Início » Aplicativos e Software » iTunes: como adicionar capas de álbuns

iTunes: como adicionar capas de álbuns

Tutorial ensina passo a passo de como organizar a biblioteca de músicas do iTunes e colocar capas em álbuns. Funciona tanto em Mac como em Windows.

Avatar Por
TB Responde

O iTunes é o aplicativo padrão de música nos Macs, estando disponível também para quem quer baixá-lo na versão gratuita para Windows. Depois que a biblioteca musical está organizada, é provável que alguns álbuns continuem sem as suas devidas capas (covers, no termo em inglês). Essa dica pode lhe ajudar a dar o toque final em sua biblioteca, sem precisar instalar nenhum aplicativo de terceiros.

Para tanto, é possível criar uma Lista Inteligente (Smart Playlist) apenas com as músicas e álbuns que ainda não possuem uma capa configurada, o que certamente vai ajudar na hora de procurar as imagens.

Observação: eu sei que existem várias ferramentas pagas e gratuitas de terceiros que prometem ajudar a organizar as capas dos discos de sua biblioteca do iTunes automaticamente. Mas a premissa dessa dica aqui é mostrar que é possível fazer o próprio iTunes filtrar apenas as músicas sem capinha, de forma simplificada. Isso pode ajudar muito quem não tem um biblioteca muito grande e não confia nos resultados de ferramentas automáticas em caso de músicas mais raras.

No iTunes vá até o menu Arquivo > Nova Lista Inteligente.

Na janela que abrir você deve inserir os critérios que farão com que o iTunes crie uma playlist que atualiza seu conteúdo de forma dinâmica. No nosso caso, baseado na informação da capa. No primeiro campo onde há Artista escolha Tem Capa; marque o segundo campo como falso.

Não precisa modificar mais nada, só clicar em Ok e dar o nome de "Sem capa" para sua nova playlist que ficou no lado esquerdo.

A playlist criada

As música que estão nessa lista são aquelas com a imagem padrão do iTunes. Se estiver aparecendo apenas o nome das músicas (como na imagem acima), vá até o menu Visualizar > como Lista de Álbuns. Ficará assim:

iTunes no modo Lista de Álbuns

No meu caso, tenho 58 músicas sem as benditas capinhas. Vamos tentar primeiro verificar com a iTunes Store se ela possui a capa e pode adicioná-las para nós. Se você não tem uma conta na iTunes Storeamericana por favor, pule para o subtítulo Processo Manual. Se você já fez o login alguma vez na loja, passe para o próximo parágrafo. Caso nunca tenha entrado na iTunes Store, vá ao menu Loja > Iniciar Sessão. Entre com as informações de login ou crie uma conta.

Depois do login feito, volte para a sua playlist "Sem capa", vá até o menu Editar > Selecionar Tudo (Command + A) e depois até o menu Avançado > Obter Capa do Álbum.

Na janela que aparece (imagem acima), clique em Obter Capa do Álbum e aguarde o iTunes processar a ação procurando as capas. Geralmente discos nacionais ou coisas mais raras ele não vai encontrar. O mais legal é que as músicas com capinhas encontradas são retiradas automaticamente da lista.

Processo Manual

Os álbuns que sobrarem na playlist Sem Capa estão sem as capas. Depois desse processo, ainda há a opção de adicionar as capinhas de forma manual. É só você selecionar apenas as músicas de um determinado álbum e depois ir ao meu Arquivo > Obter Informações (Command + I). Na janela de Informações de Múltiplos Itens, procure pelo local indicado com o texto Capa.

Arrastando capa da Wikipedia para a janela do iTunes

Uma simples busca no Google ou na Wikipedia pelo nome do disco e artista resolvem seu problema. Você pode tanto arrastar a imagem para a área branca desta janelinha, como pode copiar a imagem da web, clicar na área da capa e pressionar Command + V para colar a imagem lá.

