Quadrant saltam para as alturas, não há nenhuma alteração significativa na performance do aparelho, e você perde algumas dessas funções extras, como o splitter de MKV.
Gabriel /o/
[vo fazer um comentario fora do foco mais eu queria mostrar que cada vez que vejo os coments da galera no tecnoblog percebo que... 80% usa XP 18% usa W7 2% usa Linux acho que 0,5%, ou mais, usam android]
Jairo
“O sistema capitalista é baseado em uma necessidade crescente de aumento da produção. Em todas as áreas, os fabricantes são compelidos a produzir e vender mais. A partir do momento em que todos já tem o produto, o desafio passa a ser vender o mesmo produto várias vezes para cada consumidor.”
Rafael Silva
Correçãozinha: o Galaxy S II vai ter versões vendidas com e sem NFC. Por isso disse no texto que os dois podem ajudar a divulgar a tecnologia por aqui.
Gabriel Bemfica
O 3GS tá com um preço bem bacana na Claro, se você pegar num plano +-, leva ele por R$66. Eu vou comprar o meu é amanhã!
Caio Furtado
HAHAHAHAHAHA, logo em Santiago... ONTOPIC: Realmente é uma dúvida, o Nexus S com certeza vai atrapalhar as vendas do Galaxy S II. A não ser que a empresa vende o segundo mais barato...
Alexandre
a TIM nao vai fazer isso. O lance dele nao ter a customizacao da industria ou operadoras eh o argumento de vendas e fora do Brasil, a t-mobile entrega ele purinho, do memo jeito que se compra na best buy...
@brunogdb
Rafael já chegou lá e teve terremoto, e já se perdeu, mais o que?
Alexandre
Vc ta concordando ou nao? Eu sei as caracteristicas dos 3 celulares, e tenho o nexus s.o nexus tem os mesmo harware que o galaxy S, porem o nexus S se sai melhor em todos os benchmarks... Sim, certamente o galaxy s2 nao tem nada a ver com o nexus, eu pus todas as caracteristicas acima... e nem com o galaxy s, pois o S2 eh dual core e sabe-se la como eh o chipset de video. ainda to tentando entender seu comentario em cima do meu (?)
Renan Mendonça
Por 500 cada eu compraria os dois, o que gostasse mais, usava e dava o outro para minha mãe quem sabe, xD!
Exibir mais comentários