Pronto, você se livrou da última tarefa de organização da sua biblioteca sem precisar instalar nenhum software milagroso. Se achar o processo muito trabalhoso para a quantidade de músicas que você tem sem capa, aguarde que no futuro publicaremos uma dica que pode ajudá-lo.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

toinhogomes
Tutorial Muito. O problema que tenho é outro. Adicionei manualmente muitas capas que não tinham no itunes match. Quando quero substitui-las por outras de melhor resolução o itunes match atualiza e volta com a antiga que esta na nuvem. Só consigo alterar excluindo a música provisoriamente, colocando a capa por outro programa de tags e adiciono ao itunes novamente. Fazer direto pelo itunes não consegui. Obrigado
Fabricio Macedo
bom, no meu inseri quase todas as capas, mas.... não reconhece em todos os dispositivos. quando jogo pro celular algumas capas não são encontradas! um exemplo é na imagem a seguir: http://imgbox.com/eUOUsc5t no itunes a capa está ok! mas na própria pasta com o MP3 não aparece nada! tem alguma solução para esse erro? obrigado desde já!
Danilo Soares
Me ajudou demais essa dica, estava penando aqui!
Wagner Leopoldino
Rodrigo, valeu!!! Obrigado pela dica!!!
Matheus
Eles cobram por esse serviço de achar o album da musica?
Fabio
Muito obrigado pela dica Rodrigo, eu já estava procurando algum programa específico para fazer isto porque o itunes não estava achando capa nenhuma.
Marcos de Oliveira
Eu AMO o Zune, a Microsoft acertou em cheio no design + funcionalidade, apesar de não fazer muito marketing(infelizmente!) com isso. Poderia até acabar com o WinndowsMediaPlayer e ficar só c Zune. Mas, tenho um iPhone, então tenho q aturar o iTunes mesmo, sem reclamar, kkkk
@wendelscardua
Tem outro método manual mais simples: no canto inferior esquerdo tem um coiso que mostra a capa das músicas selecionadas (ou opcionalmente a capa da música que está tocando, dá pra alternar). O que eu costumo fazer é procurar a capa nas internets, e arrastar ela do browser para esse coiso, e ele coloca automagicamente nas músicas selecionadas.
@mosblenarufa
Reorganizar, deletar repetidas,consertar a Id e adicionar capas: valeu Tecnoblog por me lembrar que meu Itunes(e em sequencia meu Ipod) está uma bagunça, limpando agora mesmo...
Fabiano
Muito legal! Eu tinha mais de mil faixas sem capinha, ainda! Uma boa parte já está resolvida! Valeu! =D
Caio Furtado
Excelente tutorial. A forma manual eu sempre fiz, só não sabia dessa de organizar as novas. Adorei!
@andradevini
tutorial ótimo =]]
Alexandre
bem bacana. minha mulher vai adorar esse artigo, afinal ela eh a macfag da familia e em casa soh jogo os joguinhos nas icoisas
danillo_maciel
meu maior problema com o itunes são os podcasts, pois,nem sempre baixo pelo mesmo, e por isso eles ficam como música.
Rodrigo Muniz
A capa adicionada no processo manual (Aquele de arrastar e soltar na janelinha) vai ser embutida sim no arquivo da música e será exibido em qualquer software que puxe a imagem de dentro do arquivo. O processo de "Obter Capa do Álbum" é que deixa a imagem sendo exibida apenas no iTunes/iPod/iPhone e iPad. :)
Gabriel
Ele insere a capa no arquivo MP3. No meu celular e no computador do trabalho a capa é lida automaticamente. Ainda queria descobrir porque o Windows Media Player faz isso, parece mais complicado e pior de se fazer=/
Ricardo
E as capas que o iTunes coloca na mp3 ficam em definitivo no arquivo? por exemplo, coloca a capa em uma mp3, depois tiro essa mp3, coloco em um outro computador e toco ela no Winamp, vai aparecer a capa la? Pq alguns programas dizem procurar e colocar a capa do album na mp3, mas assim que vc muda o diretorio da mp3, ou toca em outro player, a capa nao aparece.. Alguem sabe?
Ivan Bretas
Lembrando também que nas opções do iTunes existe uma opção para sempre obter as capas dos álbuns. A busca é feita na iTunes Store mesmo, e aí vale a observação do Tecnoblog de que coisas nacionais ou raras dificilmente são adicionadas automaticamente.
Turdin
Bom tutorial, mas aqui ainda prefiro o Zune.
@brunogdb
Também não, eu adicionava as capas quando ouvia música só do artista X e adicionava a capa dos CDs dele.
@lucasdnd
É útil até o momento que você tem 150 álbuns sem capas :(
Lucas
só pra avisar, no meu itunes (win) em vez de "Tem capa" a opção é "Possui capa". Acredito que seja a versão mais atual do itunes.
@filippini_
O iTunes não encontrou capa para 4584 das minhas músicas :/
Danilo Iannone
Opa, vou fazer hoje mesmo no meu Mac :)
Thássius Veloso
Não sabia que era possível facilitar a vida do usuário dessa maneira. Ponto para a Apple, com suas Smart Playlists!